Além do fenômeno da imunossenescência e das inúmeras alterações fisiológicas que ocorrem nos idosos, eles ainda passam por um estado de imunodepressão secundária ao estado nutricional, decorrente da má absorção dos nutrientes no trato gastrointestinal que passa por alterações significativas ao longo dos anos, como: ...
Na cavidade oral, por exemplo, há a perda da dentição, a diminuição salivar e alterações na deglutição que dificultam a alimentação do idoso, podendo levar até mesmo à desnutrição. Já no reto, por sua vez, as alterações podem causar a perda de controle para evacuação devido a fraqueza muscular.
Segue mencionando que o envelhecimento é percebido em nossa sociedade na aposentadoria, na condição de avós, com a ocorrência de doenças e na viuvez, sendo que as mulheres vivem em média 8 anos a mais que os homens.
De uma maneira geral, os idosos necessitam de menos energia do que a população jovem. Seu metabolismo é mais lento, uma consequência de sua composição corporal alterada, onde ocorre uma diminuição da massa muscular e aumento do tecido adiposo. Estima-se que 30kcal/kg/dia supram as suas necessidades energéticas.
A alimentação dos idosos é influenciada por três fatores: perda dentária, alteração nas papilas gustativas e diferenciação na absorção dos nutrientes necessários para uma vida saudável.
O envelhecimento é um processo gradual e irreversível que provoca a perda funcional e progressiva das funções cognitivas do organismo. É caracterizado por diversas alterações orgânicas, como a redução do equilíbrio, da mobilidade, das capacidades fisiológicas (respiratória e circulatória) e modificações psicológicas.
Em processos básicos como, por exemplo, a reeducação alimentar, além de um cardápio adequado ao dia a dia, a mudança de postura em relação às maneiras de levar a vida, é essencial para o êxito de qualquer dieta.
Conscientizar o beneficiário sobre a importância da mudança de hábitos é fundamental para que ele tenha uma vida longa e saudável. Isso deve ficar bem claro nas campanhas e ações de comunicação da sua operadora. Desenvolver hábitos de vida mais saudáveis pode iniciar mudanças permanentes na vida das pessoas.
" O nutricionista vai auxiliar o paciente a fazer escolhas alimentares saudáveis e tornar isto um hábito que se encaixe na sua rotina e não algo que tenha início e fim, ou que é esquecido no final de semana.
Além de seguir uma alimentação equilibrada, funcional e saudável, aceitar algumas mudanças de hábitos é fundamental para a melhor qualidade de vida. Veja algumas dicas infalíveis para o seu bem-estar!
Como tirar o cordão umbilical de um gato?
Como faço para participar do sorteio da Nota Fiscal?
Como saber se seu intestino está saudável?
É confiável usar o Google Tradutor?
O que precisa para ser enfermeiro do Samu?
O que fazer na aula de redação?
Qual o livro de vendas mais vendido?
O que faz um coordenador de HSE?
Como foi a Semana de Arte Moderna de 1922?
Como é feito o transporte de O2?
Como oferecer um empréstimo por telefone?
Quanto tempo leva para sair de um surto psicótico?
Quais são as formas de recrutamento?
O que precisa para ser Gerente de padaria?
Quando o paciente tem um insight?
Quanto ganha um degustador de sorvete?
O que causa as cores diversificadas nos fogos de artifício?