O minimalismo propriamente dito surgiu de artistas como Sol LeWitt, Frank Stella, Donald Judd e Robert Smithson. Muitos outros artistas contribuíram de maneira importante ao movimento, entretanto, estes parecem exemplificá-lo em suas diversas áreas.
Minimalismo no Brasil
Carlos Fajardo, Ana Maria Tavares, Fábio Miguez, Carlito Carvalhosa e Cássio Michalany são artistas brasileiro que se aproximaram da estética estrangeira, propondo outras adequações estéticas.
O minimalismo se refere a uma tendência das artes visuais que ocorre no fim dos anos 1950 e início dos 1960 em Nova York, alçada a principal centro artístico com o expressionismo abstrato de Jackson Pollock (1912-1956) e Willem de Kooning (1904-1997).
A segunda e mais importante fase do movimento surgiu de artistas como Sol LeWitt, Frank Stella, Donald Judd e Robert Smithson, cuja produção tendia ultrapassar os conceitos tradicionais sobre a necessidade do suporte: procuravam estudar as possibilidades estéticas a partir de estruturas bi ou tridimensionais.
A arte minimalista tem como característica principal o uso de poucos elementos e/ou recursos na sua composição. Logo, os artistas utilizam poucas cores ou formas geométricas para criarem as suas obras.
25 curiosidades que você vai gostar
Principais características do Minimalismo:
- Valorização do caráter unitário de superfície, forma e cor. - Muitas obras de arte minimalistas são apresentadas de forma seriada. - Utilização de poucas cores nas pinturas.
Eles privilegiaram as formas geométricas simples, puras, simétricas e repetitivas, reduzindo os objetos aos seus aspectos de reprodução em série para que eles sejam mais bem percebidos em seu próprio contexto.
Uma pessoa minimalista é considerada aquela que segue o conceito do minimalismo, ou seja, a valorização do mínimo, que pode ser aplicado em várias áreas, principalmente a artística.
O minimalismo ou arte minimalista foi constituído em meados dos anos 1960, e caracteriza-se como a radicalização extrema de algumas ideias da tradição vanguardista. Baseia-se na redução da forma artística a um volume geométrico sucinto, “mínimo”, que se limita a comunicar sua presença.
Como o estorno aparece na fatura?
Como desinfectar o vírus da parvovirose?
Qual caneta substitui a POSCA?
Porque fazer terapia é importante?
Como era a sociedade na Pré-história?
Como entrar em contato com a SPTrans?
Como saber se o número é fixo ou celular?
Quantas páginas se ler em 1 hora?
Quem são os pais de Tobey Maguire?
Qual era o conhecimento de Jó acerca de Deus?
Qual Cartão dá desconto no cinema?
O que é consumidor para a Teoria Finalista?
Qual a melhor divisão de treino?
Quantos km Tem em torno da Cidade Administrativa?
O que é uma garantia contratual?