O rótulo dos alimentos é uma tabela com informações sobre as quantidades e qualidades de nutrientes como carboidratos, proteínas e vitaminas dos alimentos, além de explicar os ingredientes que são usados no preparo dos produtos.
O valor nutricional é a informação das quantidades de substâncias como vitaminas, minerais, gorduras, açucares, entre outros, que cada alimento contém.
Veja abaixo os aplicativos selecionados por Caroline e Karina para ajudar na sua dieta.
A alimentação equilibrada deve ser variada, colorida e ter proporções adequadas de carboidratos, proteínas e lipídeos, distribuídos entre quatro a seis refeições diárias. Carboidratos, lipídeos e proteínas são macronutrientes presentes nos alimentos para o fornecimento de calorias/energia.
Ingrediente é o próprio alimento que fornece os vários nutrientes. São alguns exemplos de ingredientes: milho, soja, farelo de soja, trigo, fosfato bicálcio e sal. Os nutrientes são os componentes ativos dos ingredientes, e participam no processo bioquímico de formação dos tecidos animais (Tabela 1).
Por cada 1g de carboidratos: adicionar 4 calorias; Por cada 1g de proteína: adicionar 4 calorias; Por cada 1g de gordura: adicionar 9 calorias....Tabela de calorias dos alimentos.
Alimento (100 g) | Pão de forma integral |
---|---|
Calorias | 293 |
Carboidratos (g) | 54 |
Proteínas (g) | 11 |
Gorduras (g) | 3,3 |
Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA). Universidade de São Paulo (USP). Food Research Center (FoRC). Versão 7.1.
Composição química ou composição centesimal de um alimento são conhecidas através de análises químicas de determinação: umidade ou voláteis a 105°C; cinzas ou resíduo mineral fixo; lipídeos (extrato etéreo); proteínas (N x fator de correção); fibra; glicídeos ou nifext, quando determinado por diferença (MORETO, et al., ...
O valor nutricional dos alimentos é o principal norte do trabalho do nutricionista. Também é de suma importância para a população, que tem o direito de conhecer informações nutricionais que influenciam diretamente na sua saúde.
Para saber do valor nutricional de cada alimento que compõe a receita, é preciso fazer outra regra de três a partir do valor da tabela. Exemplo: para cada 100 gramas de farinha, temos 77,7 gramas de carboidrato. Logo, em 14,117 gramas de farinha há 10,96 gramas de carboidrato. O mesmo cálculo deve ser feito para cada ingrediente da receita.
A tabela nutricional dos alimentos foi regulamentada pela resolução 360/2003 da Anvisa. Ela serve para informar ao consumidor sobre a composição do alimento e a quantidade de nutrientes que o alimento fornece, além de indicar quanto isso representa da ingestão diária recomendada (IDR). A tabela nutricional costuma ficar no verso das embalagens, ...
Como ler e interpretar a informação nutricional dos alimentos? A informação nutricional diz tudo o que é necessário saber sobre um determinado alimento. Saiba como a decifrar. Vários estudos já demonstraram que a leitura da informação nutricional dos alimentos não está associada a uma melhoria dos hábitos alimentares.
O que é ser Professor Titular?
Como ativar o hormônio da felicidade?
Qual a diferença entre cidadão e habitante?
Como fazer um neutralizador de odores?
Quem interpreta Ulrich Nielsen?
Qual é a atitude Intraempreendedora?
Quais tipos de infecção bacteriana?
Pode fazer eletroencefalograma com cabelo molhado?
Como cadastrar no auxílio emergencial de São Paulo?
Qual a cor mais quente azul ou vermelho?
Quem é pré diabético precisa tomar metformina?
Quais são as camadas do dente?
Quando inicia o segundo semestre do ano?
O que é estratégia de branding?
Quem é considerado o primeiro filósofo e porquê?