Os principais benefícios do aquecimento para a saúde são os seguintes:Prepara o corpo para o esforço e melhora o desempenho. ... Reduz o risco de lesões. ... Melhora a preparação mental.
O aquecimento proporciona então o aumento do fluxo de sangue para os músculos, adequando mais rapidamente a exigência para elevar a produção de energia aeróbica, aumenta a temperatura do corpo, contemplando a melhor atividade das enzimas, e aquecendo os músculos, diminui também a probabilidade de lesões.
Seus benefícios são:Aumenta a flexibilidade, deixando os movimentos mais soltos e leves e melhorando a aptidão física;Alivia a tensão muscular responsável por dores nas costas, no pescoço e até dores de cabeça;Relaxa o corpo e a mente, ajudando a aliviar o estresse;
O alongamento é uma parte essencial, e muitas vezes negligenciada, do treinamento cardiovascular e de força. Ele diminui a incidência de lesões e promove a flexibilidade muscular. Os alongamentos devem ser realizados no início e no final do da atividade física, de preferência sob orientação de um educador físico.
O aquecimento deve ser feito antes de iniciar qualquer prática esportiva ou atividade física. O principal objetivo do aquecimento é preparar o corpo para o esforço exigido pelos exercícios e elevar a temperatura corporal, o que melhora a eficiência muscular, lubrifica as articulações e ajuda a evitar lesões futuras.
28 curiosidades que você vai gostar
O objetivo principal do aquecimento é preparar o corpo física e psiquicamente para o esporte, com o intuito de evitar lesões.
Realize com as pernas movimentos ântero-posteriores (em sentido anterior para posterior, perpendicular ao plano frontal, que nada mais é do que movimentar a perna reta para a lateral do corpo). A articulação trabalhada neste aquecimento é a do do quadril, alternando os sentidos, a velocidade e as pernas.
5 exercícios para o seu aquecimentoCorrida no lugar. Como fazer: É a corrida sem deslocamento. ... Deslocamento lateral. Como fazer: Dê pequenos saltos para um lado e para o outro. ... Rotação de tronco. Como fazer: com as pernas afastadas, gire o tronco para os lados tirando o calcanhar do chão.Polichinelo. ... Polissapato.
Os aquecimentos mais empregados nos exercícios físicos, em especial para o treinamento de força são: aquecimento geral, aquecimento específico e alongamento (estático e dinâmico).
Existem dois tipos de aquecimento: o geral e o específico. O aquecimento geral deve possibilitar um funcionamento ativo do organismo como um todo. Para isso devemos fazer exercícios que utilizam de grandes grupos musculares.
O aquecimento divide-se em duas etapas: o aquecimento geral e o aquecimento específico.
TIPOS DE AQUECIMENTO FÍSICOBear Crawl (Caminhada de Urso) Exercício de aquecimento geral, que também aumenta o ritmo cardíaco. ... Prancha. Exercício perfeito para aquecer o core .Lunge com rotação do corpo. ... Saltar à corda. ... Agachamento estático. ... Flexões a tocar nos pés.
Mantenha as palmas das mãos no chão e as pernas retas enquanto caminha lentamente em direção às mãos. Pare quando os calcanhares estiverem apoiados no chão, mantendo os ombros sobre as mãos. Seu corpo deve parecer um U ou V de cabeça para baixo. Depois, caminhe as pernas para trás até retornar à posição de flexão.
Faça um alongamento em pé.
Fique em pé, separando os pés à distância dos quadris. Estique os braços para cima da cabeça o máximo que conseguir. Agora, incline-se para trás e arqueie as costas para abrir bem o abdômen e o peitoral. Mantenha-se na posição por 20 a 30 segundos e repita duas a quatro vezes.
Dicas para o aquecimento específico:Cargas bem menores – Deve ter uma leve resistência, porém nada que exige da musculatura.Vários movimentos seguidos – os movimentos devem ser controlados, mínimo de 15 repetições.Movimento parecido com o trabalho dos músculos e articulações exigidas na atividade principal.
Antes de mais nada, ao iniciar qualquer tipo de exercício ou aquecimento específico antes de um treino, você precisa aquecer o corpo por completo, para enviar comandos ao cérebro e consequentemente aos músculos, de que um esforço extra será necessário.
Portanto, antes do exercício, a minha indicação é fazer aquecimentos ou alongamentos dinâmicos (com movimento). Esse outro tipo de alongamento é muito semelhante ao aquecimento, tratando-se da repetição de movimentos que envolvem a musculatura a ser trabalhada com pouca ou nenhuma carga.
O aquecimento é necessário, pois prepara o corpo para atividade física rigorosa porque aumentam o desempenho e diminuem o risco de lesão muscular e realizado em uma intensidade moderada pode aumentar o desempenho muscular de 3 a 9%, segundo Weineck.
Alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular. É uma prática fundamental para o bom funcionamento do corpo, que,além de prevenir lesões, proporciona mais agilidade e elasticidade.
Tipos de alongamento
Como vimos, alongamentos são exercícios que melhoram a flexibilidade muscular. Para isso, são utilizadas diferentes técnicas: alongamentos estático, dinâmico, isométrico e passivo.
Como usar os dados móveis no notebook?
Quais são os três ambientes principais da Amazônia cite as suas características?
Quais as características da hidrografia da Ásia?
O que é cardiorrespiratória dicionário?
Que tipo de blusa combina com calça de cintura alta?
O que é vida consagrada secular?
O que é LinkedIn para que serve?
Como conectar a webcam na Twitch?
Quais os benefícios da argila verde no cabelo?
Como usar cápsula da Nespresso na Três?
Como usar os pronomes interrogativos em espanhol?
Como usar o teclado Macbook Air?
Como usar Zoom ilimitado grátis?
Qual é a diversidade étnica da África?