O Plano Real trouxe uma proposta menos imediatista, tratando primeiro a causa (inflação) e, depois, os efeitos (aumento dos preços). Em 1993, o governo freou a impressão de dinheiro, reduziu gastos, vendeu empresas públicas e aumentou impostos para elevar a receita.
O Plano Real também promoveu a desindexação da economia, isto é, preços e valores não teriam reajuste diário baseado na inflação, uma vez que esse reajuste contínuo era uma das causas da hiperinflação brasileira. A proposta do governo foi desindexar a economia da inflação e indexá-la ao dólar, uma moeda estável.
Então, com as medidas do Plano Real, a primeira consequência foi a baixa na inflação. Em julho de 1994, ela atingiu menos de 10%. Ademais, a medida pareou a moeda brasileira com o valor do dólar. E também, melhorou a relação econômica do Brasil com outros países, por conta da maior segurança na moeda.
Economicamente, os efeitos do Plano Real foram o controle da inflação e dos gastos públicos, bem como a estabilização da economia brasileira, principalmente com uma moeda nova e fortalecida circulando no mercado. Ao ser implantado, o real equivalia a 1 dólar.
Foi assim com o cruzado (1986), o cruzado novo (1989) e o cruzeiro (1990). De acordo com economistas da época, a dificuldade em vencer a inflação estava no fato de que ela se tornara inercial, ou seja, estava relacionada à expectativa da sociedade.
40 curiosidades que você vai gostar
Há 20 anos, o Plano Real controlou a inflação e estabilizou a economia do país. Temendo uma explosão de consumo, o Banco Central jogou a taxa de juros nas alturas. Com isso a economia perdeu fôlego, deixando de criar emprego e renda.
O Plano Real teve três principais etapas, o ajuste fiscal, a implementação da Unidade Real de Valor e o lançamento do Real (URV). Essas fases tinham o objetivo de estabilizar os gastos do governo e de desindexar a moeda à inflação passada para então introduzir a nova moeda, o Real.
O real foi criado no governo Itamar Franco, em 1994, para resolver uma das maiores crises inflacionárias do mundo. Na época das maquininhas de remarcar, os preços chegavam a subir três mil por cento ao ano no Brasil. O Plano conseguiu reduzir a inflação a níveis aceitáveis.
Sua criação e a estabilização da economia do Brasil permitiu avanços ao longo dos últimos 25 anos, como a formalização do mercado de trabalho; o país passou de devedor a credor do Fundo Monetário Internacional (FMI); a desigualdade social diminuiu e a economia brasileira foi elevada a grau de investimento pelas ...
Pode beber quando está com ponto?
Qual a diferença entre erisipela?
Quais os motivos que levam a mãe perde a guarda dos filhos?
Como saber se o sangue é compatível para ter filhos?
Quais são as palavras de adjetivos?
O que são variáveis na pesquisa científica?
Quando é cabível a carta testemunhável?
Como devo tomar Complexo B comprimido?
Quais são os profissionais que fazem parte do programa NASF?
Qual é melhor Bepantriz ou Bepantol?
Até quando posso retificar a DCTF?
Qual o custo para se montar uma granja?
Quais os tipos de sistemas lineares?
Qual a contribuição de Vygotsky na compreensão do pensamento simbólico?