A doutrina majoritária subdivide a criminologia em dois ramos: criminologia geral e criminologia clínica. A criminologia geral consiste na sistematização, comparação e classificação dos resultados obtidos no âmbito das ciências criminais acerca do crime, criminoso, vítima, controle social e criminalidade.
A criminologia ainda poderá ser desmembrada em dois ramos, como por exemplo: Criminologia Geral e a Criminologia Clínica.
A criminologia pode ainda ser classificada em: a) Criminologia científica: que cuida dos conceitos e métodos sobre a criminalidade, o crime, o criminoso, da vítima e da justiça penal. b) Criminologia aplicada: consiste na parte científica e a prática dos operadores do direito.
Como a criminologia é uma ciência interdisciplinar, o criminólogo pode atuar até mesmo dentro de empresas no setor jurídico. Esse profissional também pode trabalhar em diversos tipos de casos em parceria com outros especialistas de outras áreas para ajudarem na análise do crime.
Criminologia não é uma área que se limita ao campo criminal. Um criminologista também pode atuar no meio corporativo, em conjunto com o RH e o setor de Psicologia Empresarial. Aqui, o profissional trabalha em processos seletivos para grandes cargos que envolvem tomada de decisões estratégicas.
23 curiosidades que você vai gostar
A Criminologia é uma ciência social empírica e interdisciplinar que se ocupa do estudo do crime, da pessoa do infrator, da vítima e do controle social do com- portamento delitivo. O termo “ciência empírica” remete a empirismo, que é a formação do conhe- cimento a partir da observação de fatos e de relações sociais.
A Criminologia é a ciência que pesquisa: as causas e concausas da criminalidade; as manifestações e os efeitos da criminalidade e da periculosidade preparatória da criminalidade; a política a opor, assistencialmente, á etiologia da criminalidade e á periculosidade preparatória da criminalidade.
A função linear da criminologia é informar as partes sociais e os poderes públicos sobre o crime, o criminoso, a vítima e o controle social. Para isso, ela reúne um núcleo de saberes seguros que permite compreender o problema criminal, preveni-lo e intervir com eficácia.
Desta forma, analisa-se as teorias criminológicas sob perspectiva macrossociológica, que tem como abordagem o estudo dos fatores que conduzem a sociedade ao crime. Toma-se a discussão sobre as teorias: Escola de Chicago, Associação Diferencial, Subcultura do Delinquente, Anomia, Etiquetamento e Criminologia Crítica.
O que é o movimento migratório?
Quanto tempo demora para arrumar a mordida aberta?
Qual a imagem do espelho plano?
Como saber quanto vai render no CDI?
Como dar em cima dele pelo WhatsApp?
Qual é o animal interior de Libra?
O que é uma substância explosiva?
Qual a importância da NR-32 para os profissionais da saúde?
Qual é o velho mais velho do mundo?
Quem sente dor a alma ou o corpo?
Quais são os principais desafios da escola de educação infantil?
Quantos tipos de Nelore existe?
Qual a função dos botões minimizar maximizar e fechar?
Quantos pontos de botox na testa?
Qual dos dois sensores possui melhor alcance e permitem melhor operação sujeita a poeira e sujeira?
Quais as alterações fisiológicas provocadas pela atividade física?