A testosterona tem um grupo funcional de cetona e um de álcool. A progesterona possui 2 átomos de carbono e dois átomos de hidrogênio a mais que a testosterona.
A diferença de um esteroide para o outro está nos grupos funcionais que se ligam a esse núcleo central, que podem ser álcoois, ésteres, enóis, cetonas, ácidos carboxílicos etc.
No THC, temos o grupo funcional éter (identificado pelo átomo de oxigênio localizado entre dois átomos de carbono) e o grupo funcional fenol (identificado pelo grupo OH - hidroxila) ligado diretamente ao benzeno.
As aminas são compostos orgânicos identificados pelo grupo funcional derivado da amônia (NH 3), em que há a troca de um, dois ou três hidrogênios ligados ao nitrogênio por cadeias carbônicas.
Assim, quanto a cadeia da testosterona, ela é cíclica (3 anéis de 6 átomos de C e 1 anel de 5 átomos de C) e insaturada (tem uma ligação dupla num dos anéis) e tem ramificações (grupos CH3, OH e C=O).
C19H28O2 Testosterona/Fórmula
Os esteróides são classificados em corticosteróides, andrógenos, estrógenos e progestágenos e são responsáveis por algumas funções no organismo, tais como, controle metabólico, hidro-salino e sexual (BIANCO & RABELO, 1999). Andrógenos e estrógenos são esteróides sexuais.
Alguns exemplos destes esteróides são a hidrocortisona, dexametasona, mometasona e betametasona. Esteróides são compostos tetracíclicos (quatro anéis) de alta massa molecular. Aqueles contendo um ou mais grupos ─OH e nenhum grupo C═O são chamados esteróis.
Alguns grupos funcionais são: hidrocarbonetos, éter, éster, álcoois, cetona, aldeído, aminas, amidas, ácidos carboxílicos, entre outros.
- Grupo Funcional: Possui somente átomos de carbono e hidrogênio: C, H; - Nomenclatura: Prefixo + infixo + o; - Exemplos: Metano, butano, eteno (etileno) e etino (acetileno).
São funções que apresentam o oxigênio na sua estrutura. Álcoois: são compostos que apresentam o grupo hidroxila (‒OH) em sua estrutura. Podem possuir insaturações, cadeias cíclicas e ramificações. São solúveis em água e até onze carbonos são líquidos.
Consideremos como exemplo o aminoácido alanina, que tem a seguinte fórmula estrutural: Veja que a alanina possui duas funções: uma amina e um ácido carboxílico. Segundo a tabela, constatamos que o ácido carboxílico tem prioridade sobre a amina, portanto, o seu sufixo (oico, além também da palavra ácido) é que aparecerá no nome do composto.
Indique os grupos funcionais presentes na estrutura da vitamina C: (FATEC ) “O amor é química". Mãos suando, coração "palpitando", respiração pesada, olhar perdido. Esses sintomas são causados por um fluxo de substâncias químicas fabricadas no corpo da pessoa apaixonada.
O que é bom para tirar trinca da parede?
Como tirar a segunda conta do Gmail?
Como funciona As publicações sugeridas do Instagram?
Como descriptografar arquivos PEZI?
Como remover tatuagem recente?
Como lavar o tecido de viscose para não encolher?
Como remover esmalte à base d'água?
Como consultar o parcelamento do IPVA?
Como eliminar um programa que não aparece no painel de controle?
Como eliminar conta de Outlook?
Como tirar todas as curtidas do Twitter?
Como tirar uma pasta do acesso rápido?
Como excluir uma branch remota?