Quais os bens que são impenhoráveis?

Pergunta de André Dinis Coelho em 27-05-2022
(55 votos)

São impenhoráveis os livros, as máquinas, as ferramentas, os utensílios, os instrumentos ou outros bens móveis necessários ou úteis ao exercício da profissão do executado.

Quais são os bens impenhoráveis novo CPC?

Os bens impenhoráveis são os bens que não estão sujeitos à constrição judicial e, por causa disso, não estão sujeitos à execução. A impenhorabilidade está prevista no artigo 833 do Novo CPC.


O que pode ser penhorado em uma residência?

Bens móveis só podem ser penhorados se não forem indispensáveis. ... imediata, abrange o imóvel residencial, os equipamentos, incluídos os de uso profissional, bem como os móveis que guarnecem a habitação do devedor com um mínimo de dignidade, excluídos apenas os objetos...da residência”.

O que não pode ser objeto de penhor?

São impenhoráveis apenas os materiais que possuírem qualidade de móveis, sejam os destinados à construção, porém ainda não utilizados, sejam os provenientes da demolição de algum prédio (art. 84 do CC). De modo diverso, caso a própria obra seja objeto de penhora, haverá a penhorabilidade plena desses materiais.

São absolutamente impenhoráveis Segundo o CPC 15?

De acordo com o CPC/2015, incluem-se nessa hipótese de impenhorabilidade “os equipamentos, os implementos e as máquinas agrícolas pertencentes a pessoa física ou a empresa individual produtora rural, exceto quando tais bens tenham sido objeto de financiamento e estejam vinculados em garantia a negócio jurídico ou ...

BENS IMPENHORÁVEIS - Você sabe quais são?


17 curiosidades que você vai gostar

O que diz o artigo 835 do CPC?

O art. 835 do NCPC acrescentou ao ordenamento anterior o disposto nos §s 1º a 2º , onde trata da ordem de preferência com relação ao dinheiro em espécie com maleabilidade às circunstâncias do caso concreto, bem como estabelece equiparação.

O que diz o artigo 833 do CPC?

XII - os créditos oriundos de alienação de unidades imobiliárias, sob regime de incorporação imobiliária, vinculados à execução da obra. § 1º A impenhorabilidade não é oponível à execução de dívida relativa ao próprio bem, inclusive àquela contraída para sua aquisição.

São exemplos de bens impenhoráveis segundo o artigo 833 do CPC?

São impenhoráveis os livros, as máquinas, as ferramentas, os utensílios, os instrumentos ou outros bens móveis necessários ou úteis ao exercício da profissão do executado.

É possível penhorar o salário?

É possível penhora de parte do salário se a subsistência do devedor não for afetada. Só se revela necessária, adequada, proporcional e justificada a impenhorabilidade da parte do salário do devedor que seja efetivamente necessária à manutenção de sua dignidade e de seus dependentes.



Outras questões

Onde vejo meus pontos Vivo?

Qual é o número para ver os créditos do celular?

Como saber se estou com problema no ouvido?

Qual aplicativo que faz Cartão do SUS?

Quem pode requerer retificação de registro civil?

O que é um distúrbio neurológico?

Para quem fica as astreintes?

Como influenciar seus clientes?

Como copiar dados de várias planilhas para uma só?

Como fazer uma casa para bomba de água?

Como monitorar paciente UTI?

O que colocar na marmita Fit para congelar?

Como montar um combo?

Onde colocar o ar condicionado no quarto?

Como montar um cardápio semanal para marmitex?

Como faço para colocar 3 fotos em uma só?

Como montar um cardápio para confeitaria?

Como fazer um cabo de rede Cat 5?

Onde montar o canto do café?

Qual é a ordem da árvore genealógica?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com