Os Indicadores de Rentabilidade demonstram o quanto renderam o investimento, ou seja, o grau de êxito econômico da empresa. Dentre o grupo dos Indicadores de Rentabilidade pode ser considerado a Margem Bruta, Margem Líquida, Giro do Ativo, Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE) e Retorno sobre o Ativo (ROA).
O índice de ativos (x) realiza o cálculo da rentabilidade de um ativo, do investimento que foi realizado, independente da fonte dos recursos. Para o cálculo desse índice, multiplique o lucro líquido (LL) por 100, e em seguida, divida pelo valor do ativo (VA). A fórmula fica assim: x = (LL * 100) / VA.
Como calcular Para chegar à rentabilidade, basta você dividir o lucro da empresa em um determinado período pelo valor do investimento inicial (ou o valor atual do negócio). O resultado em percentual representará a rentabilidade do seu empreendimento no período correspondente.
Os índices de rentabilidade são ferramentas que ajudam a verificar se a empresa está dando retorno financeiro ou não. Assim, ter esse controle é fundamental para o sucesso da organização – ajudando a seguir no caminho certo ou a descobrir que é necessário mudar as estratégias adotadas para melhorar seu desempenho.
Os índices de rentabilidade demonstram se uma empresa dá ou não lucro. Eles servem como indicadores de desempenho de um negócio e podem ser três: índice de margem, índice de ativos e retorno de capital. Para conhecer cada um deles, continue a leitura!
Os índices de rentabilidade demonstram se uma empresa dá ou não lucro. Eles servem como indicadores de desempenho de um negócio e podem ser três: índice de margem, índice de ativos e retorno de capital.
A principal diferença é que a lucratividade se resume ao cálculo do retorno imediato de vendas em um período específico, enquanto a rentabilidade representa o retorno relativo ao investimento total do negócio, sendo calculada a longo prazo. Vamos utilizar a mesma loja de óculos como exemplo.
Calcular viabilidade de uma empresa é uma prática indispensável para que se possa compreender se o modelo de negócio em questão tem potencial para gerar lucros e, portanto, deve ser levado adiante. Para isso, existem 4 indicadores que precisam ser mensurados e acompanhados.
Uma planilha de viabilidade de uma empresa pode ser bastante útil para analisar se vale a pena investir no seu modelo de negócio. Com esse tipo de ferramenta, é possível fazer cálculos complexos de maneira simples e automática. Assim, ao adotar uma planilha de viabilidade de uma empresa, você não perde tempo resolvendo fórmulas à mão.
Aumente sua presença nas redes sociais, divulgue seus produtos e sua marca, busque novos clientes e fidelize a sua cartela. Dessa forma, sua empresa conseguirá vender mais, aumentando a rentabilidade. Tornar a sua empresa mais eficiente passa por avaliar os custos internos em relação ao resultado das suas ações estratégicas.
Quais são as reações do bisoprolol?
Quem tem artrose no quadril pode subir escadas?
Onde dar entrada seguro desemprego BH?
O que estraga a roupa na máquina?
Quanto tempo dura uma bombinha de asma?
Porque lameque foi castigado setenta vezes sete?
Tem que colocar óleo na água do macarrão?
O que sugerir para aumentar a segurança no trabalho?
O que foi a Guerra Fria e suas principais características?
Com quantos dias pode banhar uma cachorra parida?
Como se chama a mistura de negros e indígenas?