É possível identificar duas formas distintas de controle social que servem para a contenção das ações sociais dentro da forma normativa: as formas de controle interno e as formas de controle externo.
O controle social pressupõe a efetiva participação da sociedade, não só na fiscalização da aplicação dos recursos públicos como também na formulação e no acompanhamento da implementação de políticas.
Os conselhos municipais de políticas públicas (saúde, educação, meio ambiente etc.) são um bom exemplo desse tipo de controle social. As audiências públicas também se enquadram nesse processo, pois são sessões criadas pelo poder público para ouvir a população sobre vários temas.
O controle social é a participação da sociedade na administração pública, com objetivo de acompanhar e fiscalizar as ações de Governo, a fim de solucionar os problemas e assegurar a manutenção dos serviços de atendimento ao cidadão.
Suas formas de controle da sociedade como um todo são: o castigo, multa, prisão, humilhação e ridicularização. No Brasil, o controle social formal é exercido através dos seguintes mecanismos: audiência pública, ação popular e ação civil pública.
40 curiosidades que você vai gostar
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL. Controle Social é a capacidade que tem a sociedade organizada de atuar nas políticas públicas, em conjunto com o Estado, para estabelecer suas necessidades, interesses e controlar a execução destas políticas.
Principais instituições sociais responsáveis pela socialização. Podemos elencar como as principais instituições sociais do Ocidente contemporâneo e capitalista a família, a escola, a Igreja, o trabalho e o Estado.
Tipos de Controle Social
Existem dois tipos de controle, o formal e o informal. O controle formal corresponde as leis e regras institucionalizadas, já o controle informal corresponde as normas de conduta social que são reconhecidas e compartilhadas em uma sociedade, como por exemplo crenças, costumes, valores e etc.
O controle social é um complemento indispensável ao controle institucional realizado pelos órgãos que fiscalizam os recursos públicos. Essa participação é importante pois contribui para a boa e correta aplicação dos recursos públicos, fazendo com que as necessidades da sociedade sejam atendidas de forma eficiente.
Quantas flexões é preciso fazer na prova da TAF?
O que se comemora hoje Dia 19?
É incorreto afirmar sobre a poesia trovadoresca em Portugal?
Quais as vantagens que o Mercosul traz para o Brasil?
Qual o melhor exame para problemas no joelho?
Quais são os tipos de fobia mais comuns?
O que colocar no currículo de professor de educação infantil?
Qual é o nome da evolução do Froakie?
Qual é a carroceria do caminhão?
Porque quando a caneta cai no chão ela começa a falhar?
O que é arrependimento posterior no direito penal?
Quais são as leis da termodinâmica explique cada uma delas?