O utilitarismo é uma família de teorias consequencialistas, defendida principalmente por Jeremy Bentham e John Stuart Mill, que afirma que as ações são boas quando tendem a promover a felicidade e más quando tendem a promover o oposto da felicidade.
Bentham propõe o princípio da utilidade ou da maior felicidade. Esse é o princípio que aprova ou não toda ação de acordo com sua tendência de aumentar ou diminuir a felicidade. Aplica-se a toda ação, apenas às dos indivíduos, mas também as do governo."
Principais ideias de Jeremy BenthamNão importa se os animais são incapazes ou não de pensar. ... A moral não é mais do que a regulamentação do egoísmo. ... Toda a punição é maldade; toda a punição em si é má. ... A questão não é "eles pensam?" ou "eles falam?", a questão é "eles sofrem?".
Este consiste em proporcionar o máximo prazer e o menor desprazer ao maior número possível de pessoas. Nestes termos, por princípio da utilidade, entende-se “aquele princípio que aprova ou desaprova qualquer ação, segundo a tendência que tem a aumentar ou a diminuir a felicidade da pessoa cujo interesse está em jogo”.
O utilitarismo foi uma doutrina ética fundada na Inglaterra por Bentham e Mill. Essa doutrina visa à finalidade ou à consequência de uma ação moral, e não ao modo como ela foi praticada. “Agir sempre de forma a produzir a maior quantidade de bem-estar”, essa é a principal máxima utilitarista.
22 curiosidades que você vai gostar
A principal correção diz respeito às concepções de prazer e dor que Bentham propôs em seu utilitarismo. No pensamento benthamiano, o cálculo da felicidade deve levar em consideração apenas a quantidade de prazer envolvido. Já Mill entendia diferente e buscou levar em conta a qualidade desse prazer.
Jeremy Bentham
Pode-se conceituar o utilitarismo como o entendimento segundo o qual o ser humano busca sempre o prazer e evita a dor, ou seja, visa sempre ao próprio bem-estar. Uma ação será útil, portanto, quando maximizar a felicidade que alguém pode alcançar.
“Por princípio da utilidade, entendemos o princípio segundo o qual toda a ação, qualquer que seja, deve ser aprovada ou rejeitada em função da sua tendência de aumentar ou reduzir o bem-estar das partes afetadas pela ação.
Princípios da disponibilidade e da indisponibilidade. Este princípio garante o direito das partes de exercer ou não seus direitos por meio do acesso ao Poder Judiciário. Esse procedimento é denominado poder dispositivo a liberdade que as pessoas têm de exercer ou não seus direitos.
São características de todo movimento uniforme?
Como é classificada a ginástica?
Por que é necessária a utilização do óleo de imersão com a lente objetiva de 100x?
Como podemos classificar o relevo explique?
Quem é o líder do Poder Legislativo?
O que é texto descritivo e suas características?
Como instalar misturador de bidê Deca?
Qual é a classificação da água mineral?
Como se divide o perfil da correia em v?
Como ganhar dinheiro com apostas em jogos de futebol?
Como imprimir CRLV do aplicativo?
Como ganhar dinheiro com o Betfair?
Como ganhar todos os jogos da velha?
Qual é o número mais fácil para ganhar na Mega-sena?