Mais benefícios do vinho: Beber vinho em prol da saúde pode minimizar os efeitos do cigarro no organismo, prevenir doenças cardiovasculares, equilibra a pressão arterial, reduz a formação de cálculos renais e previne gripes e resfriados.
Para bom entendedor, vinho tem hora e lugar. Mas, em matéria de saúde, as opiniões variam muito de acordo com o costume de cada comunidade. Na Itália e no Chile, por exemplo, para citar apenas dois países, toma-se vinho a qualquer momento. Nos países tropicais, o recomendado é que se tome um cálice de vinho ao jantar.
Consumo moderado
Rodrigo afirma que a bebida alcoólica somente causa prejuízos ao organismo de pessoas saudáveis quando há a ingestão em excesso, isto é, se a pessoa consumir mais de uma taça de vinho por dia. Portanto, é importante ressaltar que o consumo do vinho deve ser moderado.
O vinho é uma ótima pedida durante as refeições, pois assim o corpo consegue lidar melhor com a metabolização do álcool da bebida, minimizando efeitos indesejáveis.
Estudos mostraram que consumir álcool antes de ir para a cama reduz a latência do sono, o que significa que uma taça pode, sim, ajudar a dormir mais rapidamente do que o habitual. Isso se deve aos efeitos sedativos do álcool, que variam em intensidade dependendo do teor de álcool no sangue.
34 curiosidades que você vai gostar
Portanto, tomar uma taça de vinho antes de dormir pode emagrecer e manter os níveis saudáveis do seu corpo, conforme explica o médico e fundador da Vinícola Serra das Galés, Sebastião Ferro. “O consumo moderado do vinho pode trazer inúmeros benefícios a saúde como vem comprovando a ciência.
Pesquisadores corroboram a opinião do Dr. Sebastião Ferro:uma taça de vinho se tomada antes de dormir pode auxiliar no sono mais tranquilo. Por isso, ficou constatado que o vinho pode te ajudar a dormir. Isso se deve aos efeitos sedativos do álcool.
Para obter todos os benefícios do vinho para a saúde, a melhor opção é o vinho tinto seco. Embora o branco também tenha muitas propriedades, o seu processo de elaboração não contempla as cascas e as sementes (elas são retiradas), que são a maior fonte de polifenóis da uva.
A maior concentração de polifenóis na bebida está diretamente ligada à coloração escura da casca. Portanto, para quem quer aproveitar os benefícios dos vinhos à saúde, o ideal é optar por variedades tintas, como Cabernet Sauvignon, Malbec e Merlot.
Nesse caso, a recomendação é que o lugar onde você for degustar vinho tenha luz branca. Comece posicionando a taça sobre um fundo branco (toalha, guardanapo, folha de papel). Segure-a pela haste e incline-a para frente. Observe a tonalidade do vinho, da borda do líquido até o centro.
O consumo moderado, que é o recomendado, no qual todos os benefícios acontecem, é de: uma taça (150ml) para mulheres e duas taças (300ml) para os homens – o equivalente a 20 gramas de álcool em um único dia para mulheres e pessoas idosas ou 30 gramas de álcool por dia para os homens.
Sabendo disso, as quantidades clinicamente saudáveis indicadas para colher os benefícios do vinho são de uma taça (aproximadamente 200 ml) para as mulheres e duas taças (entre 300 a 400 ml) para os homens.
Como as bebidas alcoólicas desidratam o corpo, elas interferem na absorção de nutrientes, diminuindo o nível de testosterona no corpo. Com relação aos suplementos, o problema é que o álcool é prejudicial à síntese de proteínas, e, assim, atrapalha a hipertrofia muscular do atleta.
Auxilia na digestão
Ao consumir a bebida junto com a refeição, o vinho diminui os radicais livres na circulação, o que impede a formação de placas de gorduras nos vasos sanguíneos. Além disso, o gás carbônico da bebida facilita a digestão dos alimentos.
Os vinhos tintos, ou melhor, as uvas de que são feitos, contêm uma substância que ajuda a adormecer rapidamente. Encontra-se, na maior parte, em variedades como nebbiolo, cabernet-sauvignon e merlot. O que fazer: beber de 100 a 150 ml de vinho tinto seco 2 horas antes de deitar para dormir.
O seu consumo excessivo não é indicado por causa do álcool e os açúcares, mas apenas uma tacinha diária pode ajudar a emagrecer alguns quilinhos indesejáveis. Beber uma taça por dia ajuda a combater o mau colesterol e isso influência na eliminação da gordura.
O vinho tinto seco é rico em antioxidantes e flavonoides, presentes nas uvas roxas e em outras frutas vermelhas também. Por ter maior concentração de polifenóis, é o mais indicado para quem deseja melhorar a saúde cardiovascular. Já o vinho branco ou até mesmo o rosé apresentam menor potencial antioxidante.
Uma, até duas, taças de vinho tinto por dia pode sim fazer muito bem à saúde. Rica em agentes antioxidantes, a bebida ajuda a fortalecer o organismo, prevenindo diversas doenças, principalmente relacionadas ao coração.
O Cabernet Sauvignon do Chile, por ser cultivado em grande altitude, é o melhor, o mais rico em antioxidantes. Outros vinhos benéficos são Pinot Noir e Shiraz. Os italianos, surpreendentemente, têm concentração média de antioxidantes, e o Zinfandel tinto da Califórnia está entre os de concentração mais baixa.
7 Benefícios do Vinho para a SaúdeProtege o coração. Previne o Diabetes. ... Previne o Diabetes. Previne a Depressão e o Alzheimer. ... Previne a Depressão e o Alzheimer. Melhora a Digestão. ... Melhora a Digestão. Auxilia no Combate à Obesidade. ... Auxilia no Combate a Obesidade. Faz Bem para a Pele.
Basicamente, a grande característica do vinho seco está na quantidade de açúcar presente na bebida. Após o processo de fermentação as leveduras se transformam em álcool grande parte do açúcar composto nas uvas.
Quais são os benefícios do vinho consumido regularmente?Redução da pressão arterial, por conta de sua ação vasodilatadora;Menor volume de colesterol ruim (LDL) circulante no sangue;Maior volume de colesterol bom (HDL) circulante no sangue;Menores riscos de desenvolvimento de tromboses e derrames;
A Nebbiolo, por exemplo, é uma das que mais tem. Os vinhos elaborados com ela, como os Barolos e Barbarescos, induzem melhor o sono do que um feito com a Cabernet Franc, que tem baixa concentração de melatonina. Cabernet Sauvignon e Merlot apresentam uma boa quantidade do hormônio, embora não tanto quanto a Nebbiolo.
O primeiro está lá em Provérbios 31:4,5 que diz: “Não convém aos reis, ó Lemuel; não convém aos reis beber vinho, não convém aos governantes desejar bebida fermentada, para não suceder que bebam e se esqueçam do que a lei determina, e deixem de fazer justiça aos oprimidos.
Em controverso estudo científico traz conclusões bem-vindas a quem gosta de beber todos os dias, em quantidades moderadas.
Qual a região do Brasil que mais faz reciclagem?
Porque o Caixa Tem vai para o WhatsApp?
Quais são as principais características do marketing social?
Quanto tempo dura a bolsa do PET?
Porque as pessoas com síndrome de Down têm a mesma aparência?
O que é uma faixa de rolamento?
Qual a diferença entre urgência e emergência hipertensiva?
Que grupo de animais existe em maior quantidade na Terra?
O que significa taça em Portugal?
O que preciso desenvolver mais?
Pode tomar o chá de hibisco em jejum?
Como o mesmo grupo de seres vivos pode apresentar características tão diferentes?
O que fazer quando o cachorro pega espinho de ouriço?
Quais são as pessoas que podem adquirir DST?
Qual a importância das relações afetivas no desenvolvimento?
Quantos gols Pelé fez em sua carreira?