A maneira mais eficaz de evitar uma DST é através do uso de preservativos em todo tipo de relação sexual, seja ela oral, vaginal ou anal. O preservativo, além de proteger contra essas doenças, ainda funciona como método contraceptivo, ou seja, evita uma gravidez indesejada.
Camisinha é um método contraceptivo do tipo barreira. Feita de látex ou poliuretano, impede a ascensão dos espermatozoides ao útero, prevenindo uma gravidez não planejada. Também é eficiente na proteção contra doenças sexualmente transmissíveis (ISTs), como AIDS e HPV.
Os métodos contraceptivos são métodos que evitam a gravidez indesejada e devem ser escolhidos com a ajuda de um profissional e em comum acordo entre o casal. Os métodos contraceptivos são utilizados por pessoas que têm vida sexual ativa e querem evitar uma gravidez.
A camisinha é descartável e o material do preservativo é composto por látex ou poliuretano. Além de prevenir uma gravidez indesejada, previne também contra doenças sexualmente transmissíveis (DST).
Contraceptivos de barreira
O uso da camisinha (masculina ou feminina) em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) é o método mais eficaz para evitar a transmissão das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), do HIV/aids e das hepatites virais B e C. Serve também para evitar a gravidez.
Pílula contraceptiva oral combinada: ou simplesmente pílula, como é conhecida popularmente, é um método contraceptivo composto por diferentes tipos de hormônios, que servem para inibir a ovulação e evitar a gravidez.
Os métodos contraceptivos definitivos consistem na esterilização permanente e pode ser realizado tanto nos homens quanto nas mulheres, impedindo assim, que os espermatozoides cheguem ao óvulo.
Podemos mencionar cinco tipos de métodos contraceptivos, e cada eficácia pode ser maior ou menor. Veja só: métodos contraceptivos naturais — são aqueles que envolvem a abstinência ou que a mulher conheça bem o ciclo menstrual, parte essencial do sistema reprodutor feminino. Podem ser falhos e não protegem contra as DSTs;
A vacinação preventiva é um dos métodos mais eficazes para prevenir a transmissão de determinadas DST. A infecção causada pelo vírus da hepatite B é frequentemente transmitida sexualmente e a vacinação contra a hepatite B é recomendada para todos os pacientes não vacinados submetidos à triagem das DST.
O DIU é método contraceptivo do tipo mecânico e pode ser de cobre ou hormonal (SIU). O DIU de cobre possui uma estrutura metálica com ação espermicida intrauterina, impedindo que o espermatozoide alcance o óvulo e apresentando uma eficácia contra a gravidez de 99,6%.
Como deixar o papel sulfite mais duro?
Quem toma prednisona pode comer chocolate?
Quais são as características do nível pré-silábico?
Qual o dia mais quente de 2022?
Onde devem ser instalados os fornos?
Quais os sintomas do consumo excessivo de álcool?
O que é uma prática educativa?
Quais são os 7 patrimônios naturais do Brasil?
O que quer dizer resultado negativo Bacenjud?
O que é Presença digital Cite 3 exemplos?
Quais os rios mais profundo do Brasil?
O que é uma pesquisa de mercado?
Quais são as principais características do esporte de rendimento?
Quais os principais microrganismos estudados na microbiologia?
Como se pesar da forma correta?