CABOCLOS DE OBALUAÊ Arranca Toco, Acuré, Aimbiré, Bugre, Guiné, Giramundo, Yucatan, Jupurí, Uiratan, Alho d Água, Pedra Branca, Pedra Preta, Laçador, Caboclo Roxo, Grajaúna, Bacuí, Piraí, Surí, Serra Verde, Serra Negra, Tira Teima, Folha Seca, Sete Águias, Tibiriçá, Viramundo, Ventania, etc.
Caboclos de Omulu
Arranca-Toco, Acuré, Aimbiré, Bugre, Guiné, Gira-Mundo, Iucatan, Jupuri, Uiratan, Alho-d água, Pedra Branca, Pedra Preta, Laçador, Roxo, Grajaúna, Bacuí, Piraí, Suri, Serra Verde, Serra Negra, Tira-teima, Seta-Águias, Tibiriçá, Vira-Mundo, Ventania.
Estes guias são os chefes de falanges, mais existem os demais guias que pertencem a esta linha e trabalham na caridade, são eles: Caboclo Pena Branca, Caboclo Águia Branca, Caboclo Tupã, Caboclo Rompe Nuvem, Caboclo Tamoio, Caboclo Gira Sol e outros.
São eles:Exu Lalu - serventia direta de Oxalá.Exu Tiriri - serventia direta de Ogum.Exu Tranca rua - serventia direta de Oxóssi.Exu Marabô - serventia direta de Xangô.Exus da falange das caveiras - serventia direta de Obaluaê.Exu Gira mundo Exu Gira mundo - serventia direta de Tempo (k tembo).
Na Umbanda, Omolu é o chefe da falange das Almas ou Pretos Velhos.
31 curiosidades que você vai gostar
Para os Yorubás, Omolu é o irmão mais velho de Xangô, o que contexta algumas concepções do Candomblé no Brasil. Na Umbanda, Omolu é chefe da falange dos Pretos velhos que são homenageados hoje 13 de maio, data que se comemora a abolição da escravatura no Brasil.
Obaluaê na Umbanda é um dos sete orixás maiores, e o sincretismo pode variar de acordo com a região do Brasil, mas comumente´é sincretizado com São Lázaro. Ele é o orixá da cura, da saúde e da transformação.
Para que você responda de uma vez por todas a pergunta como saber meu Exu guardião, pesquise pelos terreiros mais próximos de você. Se na sua cidade existir algum, faça uma visita, converse com as pessoas que participam e procure saber o procedimento para descobrir o Exu guardião. Confie sempre na sua intuição.
Os malandros atuam na vibração da força de Ogum – pois são entidades da estrada – e também aparecem sob a regência de Exú na esquerda – como o famoso Zé Pilintra. Eles ainda podem se apresentar na cura, regidos por Oxalá, onde aparecem sem chapéu e com fitinha branca.
Obaluayê é o Rei e Senhor do elemento terra, da matéria ou do mundo material. É conhecido como o Rei das Almas do Ayê, o Senhor das Almas. Enquanto Omulu estanca, estabiliza, paralisa energias, Obaluayê é expansivo, irradiador, transmutador. A morte física, comumente ligada a Omulu é um bom exemplo.
Seus números para sorte: 7 e 14. Obaluaiyê ou Omolu, em sua forma velha, é o Orixá protetor contra as doenças epidêmicas e de pele. Para ter sua proteção, use às segundas-feiras roupas ou peças pretas, vermelhas e brancas e ofereça-lhe pipocas estouradas na areia de praia. Seus números para sorte: 5, 7 e 13.
Ele se manifesta numa tendência autopunitiva muito forte, que tanto pode revelar-se como uma grande capacidade de somatização de problemas psicológicos (isto é, a transformação de traumas emocionais em doenças físicas reais), como numa elaboração de rígidos conceitos morais que afastam seus filhos-de-santo do cotidiano ...
M bicy (conhecida também por Bartira, Burtira ou Isabel Dias) foi uma índia tupiniquim paulista do século XVI.
A forma mais direta para descobrir o Caboclo de Proteção é fazendo uma consulta espiritual online ao Jogo de Búzios. Além de descobrir seu Caboclo de Proteção, são indicadas as Pombagiras e Exús e os Pretos Velhos, revelando como cultua-los.
Qualidades de Ogum na Umbanda:Ogum Matinata.Ogum Beira-Mar.Ogum de Lei Ogum Yara.Ogum Malê ou Malei.Ogum MegêOgum Rompe-Mato.Ogum Sete-Espadas.Ogum Sete-Ondas.
Através da sua data de nascimento, por exemplo 17/11/1994, some todos os números até reduzir a um único algarismo. Nesse caso, teríamos: 1+7+1+1+1+9+9+4=33, e depois faça uma nova soma com o resultado 3+3=6. Então, você descobrirá qual é o seu Odu, que nesse exemplo seria Obará, regido por Oxóssi e Xangô.
Para saber se uma pessoa tem pomba-gira, a primeira coisa que você precisa investigar é se existe mediunidade de incorporação. A maioria das pessoas não sabe, mas existem vários tipos de mediunidade.
Faça a saudação: “Laroiê Exu (ou Pombagira), Exu (ou Pombagira) ê Mojubá!”. Você vai ver que o caminho se abre, as respostas se afirmam. Quer saber mais sobre o trabalho de Marina Gold ou entrar em contato com ela, clique aqui.
Com relação ao título do trabalho "ATOTÔ OBALUAYÊ AJUBERU", cabe uma explicação: significa em síntese, uma saudação ao orixá e um pedido de "licença" por estar chegando, por estar invadindo o espaço sagrado de Obaluayê.
Os filhos de Obaluaê são pessoas sérias, caladas, ingênuas, temperamentais e tendem a ter problemas de saúde, como depressão, manchas na pele ou dores no corpo, mas devem aprender a viver o melhor que puderem com isto. São muito dedicados em tudo que se comprometem em fazer, em especial ao trabalho.
Águia - por sua excelente visão tem a proteção da Dona dos olhos, Euá. Galinha d angola branca - por sua raridade tem a proteção da destemida Obá.
Nomes comuns de Preto Velho na Umbanda
Oxóssi – Pai Antônio da Mata; Obaluaê – Pai Joaquim das Almas; Iansã – Pai Joaquim do Congo; Ogum – Pai Francisco D Angola.
Guia Omolu, Obaluae Ou Preto Velho Jablonex.
Na Umbanda, não só os sacerdotes como também espíritos de muitos desses africanos que se tornaram notáveis em suas lutas, são venerados na linha das almas ou Pretos Velhos. Como entidades, os Pretos velhos trabalham sob égide de Omolú o Orixá guardião das almas.
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