CONSEQUÊNCIAS DO DESCARTE INCORRETO DE LIXO
Além de levar à formação de ilhas de lixo, plástico e papel descartados nos rios causam enchentes e alagamentos nas grandes cidades, disseminam doenças, causam a morte das populações humanas e prejudicam a sobrevivência da fauna e flora de diversas regiões.
Com a aplicação dos questionários frente à população confirmou-se que o descarte inadequado de resíduos é decorrente, na maioria das vezes, da falta de consciência da população, e que as principais consequências são: mau cheiro, alagamento das ruas e proliferação de insetos e animais vetores de doenças.
Poluição e outros impactos: quais as principais consequências?
O descarte inadequado de lixo leva à formação de ilhas de lixo nos rios, prejudicando a sobrevivência da fauna e flora de diversas regiões. Os efeitos podem ser sentidos por muito tempo, visto que alguns materiais, como o plástico, demoram centenas de anos para se decompor.
A atitude de reciclar, além de diminuir a quantidade de lixo a ser tratada e eliminada, contribui significativamente para a redução da extração de matérias-primas necessárias à produção de novos bens de consumo.
O que fazer quando tiver acumulado uma quantidade de lixo Caso não haja, basta você procurar um posto de coleta seletiva próximo da sua casa. Você pode encontrar alguns endereços no site da prefeitura da sua cidade. Você pode também entregar o material para os catadores de resíduos na sua rua.
Esses poluentes provocam diversos tipos de danos, como por exemplo: redução de fertilidade do solo, aumento da erosão, desequilíbrio ecológico, redução da vegetação, problemas de saúde pública, contaminação de alimentos, desertificação. ...
Quando descartado de forma incorreta, o lixo plástico pode causar entupimentos de valas e bueiros, que geram enchentes e desabrigam pessoas, principalmente os moradores de periferias. A poluição visual também é outro malefício causado pelos resíduos plásticos.
Enquanto que a poluição do ar pode provocar a formação de gases naturais na massa de lixo, pela decomposição dos resíduos com e sem a presença de oxigênio no meio, originando riscos de migração de gás, explosões e até de doenças respiratórias, se em contato direto com os mesmos.
Observe! O lixão consiste em um local – geralmente um terreno abandonado – em que os resíduos sólidos são despejados no solo. De acordo com um relatório da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), o Brasil tem cerca de 3 mil lixões funcionando em 1.600 cidades.
No entanto, segundo o prazo dado pela Política Nacional dos Resíduos Sólidos, todos os lixões deveriam ter sido fechados até 2014. Ou seja, apesar de proibida por lei, tal prática é comum em diversos municípios brasileiros, o que afeta a qualidade do ar, o equilíbrio ambiental e a saúde da população.
Listamos as principais modalidades de descarte de resíduos sólidos no Brasil. Observe! O lixão consiste em um local – geralmente um terreno abandonado – em que os resíduos sólidos são despejados no solo.
Como é o clima na Suíça em setembro?
O que é uma argamassa simples?
Quanto custa para abrir firma no cartorio?
Quanto custa um curso de pilotagem?
Qual o valor máximo que posso passar no débito caixa?
O que significa resident evil?
O que fazer quando você se sente rejeitado?
Quais os tipos de sustentabilidade e qual o conceito de cada um?
Como usar o teclado para selecionar?
O que significa ganho de elevação na pedalada?
O que é ser réu em um processo?
Onde é encontrado o nióbio no Brasil?
O que é uma transação não forçada?
Como era feita a comunicação na Pré-história?
Quanto engorda comendo uma barra de chocolate?
Como identificar apendicite apalpando?
Quais são os tipos de habilidades gerências e suas características?