A ampliação das ferrovias e a invenção do avião e do automóvel; O surgimento dos meios de comunicação, como telefone, televisão, cinema; O surgimento de antibióticos e vacinas, além da ampliação dos conhecimentos sobre doenças e novas técnicas de cirurgia.
A Segunda Revolução Industrial resultou em uma série de invenções, dentre as quais se destacam:Motor à combustão e elétrico;Lâmpada incandescente;Trens a vapor e ferrovias;Navios de aço;Automóvel;Telégrafo, telefone, televisão;Dínamo elétrico;
As principais causas da eclosão da Segunda Revolução Industrial estão associadas principalmente às grandes Revoluções Liberais ou Revoluções Burguesas, ocorridas no século XIX, e que eram pautadas no pensamento liberal e influenciadas pelo iluminismo.
A principal característica da Primeira Revolução Industrial é a substituição da manufatura pela maquinofatura. Surgiram as indústrias, desenvolvendo-se especialmente a indústria têxtil cuja produtividade aumentou devido à inserção das máquinas de fiar, o tear mecânico e a máquina a vapor.
Por meio da Revolução Industrial, o capitalismo consolidou-se como sistema econômico vigente. O desenvolvimento da máquina a vapor é considerado como o ponto de partida da Revolução Industrial. Causou profundas transformações no modo de produção e também nas relações entre patrão e trabalhador.
26 curiosidades que você vai gostar
Características: Substituição da energia produzida pelo homem por energias como a vapor, eólica e hidráulica; Substituição da produção artesanal (manufatura) pela indústria (maquinofatura); Existência de novas relações de trabalho.
Principais causas da Revolução IndustrialProgresso técnico e científico.Criação de máquinas para as indústrias.Invenção da máquina de fiar, tear mecânico e da máquina a vapor.Melhoria dos métodos agrícolas.Aperfeiçoamento e inovação das técnicas de produção.Desenvolvimento da indústria metalúrgica e siderúrgica.
Características da Segunda Revolução Industrial
Nessa nova etapa, invenções como a energia elétrica, o uso do motor a explosão por meio do petróleo, os corantes sintéticos e o telégrafo estimularam a exploração de novos mercados e a aceleração do ritmo industrial.
As principais consequências da Revolução Industrial foram as novas relações de trabalho; a consolidação do capitalismo; a industrialização dos países; a expansão do imperialismo; o exodo rural e a urbanização; os avanços nos campos da medicina, do transporte e das telecomunicações; o aumento da capacidade produtiva e ...
A principal característica dessa fase é a automatização total das fábricas por meio dos sistemas ciberfísicos, marcados pela introdução de nanotecnologia, neurotecnologia, inteligência artificial, robôs, impressão 3D, biotecnologia e outras tecnologias jamais vistas.
Diferenças Na Primeira Revolução Industrial aconteceu uma ruptura, saindo do processo de manufatura para o de maquinofatura. Já a Segunda Revolução Industrial foi uma revolução de continuidade, em que foram aprimoradas as técnicas e a tecnologias existentes.
A principais consequências, que também pode se considerar como as causas da Revolução Industrial foram: a consolidação do Capitalismo; a expansão do Imperialismo; a industrialização dos países; as novas relações de trabalho; o aumento da capacidade produtiva e de consumo; o êxodo rural e a urbanização; os avanços nos ...
- Aumento da poluição do ar e dos rios (muitas industriais passaram a jogar produtos químicos e lixo em rios e córregos). - Crescimento desordenado dos centros urbanos com o êxodo rural e aumentos da vinda de imigrantes para as grandes cidades. - Uso de mão de obra infantil (na primeira etapa da industrialização).
O pensamento iluminista; A influência da Revolução Americana na economia e no imaginário da França; A desigualdade entre diferentes grupos sociais; Uma grande crise econômica que gerou fome e mortes.
A Inglaterra foi a pioneira (primeira) na Revolução Industrial devido a diversos fatores, entre eles: - possuir uma rica burguesia, - fato do país possuir a mais importante zona de livre comércio da Europa; - êxodo rural; - localização privilegiada junto ao mar o que facilitava a exploração dos mercados ultramarinos.
A Terceira Revolução Industrial, chamada também de Revolução Informacional, começou em meados do século XX, momento em que a eletrônica aparece como verdadeira modernização da indústria. Isso aconteceu após a segunda guerra mundial (1939-1945) e abrange o período que vai de 1950 e até a atualidade.
AS TRÊS FASES DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. É dividida em três fases, pois cada uma foi responsável por acontecimentos importantes durante determinado período. A primeira fase foi caracterizada pela máquina a vapor. Já a segunda pelos avanços na comunicação, como o advento do avião, telefone e televisão.
A Revolução Industrial foi considerada pelos historiadores como um período de grande avanço tecnológico, que ocorreu na segunda metade do século XVIII e que permitiu o desenvolvimento da indústria moderna.
Revolução Industrial no Brasil
A industrialização no Brasil, contudo, só começou verdadeiramente em 1930, cem anos após a Revolução Industrial Inglesa. Durante o governo de Getúlio Vargas, a centralização do poder no Estado Novo criou condições para que se iniciasse o trabalho de coordenação e planejamento econômico.
A industrialização tem vantagens e desvantagens.
Desvantagens: produção do meio ambiente, diminuição dos empregos, trocas de trabalho manual pelas máquinas.
Os impactos causados pela revolução, principalmente na primeira e na segunda parte, foram os mais variados, como a abertura de buracos na camada de ozônio, a extinção de biomas, o derretimento de geleiras, a poluição de recursos hídricos e do solo, as mudanças climáticas, entre outros tantos.
O que é a Quarta Revolução Industrial:
É considerada a maior revolução desde a ocorrência da Revolução Industrial no século XVIII. É caracterizada pelo desenvolvimento de tecnologias em áreas como genética, física, tecnologias e avanços digitais.
A Terceira Revolução Industrial corresponde ao período após Segunda Guerra Mundial em que o aprimoramento e os novos avanços no campo tecnológico passaram a abranger o campo da ciência, integrando-o ao sistema produtivo.
A Terceira Revolução Industrial teve início na década de 1940. As principais características da Terceira Revolução Industrial são: - Utilização de várias fontes de energia (antigas e novas): petróleo, energia hidrelétrica, nuclear, eólica, etc.
É a descoberta do carvão como principal fonte de energia para mover equipamentos e alimentar as locomotivas. Assim surgiram as estradas de ferro.