De fato, as imposições lusitanas e a falta de interesse pelo desenvolvimento da economia interna motivaram mineiros e baianos a conspirar contra o domínio de Portugal. Além disso, essas duas revoltas foram ideologicamente sustentadas pelas noções dos escritos iluministas.
Os Cavaleiros da Luz foram fundados com o intuito de fomentar a rebelião na Bahia e, com isso, conseguir a liberdade do Brasil. O primeiro movimento que eles conseguiram organizar é o que hoje chamamos de “Conjuração Baiana”. Foi um fracasso. Um traidor entregou os revolucionários.
A Conjuração Baiana ou Revolta dos Alfaiates foi uma rebelião popular ocorrida na Bahia em 25 de agosto de 1798. A intenção era a Independência do Brasil e a melhoria de vida dos mais pobres.
A Inconfidência Mineira ou Conjuração Mineira foi um movimento de caráter separatista que ocorreu na então capitania de Minas Gerais em 1789. O objetivo era proclamar uma República independente, criar uma universidade e abolir dívidas junto à Fazenda Real.
Entre as diferenças, podemos observar a orientação dos movimentos, a Inconfidência Mineira foi um movimento elitista, já a conjuração Baiana tinha um caráter popular; na Bahia falava-se em abolição da escravidão, algo que não era cogitado pelos inconfidentes de minas.
Questão 1. Qual o contexto social e econômico em que a Conjuração Baiana foi deflagrada? Desde a transferência da capital para o Rio de Janeiro, a cidade de Salvador enfrentava sérias dificuldades para superar a crise da economia açucareira e desenvolver outras atividades lucrativas.
Composta por membros da elite intelectual baiana, essa loja maçônica promovia a leitura de textos de Voltaire e Rousseau. Além disso, seus integrantes, também conhecidos como “Cavaleiros da Luz”, passaram a circular panfletos que criticavam o governo local e defendiam a criação de uma República na Bahia.
A Conjuração Baiana, assim como a Inconfidência Mineira, também teve inspiração nos ideais iluministas que eram propagados naquele período. Durante o processo de investigação desse movimento pelas autoridades, foram encontradas obras de autores iluministas em posse dos principais envolvidos.
Haviam seis principais motivos de revolta que a Conjuração Baiana adotou e reivindicou que eram: a abolição da escravidão, a proclamação da República, a diminuição dos impostos, a abertura dos portos, o fim do preconceito e o aumento salarial.
A maçonaria exerceu uma forte influência sobre a conjuração, pois os ideais políticos da Revolução Francesa chegavam ao Brasil também por intermédio deste grupo. A primeira loja maçônica criada na Bahia, Cavaleiros da Luz, contava com a participação de diversos intelectuais que se envolveram na conjuração.
O governo baiano organizou as forças militares para acabar com o movimento, antes que a revolta ocorresse. Vários revoltosos foram presos. Muitos foram expulsos do Brasil, porém quatro foram executados na Praça da Piedade em Salvador. Você sabia?
Qual a importância da reciclagem e da reutilização de materiais?
O que os judeus não podem fazer em dia de sábado?
Com quantos anos o homem pode ter filho?
Com quantos dias de gravidez aparece no exame de farmácia?
Como podemos definir o que é vida?
Como calcular o valor da causa na exoneração de alimentos?
Quais são os três elementos fundamentais da dança?
Como saber se um canceriano ainda gosta de mim?
Qual é o melhor antiinflamatório para lesão do tornozelo?
Qual é a maior virtude de uma pessoa?
O que significa atenção compartilhada?
Quais os principais problemas relacionados à água?
Qual a diferença entre avaliação qualitativa e quantitativa na educação?
Para quais situações o exame andrológico é indicado?