No Brasil, as meninas conquistaram o direito de estudar além do primário (atual Ensino Fundamental 1) em 1827. Em 1879, elas ganharam finalmente o direito de cursar uma faculdade. O acesso à educação é um dos principais recursos para emancipação das mulheres, antes relegadas à esfera doméstica.
Feminismo no Brasil. O movimento feminista no Brasil surgiu no século 19 com a luta pela educação feminina, direito de voto e abolição dos escravos. Atualmente, existem várias organizações feministas no Brasil que defendem a equiparação do direito das mulheres ao dos homens.
Desde a década de 1980 o movimento feminista tem se preocupado em examinar como a desigualdade enfrentada pelas mulheres se relaciona com o racismo, a homofobia, o classismo e a colonização.
Inclusive, existem movimentos de mulheres que são contra o feminismo. No século 19, a condição da mulher brasileira acompanhava as desigualdades sociais e econômicas do país. O Brasil era uma sociedade baseada na escravidão que oprimia tanto a mulher negra na sua condição de escrava; e a branca, restrita às tarefas do lar.
O feminismo teve um grande impacto na sociedade atual. Para bem e, às vezes, para mal, o feminismo mudou a forma como as mulheres são tratadas em vários países do mundo. É difícil de imaginar, mas há um ou dois séculos atrás, entre muitas sociedades, a mulher era vista como praticamente incapaz de viver de forma independente.
O que não se pode deixar de fazer em Gramado?
O que é o planejamento de ensino?
Qual a velocidade máxima da Bros 2012?
Quantas pessoas jogam Call of Duty no mundo?
Quais os sintomas da falta de vitamina B6?
Quantos e quais são os tipos de ergonomia?
Quais são os níveis de organização estrutural do ser humano?
O que é preciso para pedir um relógio de luz?
O que é uma análise de falhas?
Qual a melhor nacionalidade do mundo?
Como desativar extensões do Microsoft Edge?
Como se escreve eu amo minha família?
Qual parte do cérebro é responsável pela depressão?