A metapsicologia freudiana compõe-se, então, dos seguintes textos: Uma introdução ao narcisismo, As pulsões e seus destinos, O recalcamento, O inconsciente e Luto e melancolia. Eles explicitam a concepção de Freud da chamada primeira tópica, em que o modelo econômico tem uma ênfase especial.
O cerne da metapsicologia nessa segunda tópica é o capítulo seguinte, O eu e o isso (1923), onde são destacados os dois sentidos de inconsciente presentes no texto (latente e recalcado) e o Eu é compreendido como emergente do Isso, como o desenvolvimento de uma projeção de uma superfície do corpo (nota ao pé da página ...
O “Iceberg do Aparelho Psíquico” Primeira tópica: Consciente, Pré-consciente, Inconsciente; Segunda tópica: Id, Ego e Superego.
A primeira tópica também é conhecida como “modelo topográfico”. É o conteúdo ausente da consciência em um dado momento. É o sistema que organiza os fenômenos psíquicos que não podem, em um dado momento, ficar acessíveis à consciência. Seus conteúdos são carregados de libido, a pulsão sexual.
Metapsicologia Freudiana
A Metapsicologia é a teoria desenvolvida por Freud para descrever a organização e o funcionamento do psiquismo. Teoria topográfica: Compreende o psiquismo a partir de lugares ocupados por cada instância psíquica.
28 curiosidades que você vai gostar
Em Psicanálise esse esforço recebeu o nome de Metapsicologia que compreende necessariamente três aspectos: tópico, dinâmico e econômico. dualismo pulsional e da Pulsão de Morte em Além do Princípio do Prazer (1920) iniciando um processo teórico denominado segunda tópica.
Significado de Metapsicologia
substantivo feminino Psicologia que postula estruturas (como as do ego e do id) e processos (como a catexe) da mente que de norma não podem ser objetivamente demonstrados.
Freud organizou o aparelho psíquico em divisão, em que cada instância psíquica, com funções específicas estão interligadas entre si e ocupam um local na mente, daí surge o nome “tópica”, relacionado a lugar.
A Segunda Tópica de Freud: teoria estruturalID;EGO;e SUPEREGO.
A primeira tópica foi inspirada pela análise do sonho e da histeria, será sucedida, após 1920, por uma segunda tópica, elaborada em resposta aos problemas da psicose, que abrange o id, o ego, e o superego. Da primeira, Freud dizia que tinha um valor descritivo, ao passo que na segunda reconhecemos um valor sistemático.
O aparelho psíquico, ou somente psique, é o nome dado ao método estrutural proposto por Freud. Primeiramente foi dividido em inconsciente, pré-consciente e consciente, o que posteriormente foi modificado e dividido em três elementos que unidos trabalham nas ações e reações, o Id, Ego e Superego.
Nela, ele delimita três níveis mentais ou instâncias mentais:consciente;pré-consciente;inconsciente.
As estruturas psíquicas: id, ego e superego
Essa teoria refere-se à existência de três sistemas ou instâncias psíquicas: o inconsciente, o pré-consciente e o consciente. Mais de 20 anos depois, Freud altera essa teoria do aparelho psíquico e cria os conceitos de id, ego e superego.
Afirma-se que a Metapsicologia contém teorias afastadas da experiência, de caráter hipotético , especulativo ou fictício . Em apoio, evoca-se quase sempre a carta endereçada a Fliess onde Freud confessa realizar, com as questões metapsicológicas, seu anseio juvenil por conhecimento filosófico (Freud, 1896/1986, p.
O que obrigou Freud a fazer mudanças significativas na sua teoria metapsicológica, inicialmente apresentada no capítulo 7 de A interpretação dos sonhos, foram os problemas clínicos que não podiam ser tratados de maneira adequada por esse primeiro modelo.
Mecanismos de Defesa do EgoRepressão: Movimento que o Ego realiza para rebaixar conteúdos. ... Negação: Consiste na recusa da aceitação da realidade incômoda ao. ... Deslocamento: Consiste na transferência de um impulso para outro. ... Racionalização: É um processo pelo qual a pessoa elabora desculpas.
Id, Ego e Superego são conceitos criados por Freud para explicar o funcionamento da mente humana, considerando aspectos conscientes e inconscientes. Seriam três “partes” da mente que, integradas e atuando em conjunto, determinam e coordenam o comportamento humano.
O que é pré-consciente? De acordo com Freud, a definição de pré-consciente diz respeito ao local que precede a consciência de alguém. Embora os pensamentos possam estar inconscientes em algum momento, o psicanalista afirma que eles não estão reprimidos.
Segundo ele, o id seria nossa parcela mais instintiva, que privilegia desejos, vontades, ímpetos, sem conhecer freios morais e éticos. Já o superego, seria um oposto. Sua característica é, precisamente, impor limites de regras e condutas, consideradas adequadas frente à cultura e boa convivência.
O Id é o componente nato dos indivíduos, ou seja, as pessoas nascem com ele. Consiste nos desejos, vontades e pulsões primitivas, formado principalmente pelos instintos e desejos orgânicos pelo prazer. A partir do ID, desenvolvem-se as outras partes que compõem a personalidade humana: Ego e Superego.
O superego é a última instância do aparelho psíquico mental a organizar-se e tem como função censurar os impulsos que vêm do id, sobre as atividades e pensamentos do ego. Essa censura é detetada pelo ego, por um pequeno sinal de angústia. Ele surge como uma clivagem de uma parte do ego e desenvolve-se a partir deste.
O superego tem três objetivos: inibir (através de punição ou sentimento de culpa) qualquer impulso contrário às regras e ideais por ele ditados (consciência moral); forçar o ego a se comportar de maneira moral (mesmo que irracional); conduzir o indivíduo à perfeição - em gestos, pensamentos e palavras (ideal do ego).
A Psicanálise, enquanto método de investigação, caracteriza-se pelo método interpretativo, que busca o significado oculto daquilo que é manifesto por meio de ações e palavras ou pelas produções imaginárias, como os sonhos, os delírios, as associações livres, os atos falhos.
Quando usar em quanto? Em quanto é uma sequência formada pela preposição em e pelo pronome quanto, que pode ser indefinido, relativo ou interrogativo. Esta sequência é usada para obter informação sobre a quantidade, o preço e a intensidade de algo.
Os principais textos em que Freud trabalha numa perspectiva metapsicológica são: o Projeto de uma Psicologia (1895); A Interpretação dos Sonhos (1900), em especial o Capítulo VII; Formulações sobre os Dois Tipos do Acontecer Psíquico (1911); À Guisa de Page 3 3 Introdução ao Narcisismo (1914); O Inconsciente (1915); ...
O que a antropologia estuda e quais são os seus tipos?
Como fazer uma reportagem em vídeo?
Qual a cura para ovário policístico?
Que surgiram e desapareceram os dinossauros?
Como desenhar uma pessoa fácil passo a passo?
Como saber se o homem é cavalheiro?
Como se formam os partidos políticos?
O que se usa para fazer uma sutura?
Quantos planetas são gasosos e rochosos?
Como fazer uma vitamina natural?
Como saber se tenho uma mente perturbada?
Como saber que encontrei minha alma gêmea?
O que é a sinopse de um livro?
O que são direitos civis e sociais?
O que fazer quando a temperatura do corpo está 35?
Quais os sintomas da infecção puerperal?
Quais as formas de fazer uma revisão bibliográfica para TCC?