“Para as lipossolúveis serem absorvidas é necessário a presença também da bile e do sulco pancreático, além de lipídios. São elas as vitaminas A, D, E e K. Já as hidrossolúveis são todas as vitaminas do complexo B e a vitamina C.
Dicas de combinações para aumentar a biodisponibilidade Abóbora + semente de girassol: a pró-vitamina A (betacaroteno) da abóbora é melhor absorvida na presença da vitamina E, que encontramos na semente de girassol, e tem efeito antioxidante sobre os lipídios (gorduras) que a transportam.
Para serem absorvidas, é necessária a presença de lipídios, além de bile e suco pancreático. Após a absorção no intestino, elas são transportadas através do sistema linfático até aos tecidos onde serão armazenadas. As vitaminas lipossolúveis são: A, a D, E e K.
(RANG et al., 2011) Com base nisso, este trabalho teve por objetivos verificar experimentalmente como o pH do meio influencia na absorção de um fármaco, de acordo com o seu pka, através da utilização do acetato de etila. 3 MATERIAL E MÉTODOS
Por exemplo, os alimentos com alto teor de fibra e suplementos de cálcio podem se ligar a um medicamento e evitar a sua absorção. A absorção do medicamento pode ser reduzida em caso de diarreia ou administração de laxantes, que aceleram a passagem de substâncias pelo trato digestivo.
O fármaco para ser absorvido deve manter suas propriedades que facilitem o processo de absorção, assim a estabilidade química também deve ser avaliada, pois fármacos com baixa estabilidade, geralmente apresentam perfil de absorção baixo.
O tipo e a quantidade de aditivos, assim como o grau de compressão, condicionam a rapidez com que o comprimido se diluirá e a velocidade de absorção do medicamento. Os laboratórios farmacêuticos ajustam essas variáveis para otimizar a absorção.