O sistema excretor de aves é composto por rins, ureteres e esgoto. Todos os três são responsáveis por eliminar os resíduos do sangue desses animais.
Répteis e aves têm a amônia resultante transformada, no fígado, em ácido úrico – menos tóxico que os outros dois e menos solúvel em água - que será excretado junto com as fezes do animal. A excreção de ácido úrico é uma boa estratégia de evitar perda de água nestes animais terrestres, chamados uricotélicos.
Excreção é o processo pelo qual os produtos residuais do metabolismo e outros materiais sem utilidade são eliminados do organismo. Este processo é realizado pelos pulmões, rins e pele. Não confundir com secreção, quando a substância eliminada pela célula pode ter um fim específico.
O sistema urogenital das aves assemelha-se em diversos aspectos ao sistema urogenital de répteis. Apresentam dois rins do tipo metanéfricos. Cada rim tem um ureter que se abre na cloaca, onde a urina mistura-se com as fezes. A maioria das aves não possui bexiga; exceção aves cursoriais, como o avestruz.
Diante da evidente economia de água, a eliminação de ácido úrico adiciona vantagens importantes a aves e répteis, pois seus embriões se desenvolvem no interior de ovos dotados de casca calcária. Isso impede o dessecamento e a eliminação de resíduos diretamente no meio.
A excreção nos répteis é realizada graças à presença de um par de rins. Estes produzem a urina que é conduzida através dos ureteres até a cloaca ou até a bexiga urinária antes de ser eliminada pela cloaca.
Excretas é a designação biológica empregada aos resíduos nitrogenados produzidos pelo metabolismo, devendo ser eliminados a fim de permitir um estado de equilíbrio interno (homeostase) do organismo, sendo os tipos de excretas nos diferentes grupos de animais: a amônia, a uréia ou o ácido úrico.
Estes sistemas, juntos, foram o aparelho urogenital, pois compartilham órgãos e estruturas anatômicas em comum, como veremos abaixo. Nas aves, o sistema urinário é composto por rins metanéfricos, ureteres e cloaca. Geralmente as aves apresentam rins trilobados, ou seja, dividido em três lobos.
Nesse caso, os resíduos permanecem no interior do ovo. O sistema reprodutor masculino é formado pelos testículos, dutos arquinéfricos, órgãos copuladores e cloaca (HILDEBRAND; GOSLOW, 2006). As aves apresentam um par de testículos suspensos na parede dorsal do celoma através do mesórquio, um mesentério.
Ouvir: Sistema circulatório das aves. Aves e seu sistema circulatório As aves são animais que apresentam respiração pulmonar, circulação dupla e completa. A circulação dupla é uma característica dos animais homeotérmicos e ocorre quando o sangue passa duas vezes pelo coração.
O seu sistema nervoso apresenta doze pares de nervos cranianos, sendo que o seu encéfalo é mais desenvolvido do que nos répteis. As aves possuem os sentidos da visão e da audição muito aguçados, o que lhes permite enxergar de longe o alimento e se comunicar através de sons com outras aves.
Qual é o timbre de voz da Mariah Carey?
Quais direitos de autor podem ser transferidos?
Qual o valor normal da glicemia após o almoço?
Quais são os vasos condutores do reino das plantas?
Onde Passar o Dia dos Namorados 2021?
Como o Profeta Gentileza era visto pela sociedade em que vivia?
Qual é o santo das causas impossíveis e urgentes?
O que o jovem pode fazer para mudar a sociedade?
O que fazer quando tem bexiga hiperativa?
Quais os frutos mais produzidos no Brasil?
Quem representa a autoridade coatora no mandado de segurança?