As combinações de entrada e saída poderiam ser: (1) teclado-tela, (2) teclado-arquivo, (3) teclado-impressora, (4) arquivo-tela, (5) arquivo-impressora, (6) arquivo-arquivo e (7) programa-tela.
Recebe valores digitados pelos usuário, atribuindo-os às variáveis cujos nomes estão em <lista-de-variáveis> (é respeitada a ordem especificada nesta lista). É análogo ao comando read do Pascal.
É equivalente ao comando write do Pascal. De modo semelhante a Pascal, é possível especificar o número de espaços no qual se deseja escrever um determinado valor. Por exemplo, o comando escreva(x:5) escreve o valor da variável x em 5 espaços, alinhado-o à direita.
São exemplos de unidades de entrada de um computador: microfone, teclado, mouse, scanner, leitor de código de barras, máquina fotográfica digital, webcam, joystick e outros acessórios de jogos. São exemplos de unidades de saída de um computador: monitor, caixas de som, impressora e outros.
Dispositivo de saída são dispositivos que exibem dados e informações processadas pelo computador, também chamados de unidades de saída (no inglês input/output - entrada/saída). Por outras palavras, permitem a comunicação no sentido do computador para o utilizador. Exemplos: projetor de vídeo, impressora e monitor.
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Já os dispositivos de saída são os aparelhos usados por um computador para comunicar informações. Estas em formato utilizável ao usuário. Exemplos incluem: monitores de vídeo, alto-falantes, caixas de som, sensores, óculos de realidade virtual e impressoras.
Considera-se as limitações e incertezas que estas podem trazer, desde que oportunas e disponíveis às partes interessadas. Enquanto as variáveis de saída compreendem todos os resultados esperados com a aplicação técnica escolhida.
Principais tipos de dadosDados numéricos. O tipo inteiro (integer) O tipo float.Dados alfanuméricos. O tipo string. Áspas triplas.Operações básicas com strings.Listas.
A entrada/saída de dados compõem esse processo que consiste em receber os dados do mundo real, por meio do que é digitado ou da ação do mouse, por exemplo. Após isso, mostramos a informação processada ao usuário, o que pode acontecer por meio da tela, uma impressão ou ainda a gravação em um arquivo.
Uma entrada é, na informática, uma informação que é recebida por um sistema de modo a ser processada. O conceito aparece sempre associado à saída, isto é, à apresentação dos dados previamente processados para que estes estejam à disposição do utilizador.
Comandos de Saída de Dados
É equivalente ao comando write do Pascal. De modo semelhante a Pascal, é possível especificar o número de espaços no qual se deseja escrever um determinado valor. Por exemplo, o comando escreva(x:5) escreve o valor da variável x em 5 espaços, alinhado-o à direita.
A função mais básica de saída — mais básica que fprintf — é putc (o nome é uma abreviatura de put character). A função recebe um byte e grava-o no arquivo especificado. (Muitas vezes, o byte tem valor entre 0 e 127 e portanto representa um caractere ASCII.)
Por exemplo, quando você digita uma tecla no teclado ou passa o mouse em algum elemento qualquer na tela, você está enviando dados do meio externo para o computador, e esses dados são passados para o programa. Por isso, está ocorrendo uma entrada de dados. Já a saída de dados é o que vai do programa para fora.
"LEIA", é um comando de entrada de dados. Usado para guardar um dado fornecido pelo usuário, seja ele numérico, caractere ou lógico, em uma variável.
Para se ler um long int em C deve-se usar scanf("%ld", &i) . Em C++ com cin basta que a variável seja um long int . Ambas as funções lêem dígitos para formar o número enquanto ele for válido. Se for necessário especificar o número máximo de dígitos, coloque-o após o % .
Entrada, processamento e saída
-Entrada: são os dados de entrada do algoritmo. -Processamento: são os procedimentos utilizados para chegar ao resultado final. -Saída: são os dados já processados.
Existem diversas estruturas de dados utilizadas na programação, as quatro principais são: Listas e suas variações (filas, pilhas, deques, listas circulares…), Árvores e suas variações (binárias, binárias de busca, não binárias…), Grafos, Tabelas Hash, que são largamente utilizadas na implementação de aplicações.
As suas características são: finitas, o algoritmo deve eventualmente resolver o problema; bem definidas: os passos devem ser definidos de modo a serem entendidos; efetivas, deve sempre resolver o que tem para solucionar, antecipando falhas.
O VisuAlg prevê quatro tipos de dados: inteiro, real, cadeia de caracteres e lógico (ou booleano).
Um tipo de dado nada mais que é algo do mundo real que pode ser representado computacionalmente. Por exemplo, os números que pertencem ao conjunto dos números inteiros, os números que pertencem ao conjunto dos números reais, letras, caracteres especiais, acentuação, pontuação, palavras, etc.
Cada linguagem de programação oferece um conjunto de tipos de variáveis, onde os mais comuns são:int: Variável número do tipo inteiro, positivo ou negativo.float: Variável numérica do tipo decimal.double: Variável numérica do tipo decimal de precisão dupla.char: Variável que representa um caractere do tipo texto.
As relações entrada-saída são o tipo mais tradicional de modelos para os sistemas. Elas se baseiam em descrever o sistema como uma entidade que recebe a informação de uma variável externa, a entrada, a transforma e disponibiliza o resultado através de outra variável externa, a saída.
Uma variável é um nome que se refere a um valor. Um comando de atribuição cria uma nova variável e lhe dá um valor. Variáveis são usadas para guardarmos valores que serão usados mais tarde no programa.
Constantes são valores fixos que você utilizará em seu programa e variáveis são valores que precisam variar durante o tempo de execução do seu programa.
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