Uma regra fundamental que rege a mediação é o limite de sua indicação, quando concomitantemente à ocorrência de violência física ou abuso sexual, com risco iminente de graves danos a algum dos integrantes da família. ... Neste caso o mediador poderá simplesmente recusar o caso, se isto corresponder ao seu foro íntimo.
Um dos mais importantes é o da confidencialidade. ... Justamente em razão do dever de confidencialidade, o mediador não poderá depor como testemunha em processos judiciais envolvendo o conflito em que tenha atuado (art. 7º da lei 13.140/15 c/c 448, II, do CPC/15).
O mediador não pode se preocupar por intervir no conflito, transformá-lo. Ele tem que intervir sobre os sentimentos das pessoas, ajudá-las a sentir seus sentimentos, renunciando a interpretação.
O mediador atua como um facilitador do entendimento entre as partes em conflito, por isso, segundo o Código de Ética de Conciliadores e Mediadores Judiciais, deve agir com imparcialidade, auxiliando e estimulando as partes a desenvolverem soluções consensuais para a disputa.
Não há nenhuma incompatibilidade que impeça o advogado de atuar como conciliador ou mediador nos centros judiciários de solução de conflitos e cidadania. No entanto, o profissional estará impedido de atuar como advogado para qualquer das partes que atendeu como mediador ou conciliador.
32 curiosidades que você vai gostar
Poderá ser excluído do cadastro o conciliador ou mediador que agir com dolo ou culpa na condução do procedimento, ou violar qualquer dos deveres estabelecidos no art. 166, §§ 1º e 2º, ou ainda, atuar no feito para o qual seja impedido ou suspeito (art. 173, I e II).
Pessoa com curso de nível superior, em qualquer área, reconhecido pelo MEC; Estudantes, de qualquer curso de nível superior, a partir do 5º semestre; Ser certificado em curso de conciliação ministrado ou reconhecido pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.
A perspectiva do que é a mediação de conflitos
O papel do advogado mediador é facilitar o diálogo, aproximar as partes e viabilizar esse contato para que os impasses sejam resolvidos. Essa atuação tem, acima de tudo, a proposta de antecipar um acordo para que não seja necessária a resolução na esfera jurídica.
Segundo o CPC, o conciliador atua preferencialmente nas ações, nas quais não houver vínculo entre as partes, e pode sugerir soluções. Já o mediador atua nas ações na quais as partes possuem vínculos, com objetivo de restabelecer o diálogo e permitir que elas proponham soluções para o caso.
Como calcular a dívida líquida da empresa?
Como calculo a largura colaborante?
Como se equilibrar em cima de um skate?
O que fazer para acabar com o sono na hora de estudar?
Quando os seios começam a ficar maiores na gravidez?
Como funciona o modo invisível do Badoo?
Como melhorar o personagem no GTA 5 Online?
Como ficar mais forte Mobile Legends?
Como eu faço para ficar mais magra?
Como ser mais rápido na guitarra?
Como ficar muito forte em The Witcher 3?
Como ficar elegante de cropped?
Quantas em quantas horas tomar NEVRALGEX?
Como ficar muito inteligente rápido?
Para que serve o xarope acetilcisteína Pediátrico?
Como ficar estiloso no inverno?
Qual é a diferença entre uma estrutura cristalina e uma estrutura amorfa?