Os genes dominantes são aqueles que determinam uma característica hereditária mesmo quando em dose simples nos genótipo. Ou seja, eles determinam seu caráter mesmo na ausência de seu alelo dominante. Eles são classificados em: Dominante Homozigoto (puro), representado pelas letras maiúsculas, AA, BB, VV.
O gene dominante nem sempre aparece com maior frequência na população. Para encontrá-lo é preciso olhar para a expressão fenotípica do heterozigoto. Se o heterozigoto apresentar o fenótipo de A1, o A1 é dominante. Se o A2 fosse o determinante do fenótipo do heterozigoto, ele seria o dominante.
Uma herança é dita recessiva quando determinada característica só se expressa em homozigose, ou seja, um alelo sozinho não é capaz de manifestar determinada característica. Dizemos que uma herança é dominante quando apenas um dos alelos é suficiente para manifestar tal característica.
Dominante: O gene dominante é aquele que determina uma característica, mesmo quando em dose simples nos genótipo, como é o caso dos heterozigotos. Recessivo: é o gene que só se expressa quando em dose dupla, pois na presença de um dominante, ele se torna inativo, como é o caso dos heterozigotos.
O termo dominante está relacionado com a transmissão genética de característica e é representado, na biologia, por letra maiúscula (A, B ou V). Enquanto recessivo, representado por letra minúscula (a, b ou v), representam características genéticas transmitidas apenas na ausência do gene dominante.
28 curiosidades que você vai gostar
O que é dominância? Dizemos que um alelo é dominante quando ele consegue determinar um fenótipo, mesmo que ocorra em dose simples. Isso significa que o alelo dominante irá expressar-se tanto em homozigose quanto em heterozigose. Alelo dominante é expresso no fenótipo, mesmo em dose simples.
É o alelo que não se manifesta no fenótipo quando dois alelos diferentes se encontram nas células do organismo. A manifestação do carácter expresso por um alelo recessivo só se torna evidente quando se apresenta de forma dupla, o que é muitas vezes designado por duplo recessivo.
Tipos de mutações
Dominantes – Uma mutação dominante é aquela em que só é necessário um gene do par de genes responsável por determinada característica para o pássaro mostrar no seu fenótipo essa mesma característica.
Enquanto na dominância completa o fenótipo é igual ao do homozigoto dominante, na dominância incompleta, expressa-se um fenótipo completamente distinto dos homozigotos. Na planta conhecida como boca de leão, por exemplo, o alelo B determina a cor vermelha, e o b determina a cor branca.
Quando dois alelos se expressam em heterozigose, temos o que se chama codominância. Nesse caso, não ocorre como na dominância incompleta em que se forma um fenótipo intermediário. Na codominância, o fenótipo possui características dos dois alelos, os dois estão ativos e não dependem entre si.
É importante salientar que os alelos são representados sempre por letras. O alelo, quando é recessivo, é representado por letra minúscula, ou seja, quando é expresso apenas aos pares aa . Já o alelo, quando é dominante, é representado por letra maiúscula e expressa-se em dose simples, por exemplo: AA ou Aa .
Veja a seguir algumas características presentes no heredograma que ajudam a identificar o tipo de herança: Autossômica recessiva: Ocorre em frequência similar em homens e mulheres; pais de indivíduos afetados que não possuem a característica são heterozigotos, e geralmente a característica pula gerações.
Herança autossômica recessiva
Para ser afetado por uma doença recessiva, uma criança deve herdar uma cópia mutante do gene de ambos os pais. Com a doença recessiva, cada pai tem uma cópia mutada e uma cópia normal do gene em causa.
Em genética, designa o alelo que se expressa no fenótipo, quando os dois alelos diferentes de um gene estão presentes num organismo.
O exemplo mais clássico de codominância é aquele encontrado no sistema ABO. Nesse sistema, há três alelos envolvidos (IA, IB e i) que são responsáveis por determinar os grupos sanguíneos A, B, AB e O. Observe a seguir o genótipo e seu respectivo tipo sanguíneo: IAIA e IAi – Sangue tipo A.
A dominância incompleta apresenta heterozigotos com fenótipos intermediários, já na codominância os dois alelos no heterozigoto expressam-se integralmente.
No campo da genética, fala-se em dominância incompleta quando o fenótipo de indivíduos heterozigóticos é intermediário entre os fenótipos de dois homozigóticos. Isto ocorre porque somente uma cópia do gene ativo não é capaz de produzir toda a quantidade de enzima responsável pela manutenção do fenótipo.
Mutações negativas dominantes (também conhecidas por mutações neo-mórficas): Há a produção de um produto gênico alterado que age de forma antagônica ao alelo selvagem. Essas mutações levam a uma ação molecular alterada (geralmente inativa) e são caracterizadas por um fenótipo dominante ou com dominância incompleta.
As mutações podem ser divididas em duas categorias principais:Alterações cromossômicas: que afetam o número ou a estrutura de cromossomos da célula;Alterações gênicas: mutações que ocorrem na sequência do DNA.
Mutações cromossômicas: Quando afetam vários genes, ao envolver parte de um cromossomo ou ele inteiro.
→ O que são alelos recessivos? Os alelos recessivos diferenciam-se dos alelos dominantes por não serem capazes de expressarem-se em heterozigotos. Esses alelos somente se expressam no fenótipo caso estejam presentes aos pares, ou seja, devem estar em homozigose.
Quando falamos que um organismo é homozigoto, estamos dizendo que, para determinada característica, seus alelos são iguais. Isso quer dizer que o alelo está ocorrendo em dose dupla naquele organismo e, consequentemente, os gametas por ele gerados serão iguais.
Genoma é a sequência completa de DNA (ácido desoxirribonucleico) de um organismo, ou seja, o conjunto de todos os genes de um ser vivo. Estudar o genoma é como estudar a anatomia molecular de uma espécie.
Após esse cruzamento, Mendel realizou a autofecundação de uma dessas sementes híbridas e o resultado encontrado da segunda geração foi 75% de sementes amarelas e 25% de sementes verdes. Com isso, Mendel concluiu que o fator para amarelo seria o dominante e o fator para verde recessivo.
Uma doença autossômica recessiva é caracterizada por atingir homens e mulheres na mesma proporção e induzida pelo gene recessivo originado do cruzamento dos pais do indivíduo. A doença só se manifesta se existir 2 alelos recessivos.
Como tirar mancha de graxa de piso porcelanato?
O que significa imantar um corpo?
Quais são as fases da diálise peritoneal?
Quanto valia o Bitcoin em 2010 e quanto vale hoje?
Qual é o papel do cidadão em relação ao meio ambiente?
Qual a idade para tirar o RioCard de idoso?
Quais são as cores das Nichirin?
O que é erp sistema de informação?
Quais são as características do conhecimento religioso?
Quais são as habilidades que os jogos eletrônicos podem desenvolver nos alunos?
Como faço para por musica hina historiano menseger?
Quais pacientes têm risco de broncoaspiração?
O que significa fazer concessões?
Qual o risco de comer deitado?
Pode passar limpa contato na entrada USB?
Como colocar filtro fixo no Excel?