Os radicais livres formados podem degradar as células, causando até reações químicas nocivas que causam uma divisão celular acelerada, que, com o tempo, pode gerar a formação de tumores, anemias e mutações genéticas. Exames de raios X (outro tipo de radiação) podem, em excesso, causar efeitos biológicos também.
A radiação pode provocar basicamente dois tipos de danos ao corpo, um deles é a destruição das células com o calor, e o outro consiste numa ionização e fragmentação(divisão) das células.
A exposição de material nuclear ao meio ambiente libera substâncias radioativas no ar e no solo. Essas substâncias contaminam plantas, rios, os animais e as pessoas em volta. ... Um dos grandes problemas da contaminação nuclear, segundo Franco, é que os níveis de radioatividade podem permanecer altos por décadas.
Os efeitos biológicos podem ocorrer após exposição do corpo inteiro ou de partes do corpo a doses de radiação não necessariamente muito altas. Por isso, o cuidado que se deve ter mesmo com níveis baixos de radiação, como no caso do radiodiagnóstico. Esses efeitos podem ser divididos em efeitos somáticos e hereditários.
A radiação ionizante é capaz de alterar o número de cargas de um átomo, mudando a forma como ele interage com outros átomos. Pode causar queimaduras na pele e, dentro do corpo, dependendo da quantidade e intensidade da dose, causar mutações genéticas e danos irreversíveis às células.
32 curiosidades que você vai gostar
Grandes doses de radiação ionizante podem causar doença aguda reduzindo a produção de células sanguíneas e danificando o trato digestivo. Uma dose muito grande de radiação ionizante também pode danificar o coração e os vasos sanguíneos (sistema cardiovascular), o cérebro e a pele.
Náuseas, vômito e hemorragia dão as caras. Genitais: os espermatozoides são particularmente sensíveis e morrem. A infertilidade é temporária ou definitiva. Pele: ocorrem vermelhidão e queimaduras, mas a pessoa não sente calor ou um aumento repentino da temperatura.
Efeitos determinísticos são efeitos limiares à saúde, diretamente relacionados à dose de radiação absorvida e a gravidade do efeito aumenta à medida que a dose aumenta. Os efeitos estocásticos ocorrem por acaso, geralmente sem um nível limite de dose.
Definição - O que é Efeito genético das radiações
Tocas hereditárias, principalmente mutações, produzidas pela absorção de radiações ionizantes.
Como separar a sílaba da palavra Pão?
Como saber se o cadastro foi atualizado no Caixa Tem?
Como transformar uma notação científica em número decimal?
O que foi o Tratado de Nanquim 1842 o que previa quem criou?
Quando o cachorro tá triste e não quer comer?
Como jogar os jogos do HD do Xbox 360?
Como separar as misturas homogêneas?
Como tirar a proteção de uma planilha Excel 2007?
Como saber se o cachorro é puro ou misturado?
Como passar um jogo do PS4 para outro PS4?
Como limpar a sujeira do fundo do aquário?
O que fazer para o cachorro se apegar mais a mim?
Como colocar jogos de Wii no pen drive?
Como separar os áudios de filmes com Dual Audio?
Quais são os sinais que um cachorro vai morrer?
Como misturar argila com areia?