Este artigo focou em quatro dificuldades específicas: Dislexia, Disgrafia, Disortografia e Discalculia, procurando compreender sua interferência no processo de aprendizagem. A literatura especializada caracteriza essas dificuldades de difícil diagnóstico para o professor.
As crianças podem ter dificuldades com a leitura devido a dificuldades subjacentes à decodificação de palavras ou compreensão de linguagem. Outras têm dificuldade em adquirir as habilidades de ler, escrever e soletrar devidamente, sendo muito difícil atingir uma fluência esperada para sua idade.
Falta de apoio e participação efetiva da família
Alunos sem apoio, sem estímulo e sem acompanhamento dos pais podem apresentar dificuldades na alfabetização. Muitas dessas crianças são faltosas e, muitas vezes, sem justificativas reais.
No Brasil, a data vem acompanhada de muita preocupação. O país ainda tem 11 milhões de analfabetos, segundo dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) Contínua Educação 2019, divulgada pelo IBGE. Com o ano atípico, de pandemia e ensino remoto forçado, o desafio para alfabetizar se tornou ainda maior.
A taxa de analfabetismo no Brasil passou de 6,8%, em 2018, para 6,6%, em 2019, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua Educação, divulgada hoje (15). Apesar da queda, que representa cerca de 200 mil pessoas, o Brasil tem ainda 11 milhões de analfabetos.
26 curiosidades que você vai gostar
Pesquisa divulgada este ano pelo Unicef mostra que o número de crianças e adolescentes sem acesso à educação no Brasil saltou de 1,1 milhão em 2019 para 5,1 milhões em 2020. Desses, 41% têm entre 6 e 10 anos, faixa etária em que ocorre a alfabetização.
Ferrero e Teberosky dividem as fases da alfabetização em quatro principais momentos: pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético.
Dificuldades de Aprendizagem Mais ComunsDislexia. A dislexia é talvez a dificuldade de aprendizagem mais conhecida. ... Transtorno de Déficit de Atenção. De acordo com pesquisas, até 5% das crianças do mundo sofrem com o transtorno de déficit de atenção. ... Discalculia. ... Disgrafia. ... Déficits de processamento.
Segundo a Dra Maristela, os problemas neurológicos mais comuns entre crianças e adolescentes na escola são: dislexia, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), déficit de processamento auditivo (DPA) e as chamadas discalculias – que interferem na capacidade de calcular e no raciocínio lógico da criança.
A dificuldade de aprendizagem pode estar relacionada com inúmeros fatores, tais como: a metodologia utilizada, os métodos pedagógicos, o ambiente físico e até mesmo motivos relacionadas com o próprio aluno e seu contexto de vida.
Significado de Dificuldade
Circunstância angustiante; situação penosa; apuro: a família dos vizinhos estão em dificuldade. O que não se entende com facilidade; de complicado entendimento: a dificuldade da física quântica. ... Problemas que, quando observados em algumas crianças, tornam difícil a ação de aprender.
São as chamadas hipóteses.Pré-silábica: Essa fase se caracteriza em dois níveis. No primeiro, as crianças tentam diferenciar os desenhos da escrita, identificando o que se pode ler. ... Silábica:Silábico-alfabética:Nível Alfabético:
Quando as crianças começam a compreender os sons e a observar as palavras, já estão rumo à alfabetização. Contudo, é no ambiente escolar que a alfabetização de crianças, de fato, começa a ser desenvolvida. Nesse momento, a aprendizagem se confunde com o brincar.
pré-silábica: não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada; silábica: interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma; silábico-alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas; alfabética: domina, enfim, o valor das letras e sílabas.
O processo de alfabetização ganhou novos aliados, mas também inimigos. Com a chegada dos celulares e tablets, ficou mais fácil acessar informações, ler e se informar. ... Ou seja, ao mesmo tempo que a leitura se tornou mais dinâmica, ela foi dificultada pelas tecnologias que deveriam torná-la mais fácil.
No Brasil, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) 2019, a taxa de analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais de idade foi estimada em 6,6% (11 milhões de analfabetos). A taxa de 2018 havia sido 6,8%.
O Brasil ocupa o 53º lugar em educação, entre 65 países avaliados (PISA). Mesmo com o programa social que incentivou a matrícula de 98% de crianças entre 6 e 12 anos, 731 mil crianças ainda estão fora da escola (IBGE).
Para isso, quatro principais orientações devem ser seguidas para que a alfabetização seja mais rápida e efetiva.Evite comparações. Respeite o tempo de desenvolvimento da criança, afinal, cada uma tem o seu. ... Crie o hábito da leitura. ... Tenha uma lousa. ... Compre um caderno de caligrafia.
A alfabetização se constitui em uma etapa primordial nos anos iniciais do ensino fundamental que integrada ao letramento contribui para a efetuação eficaz do ensino e da aprendizagem no qual têm por objetivo que os alunos desenvolvam a escrita e a leitura, concomitantemente, tendo em vista que são processos ...
Na Educação Infantil, as crianças recebem informações sobre a escrita quando: brincam com a sonoridade das palavras, reconhecendo semelhanças e diferenças entre os termos; manuseiam todo tipo de material escrito, como revistas, gibis, livros, fascículos etc.; e o professor lê para a turma e serve de escriba na produção ...
Níveis no Processo de AlfabetizaçãoNível 1: A criança tem traços típicos, como linhas e formas semelhantes a emes em letra cursiva. ... Nível 2: Para ler coisas diferentes deve haver diferença na escrita. ... Aparece a hipótese silábica – a criança atribui um valor sonoro a cada sílaba das palavras que regista.
Primeiro Nível – Pré-silábico I – Indiferenciado. Neste nível o aluno pensa que se escreve com desenhos. ... Segundo Nível – Pré-silábico II – Diferenciado. O aluno já sabe que não se escreve com desenhos. ... Terceiro Nível – Silábico. ... Quarto Nível – Alfabético. ... Desafios para as crianças em cada nível conceitual de escrita.
Temos 3 fases de aprendizagem: aquisição, retenção e aplicação. O grande fraco do sistema educacional hoje em dia é deixar de lado a fase da aplicação, consequentemente deixando nossa aprendizagem com maus hábitos. Com isso, acabamos não completando o ciclo de aprendizagem, e ela fica deficiente.
Sintomas que devem ser observados por pais e professoresFalta de foco.Demora para realizar tarefas.Ansiedade.Dificuldade para realizar atividades sozinho/a.Dificuldade de entender as atividades propostas.Desinteresse pela escola no que se relaciona a atividades de aprendizagem.Esquivamento da hora de fazer lições.
Sinais e sintomas de dificuldade de aprendizagem
As dificuldades de aprendizagem são muito diferentes de uma criança para outra. Uma pode ter dificuldade em ler e soletrar, enquanto outra adora livros, mas não consegue entender matemática. Outra ainda pode ter dificuldade em entender o que os outros estão dizendo.
Como se joga o jogo do Dadinho?
Como desagrupar Array AutoCAD?
Quais são as regras do jogo de basquete?
Como jogar jogo da velha sozinha?
Qual o momento do ofertório na missa?
Como honrar a Deus no meu trabalho?
O que propõe o modelo de Thomson?
Como mostrar indiferença para um ex?
Porque os Estados Unidos é mais desenvolvido do que o Brasil?
Onde ficam as comidas na mesa posta?
Quanto tempo o FGTS volta pra conta?
Porque o sabão caseiro fica quebradiço?