Quais são os principais tipos de licença para softwares?Licença para aquisição perpétua. Esse é um dos tipos mais tradicionais de licença de uso para softwares. ... Licença para uso temporário. ... Licença para software livre. ... Licença Open Source. ... Licença para aluguel. ... Licença para SaaS.
LICENÇA DE USO
Licenças de uso, por sua vez, permitem a utilização de um determinado software em apenas uma máquina e incluem atualizações, mas também não preveem o direito a manutenção. Essas licenças devem ser adquiridas em conjunto ou isoladamente, compreendendo as taxas de administração da plataforma obtida.
A licença de uso é um serviço de acesso ao e uso do Sistema. A Licenciada não adquire titularidade ou qualquer outro direito sobre os programas sob os quais rodam os serviços do Sistema além dos expressamente previstos neste Contrato.
MIT, Apache 2.0, e GPLv3 são as licenças open source mais populares, mas há outras opções disponíveis. Você pode encontrar o texto completo destas licenças e instruções de como usá-las, em choosealicense.com. Quando você criar um novo projeto no GitHub, será dada a opção de adição de uma licença.
Algumas das licenças livres mais populares são:GPL ou GNU General Public License (veja também a GPL em português e aCC GPL no site do Governo Brasileiro)Licença BSD.MPL ou Mozilla Public License.Apache License.
43 curiosidades que você vai gostar
Assim, o software livre é aquele cujo usuário possui liberdade para alterar e executar o programa como ele bem quiser; a pessoa é livre para usá-lo em qualquer tipo de situação. O GNU Linux, o Libre Office, o Gimp, o Mozilla Firefox, entre outros, são exemplos de software livres.
As licenças de software livre permitem que o desenvolvedor/criador abdique de alguns direitos seus, estabelecidos pelo copyright, determinando quais são esses direitos e suas condições de aplicação. Este documento (licença de software livre) é normalmente distribuído junto com o código-fonte do software.
GNU General Public License (Licença Pública Geral), GNU GPL ou simplesmente GPL, é a designação da licença para software livre idealizada por Richard Stallman em 1989, no âmbito do projeto GNU da Free Software Foundation (FSF).
Já as licenças non-copyleft, também chamadas de licenças permissivas, não tem estes requisitos. Elas permitem que você licencie o código sob outra licença, inclusive para uma versão comercial. Ou seja, você pode alterar um código de licença permissiva e não liberar as suas alterações.
Dentre as licenças abaixo, indique qual é a licenças mais permissiva, conhecida como licença de Cultura Livre: A. CC-BY: esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
São obras de livre uso, pois não estão sob domínio de direito autoral. Os direitos autorais duram até 70 anos contando do primeiro ano de falecimento do autor. Vale dizer que, apesar das imagens que entraram em domínio público serem de “livre uso”, existem os direitos morais.
De acordo com a CLT, como as licenças remuneradas são:Licença-maternidade;Licença-paternidade;Licença para casamento;Licença para óbito, e.Licença militar.
Podemos definir o que é licenciamento de produtos digitais como uma modalidade em que se adquire os direitos de reprodução, distribuição e comercialização de algum material em ambiente virtual. Essa licença é concedida pelo autor ou produtor original da obra.
Licenças Creative Commons: saiba mais sobre issoCC0 – Domínio Público. ... Atribuição CC BY. ... Atribuição-CompartilhaIgual CC BY-SA. ... Atribuição-SemDerivações CC BY-ND. ... Atribuição-NãoComercial CC BY-NC. ... Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual – CC BY-NC-SA. ... Atribuição-SemDerivações-SemDerivados – CC BY-NC-ND.
Com a garantia destas liberdades, a GPL permite que os programas sejam distribuídos e reaproveitados, mantendo, porém, os direitos do autor. A LGPL é uma licença de software livre, que foi com o objetivo de ser um meio-termo entre a GPL e licenças mais permissivas, como por exemplo a BSD ou a MIT.
Elas são as licenças mais utilizadas para softwares de código aberto tendo como principal diferença que a GPL requer que seus derivados sejam licenciados por ela também. Enquanto que a BSD só pede que os autores do código base sejam reconhecidos.
A licença BSD permite que o software distribuído sob a licença, seja incorporado a produtos proprietários. Trabalhos baseados no material podem até ser liberados com licença proprietária.
A GPL é a principal licença da fundação e é frequentemente chamada abreviadamente de GNU GPL, ela é utilizada pela maioria dos programas do Projeto GNU assim como muitos outros programas de software livre que não são parte dele.
A GPL baseia-se em 4 liberdades, são elas:Liberdade 0 - Liberdade para o programa para quaisquer propósitos;Liberdade 1 - Liberdade para estudar como o programa trabalha e adaptá-lo às suas necessidades. ... Liberdade 2 - Liberdade de redistribuir cópias de forma que você possa ajudar outras pessoas.
Assim, copyleft praticamente significa "cópia autorizada". Ainda há o trocadilho com a "Todos os direitos reservados", sempre ao lado do símbolo de copyright. No caso do "copyleft", a frase transforma-se em "All rights reversed", ou seja, "Todos os direitos invertidos".
A Definição de Software Livre, escrito por Richard Stallman e publicado pela Free Software Foundation (FSF), define software livre como sendo software que garante que os usuários finais têm a liberdade de uso, estudar, partilha e modificar esse software. ... FSF publica uma lista de licenças que cumpram esta definição.
A liberdade de executar o programa significa que qualquer tipo de pessoa ou organização é livre para usá-lo em qualquer tipo de sistema computacional, ou para qualquer tipo de trabalho e propósito, sem que seja necessário comunicar ao desenvolvedor ou qualquer outra entidade específica.
Quanto a software livre, é correto afirmar: O desenvolvedor pode revogar uma licença desde que ela tenha sido distribuída gratuitamente. Programas e serviços derivados de um código livre, quando associados aos conceitos de copyleft, podem ser convertidos em licença não-livre pelo usuário ou distribuidor.
Você utiliza mais software livre do que imagina: conheça 11 programas e serviçosAndroid. Um dos mais famosos é o sistema operacional móvel do Google, o Android, que é baseado no Linux. ... Firefox. ... Terminais eletrônicos. ... LibreOffice e Open Office. ... GIMP. ... Audacity. ... VLC. ... Declaração do Imposto de Renda.
Como o handebol é visto pelos brasileiros?
Como o sistema nervoso atua no sistema cardiovascular?
Como é chamado o medo do futuro?
Como o sistema nervoso atua na puberdade?
Como lidar com uma pessoa frustrada?
Como o sistema imune combate às células tumorais?
Como atua o repolho roxo no experimento?
Como o sistema nervoso central controla a pressão arterial?
Qual é o nome da brincadeira de Pedrinha?
Qual é o nome do livro sagrado dos hebreus?
Como o handebol chegou ao Estado do Ceará?
Qual o nome do lugar que Jesus foi batizado?
Qual o nome se dá ao local onde se desenvolve a vida na Terra?
Porque Jesus é chamado de o Filho do Homem?