Vejamos os tipos de estereótipos mais reproduzidos pela sociedade: ▶ Estereótipo de gênero; ▶ Estereótipo socioeconômico; ▶ Estereótipos éticos e culturais; ▶ Estereótipos relacionados aos deficientes.
O estereótipo é uma construção cultural. Isso quer dizer que as crenças, os costumes, os valores e os hábitos de uma sociedade contribuem para a construção de estereótipos. Por isso que na maioria das vezes ele atua de maneira inconsciente.
Portanto, um estereótipo de gênero é prejudicial ao limitar a capacidade de homens e mulheres para desenvolverem suas aptidões pessoais, terem uma carreira profissional e tomarem decisões sobre suas vidas e projetos vitais.
Mas, a paisagem também pode nos enganar, escondendo determinados aspectos e destacando outros, muitas vezes criando estereótipos. ... Estereótipo é a ideia ou imagem preconcebida, padronizada e generalizada estabelecida pelo senso comum, sem conhecimento profundo, sobre algo ou alguém.
O estereótipo fornece os elementos cognitivos (as crenças), o preconceito acrescenta-lhes uma componente afetiva, avaliativa. Contudo, os preconceitos podem mudar (a publicidade da Benetton, por exemplo, tem vindo a trabalhar neste sentido para ajudar a mudar o preconceito racial).
Originalmente, o termo estereótipo pertence ao vocabulário da editoração gráfica e refere-se à chapa ou clichê de chumbo fundido usados como fôrmas para moldar outras páginas a serem impressas, as quais reproduzem fielmente o padrão de uma matriz (RABAÇA & BARBOSA, 1987: 247-248).
Estereótipos negativos. Estereótipos negativos: Nos meios de comunicação os velhos freqüentemente são vistos como pobres, fracos e doentes ou então se encontram inseridos em situações cômicas ou jocosas. Neste meio, o homem de mais idade leva mais vantagem.
E é que muitas vezes os estereótipos são gerados por distorções cognitivas da realidade. O que é preconceito? O preconceito é uma atitude, geralmente de rejeição, em relação aos membros de um grupo. É uma reação, sem justificativa, a uma pessoa por pertencer a um grupo social especÃfico.
Outros estereótipos que se encontram muito presentes na sociedade brasileira e que carregam uma grande carga de preconceito dizem respeito aos homossexuais, aos negros, aos indÃgenas, entre tantos outros. GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada.
Exemplos de estereótipos. Um exemplo comum é o estereótipo de beleza, que estabelece qualidades fÃsicas consideradas bonitas e atraentes – e por consequência, o que se considera feio e repugnante. Em geral, o estereótipo relaciona o padrão de beleza com caracterÃsticas da classe dominante de uma época, no caso de Ocidente, ...
Atualmente, os meios de comunicação e informação possuem um importante papel de reforçar (ou desconstruir) os estereótipos. De acordo com o sociólogo Erving Goffman, o estereótipo se relaciona com o estigma social nos processos de construção dos significados através da interação.
Como chama o filhote de leão?
Como é chamado o lugar onde vivem os Ãndios?
Qual parte do anticorpo que se liga ao antÃgeno?
Como instalar o pressurizador inova?
Como instalar a antena wireless na TV?
Como é transmitido o calazar para o ser humano?
Como se chama o processo pelo qual os grãos de pólen chega até o estigma de uma flor?
Onde está localizada a catedral de Notre Dame?
Como se chama o resultado de uma operação?
Como é chamado o pé da maçã?
Como colocar SSD m 2 no notebook?
Qual a quantidade de álcool permitida no bafômetro?
Como é chamado o profissional que estuda a história?
Qual o registro de Fisioterapeuta?
Qual é o nome do registro de Técnico de Segurança do Trabalho?