Procedimentos para identificação de proteínas
IDENTIFICAÇÃO DE PROTEÍNAS | PROCEDIMENTOS |
---|---|
Reação Xantoprotéica - colocar HNO3 concentrado - aquecer - colocar NaOH(aq) lentamente | |
Reação Do Biureto - colocar NaOH - agitar - colocar CuSO4(aq), agitar | |
Reação do Grupo Sulfídrila - colocar NaOH - aquecer - colocar acetato de chumbo |
Aquele que apresentar coloração mais próxima do violeta possui maior quantidade de proteínas. Se apresentar coloração azul claro, que é a coloração do sulfato de cobre, significa que não houve reação e o alimento em questão não apresenta proteínas.
Proteínas são macromoléculas (moléculas grandes) orgânicas, formadas obrigatoriamente pelos elementos carbono (C), hidrogênio (H), oxigênio (O) e nitrogênio (N) e, eventualmente, por enxofre (S), fósforo (P), cobre e outros elementos.
de Micro-Kjedahl Este método é dividido em três etapas principais: a digestão, destilação e titulação.
O método usado para as análises que se fazem normalmente é o chamado Wendee. Por esse método é que se tem a análise proximal dos alimentos, desde 1864.
As proteínas estão presentes nos mais variados alimentos, principalmente carnes, leite e ovos. As carnes destacam-se pelo seu alto valor de proteínas. A carne de galinha, por exemplo, é composta por 20% de proteínas. Os ovos, por sua vez, são constituídos de 11,8% de proteínas.
A estrutura da proteína refere-se a sua conformação natural necessária para desempenhar suas funções biológicas. As proteínas são macromoléculas formadas pela união de aminoácidos. Os aminoácidos são unidos entre si por ligações peptídicas. As moléculas resultantes da união de aminoácidos são denominadas de peptídeos.
Um monômero é uma molécula que forma a unidade básica dos polímeros, que são os blocos de construção das proteínas. Os monômeros se ligam a outros monômeros para formar moléculas de cadeia repetidas através de um processo conhecido como polimerização. Os monômeros podem ser de origem natural ou sintética.
O procedimento mais comum para a determinação de proteína é a determinação de um elemento ou de um grupo pertencente à proteína. A conversão para conteúdo de proteína é feita através de um fator. Os elementos analisados geralmente são carbono ou nitrogênio, e os grupos são aminoácidos e ligações peptídicas.
Este trabalho propõe um experimento simples, baseado na reação clássica de complexação entre cobre(II) e biureto, adaptada para detecção de proteínas em alimentos, pois utiliza materiais de fácil obtenção. compostos de coordenação, proteínas, biureto Análise Qualitativa de Proteínas em Alimentos Por Meio de Reação de Complexação do Íon Cúprico
As proteínas são formadas por moléculas de aminoácidos e possuem como umas das suas funções principais atuar na estrutura da célula e participar de praticamente todas as reações químicas vitais (enzimas). Além disso, as proteínas são responsáveis pela produção de anticorpos, atuando, portanto, na defesa do nosso organismo.
As proteínas diferem-se umas das outras em virtude da quantidade, tipos e da sequência de aminoácidos que cada uma possui. Elas podem ser obtidas através da alimentação, entretanto, alguns alimentos não possuem essas moléculas ou apresentam-nas em pequena quantidade.
Qual é o nome do elemento químico de símbolo Co?
Como era a Inglaterra antigamente?
Quando ocorre um tiro de meta no futsal?
O que se entende por equipe multidisciplinar?
Qual a melhor tinta para pintar garrafa de vidro?
Quais fontes de energia para realizar contração muscular?
Como fazer referência de site do governo ABNT?
O que acontece quando se ler muito?
Quantos judeus existiam antes do Holocausto?
Qual o tipo de macarrão mais saudável?
Como congelar linha superior e coluna ao mesmo tempo?
Quantos litros de sangue tem uma pessoa de 40 kg?
De quem é o dever da educação na Constituição Federal?
Como fazer uma etiqueta no Excel?
Como podemos eliminar a água do nosso corpo?