A banana e o maracujá podem ser colhidos a partir de um ano após o plantio, enquanto a colheita da uva após 120 dias e da manga aos oito meses depois da poda de produção.
Entre os fatores do ambiente de maior influência para o crescimento e desenvolvimento das plantas de maracujá estão a umidade do solo, a temperatura, a altitude, a umidade relativa e a luminosidade. Destes fatores, apenas a umidade do solo pode ser controlada por meio de práticas de manejo.
A propagação por sementes é a maneira mais simples de se fazer mudas de maracujá-doce, principalmente, quando o objetivo da propagação é apenas a produção em pomares domésticos.
Chuvas torrenciais e ou choques térmicos extremos são prejudiciais às plantas do maracujazeiro por influenciar negativamente na polinização, provocar deiscência (queda) precoce de flores e frutos imaturos, além de favorecer a incidência de doenças em folhas e frutos.
Para a implantação, o produtor deve escolher entre as diversas cultivares de maracujá disponíveis no mercado. Entre elas, as desenvolvidas pelo IAC, que comercializa as sementes no instituto. “As cultivares são híbridos selecionados para qualidade de fruto e produtividade.
O uso da iluminação artificial, prolongando o fotoperíodo, nos dias com menos de 12 horas de luz, favoreceu o surgimento de flores, mostrando a importância desse fator no processo de floração do maracujazeiro.
A forma de propagação do maracujazeiro mais utilizada é através de sementes.
A propagação do maracujazeiro pode ser realizada sexuadamente, por sementes, ou assexuadamente, por meio de enxertia, estaquia ou cultura de tecidos. A propagação seminífera é a preferida entre os métodos assexuados, pela facilidade e antecipação da formação das mudas (Ferreira, 2000).
O químico Sabaa Srur ressalta ainda que esses produtos industrializados são feitos muitas vezes com a parte amarela da casca do maracujá, bem mais pobre em pectina. Melhor, portanto, fazer a receita em casa. O único inconveniente é que ela rende muito pouco. “Apenas cerca de 7% da casca vira farinha”, revela Sabaa.
Como comentado anteriormente, uma das maneiras mais conhecidas para aproveitar a casca de maracujá é através da farinha de maracujá. Embora já existam muitas versões industrializadas do produto, o mais recomendado é fazer em casa seguindo a receita de como fazer farinha de maracujá.
Passado o tempo, apague o fogo, espere esfriar e o seu doce de casca de maracujá estará pronto para ser consumido! Transfira para uma panela, adicione o açúcar e deixe cozinhar por 1 hora, sempre mexendo, até que chegue no ponto de geleia.
O chá de maracujá é feito com as folhas da fruta que também são ricas nos mesmos nutrientes (ou bem semelhantes), e fica melhor ainda se você conseguir colher as folhas direto do pé para usar fresquinhas. Ele fica mais gostoso e aromático, mas não se preocupe, pois o efeito é o mesmo da versão desidratada.
Qual a diferença entre sensor de movimento e sensor de presença?
Qual a diferença entre despersonalização e desconsideração da pessoa jurídica?
Quanto tempo leva para o cabelo crescer até a cintura?
Como salvar em PDF x1a no Canva?
Como desativar o proxy e firewall?
Qual é a soma de todos os números de 1 a 100?
Quais são os três fatores de risco em laboratórios?
Quais os sintomas de falta de serotonina?
Qual a fórmula molecular da lactoferrina?
Qual foi o Story mais visto do Instagram?
Quantas pessoas com 100 anos no Brasil?
Quais os sintomas da Salmonella em aves?
Quais cursos posso fazer online?
Quais as áreas de especialização em nutrição?
Qual a diferença entre ar condicionado normal e inverter?