O Anexo III do Simples Nacional enquadra atividades que vão desde serviços de manutenção, reparos e usinagem até agências de viagem, escritórios contábeis, escolas e empresas médicas, com alíquotas que variam entre 6% e 33% de acordo com a receita bruta.
Empresas do anexo IIIagências de viagens,escritórios de contabilidade,academias,laboratórios,empresas de medicina e odontologia,empresas que prestam serviços de manutenção, reparos e usinagem,escolas, etc.
Como já vimos anteriormente, existem muitas diferenças entre os dois anexos, mas as principais delas são:Anexo III : alíquota inicial de 6% ; não sujeito ao “fator r” ; somente atividades de cunho não intelectual.Anexo V: alíquota inicial de 15,5% ; sujeitos ao “fator r” ; somente atividades de cunho intelectual.
No entanto, se você está em dúvidas sobre sua empresa e quer ter a certeza de que as atividades do seu CNAE se enquadram no Simples Nacional, é possível acessar o site do IBGE para verificar ou, se preferir, gerar um Código de Acesso do Simples Nacional da sua empresa.
O fator R é o cálculo utilizado para determinar em qual Anexo do regime tributário Simples Nacional uma empresa se enquadra. Baseado no seu resultado, atividades pertencentes ao Anexo V podem se enquadrar no Anexo III e, com isso, pagar menos impostos, contribuindo para reduzir seu gasto mensal.
31 curiosidades que você vai gostar
Para saber exatamente em qual anexo enquadrar a sua empresa é necessária uma análise detalhada da atividade exercida durante a prestação de serviços, pois um CNAE pode pertencer a mais de um anexo.
Quais empresas estão enquadradas no Anexo V?Medicina veterinária.Serviços de comissaria, de despachantes, de tradução e de interpretação.Engenharia, medição, cartografia, topografia, geologia, geodésia e testes.Representação comercial e demais atividades de intermediação de negócios.Perícia, leilão e avaliação.
Receita brutaSe a empresa tem 1 ou menos de um mês de atividade, usa-se a receita desse mês e a multiplica por 12 para chegar a uma estimativa;Empresas com 2 a 11 meses estando ativas, usam a fórmula (Receitas Acumuladas / Número de meses corridos) x 12 = receita total.
O Anexo V é usado para calcular os impostos de um determinado grupo de empresas prestadoras de serviços e optantes pelo Simples Nacional.
Para saber qual alíquota sua empresa paga ou pagaria pelo Simples Nacional, basta consultar os anexos aqui no blog:Anexo I — para empresas do comércio.Anexo II — para indústrias.Anexo III — para empresas de serviços como instalação, manutenção, viagens e odontologia.
O anexo IV da tabela do Simples Nacional é destinado às empresas que prestam serviços.
...
Empresas do anexo IVlimpeza,vigilância,obras de engenharia em geral,construção de imóveis,execução de projetos e serviços de paisagismo, bem como decoração de interiores;serviços advocatícios, etc.
Como calcular a alíquota do ISS Simples Nacional?encontre o valor da receita bruta do seu negócio dos últimos 12 meses;multiplique esse valor pela alíquota apontada no Anexo do Simples Nacional correspondente ao seu ramo de atividade;subtraia pela parcela dedutível, também identificada no mesmo anexo;
A diferença nos anexos esta no calculo do imposto, mais precisamente no INSS.
O Anexo IV da tabela do Simples Nacional é destinado às empresas de Serviços: empresas que fornecem serviço de limpeza, vigilância, obras, construção de imóveis, serviços advocatícios. Percentual destinado a cada Tributo de acordo com a sua respectiva Faixa.
Assim, considerando os dados anteriores, podemos observar que a tabela do Simples Nacional a ser utilizada é o Anexo II. De acordo com o Anexo II, é preciso consultar a receita bruta da empresa que, no caso, encontra-se na segunda faixa (de R$ 180.000,01 a R$ 360.000,00).
Quem se enquadra? Esse anexo é voltado às atividades que estão relacionadas ao comércio. Nela, podem se enquadrar estabelecimentos varejistas em geral e também lojas que vendem no atacado. Sendo assim, quem compra produtos para revender, também tem sua empresa neste anexo.
Empresas do anexo II
Podem ser fábricas, indústrias, empresas industriais e aquelas que vendem mercadorias industrializadas.
O primeiro passo é acessar o site oficial da Receita Federal, informar o CNPJ de sua empresa ou daquela que deseja obter informações e por fim clicar em consultar. Feito isso, será gerado um documento mostrando diversos campos, dentre eles o relacionado ao Simples Nacional.
Os serviços abrangidos pelo Anexo IV são os seguintes:construção de imóveis e obras de engenharia em geral, inclusive sob a forma de subempreitada, execução de projetos e serviços de paisagismo, bem como decoração de interiores;serviço de vigilância, limpeza ou conservação; e.serviços advocatícios.
Alíquotas do Anexo IV
No Anexo IV do Simples Nacional, as alíquotas praticadas variam entre 4,50% e 33% de acordo com a receita bruta.
Receita brutaSe a empresa tiver apenas 1 mês de atividade, pegue a receita desse primeiro mês e a multiplique por 12;Se a empresa tiver menos de 12 e mais de 1 mês de atividade, use a fórmula (Receitas Acumuladas / Número de meses corridos) x 12 = receita total.
Quais são os 5 anexos do simples nacional?Anexo I – Setor de comércio.Anexo II – Setor Industrial.Anexo III – Prestadores de serviço.Anexo IV – Prestadores de serviço.Anexo V- Prestadores de serviço.
Como o governo inglês realizou a colonização da América *?
Quais são os fatores que influenciam na taxa de câmbio?
Como o esqueleto hidrostático ajuda na escavação?
Qual é a definição disponível para a governabilidade?
O que acontece com o excesso de carboidratos?
Por que o Deku chama o Bakugou de Kacchan?
Porque os bolcheviques derrubaram o governo provisório?
Quais foram os fatores que estimularam o chamado milagre econômico?
Como funciona a pinça de freio da moto?
Como funciona a posse de arma de fogo?
Qual a taxa de juros da poupança do Banrisul?
Quando faz portabilidade precisa cancelar o plano?
Como funciona a placa fria da geladeira?
Como funciona uma mídia social?