Os tributos sujeitos a retenção na fonte são: ISS (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza); INSS (Instituto Nacional do Seguro Social); IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte);
...
1.4 – Retenção das Contribuições – PIS/COFINS/CSLLCSLL – 1,0%PIS – 0,65 %COFINS – 3,0%CSRF/PCC – 4,65%
As empresas optantes pelo Simples Nacional que prestarem serviços através da contratação de mão-de-obra ou empreitada, encontram-se sujeitas à retenção referente ao valor bruto do documento fiscal, correspondente à prestação do serviço prestado.
É dispensada a retenção do imposto de renda quando o cálculo do percentual for de valor inferior a R$ 10,00 (dez reais) e quando a empresa prestadora do serviço for optante pelo SIMPLES (Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte).
A retenção na fonte de ISS à empresa Optante Pelo Simples Nacional é permitida se as atividades atendem as disposições do art. 3º da LC 116/2003 e o art. 21, § 4º da LC 123/2006. A alíquota aplicada sobre a retenção é no mínimo de 2% e no máximo de 5%, e observando o teto disposto na legislação.
11 do Decreto n° 17.174/2009, os responsáveis tributários efetuarão a retenção na fonte do ISS de acordo com a alíquota informada pelo prestador do serviço no documento fiscal emitido. Caso a alíquota aplicável não conste no respectivo documento fiscal, a retenção deverá ser efetuada pela aplicação da alíquota de 5%.
43 curiosidades que você vai gostar
§ 4o Caso tenha havido a retenção na fonte do ISS, ele será definitivo e deverá ser deduzida a parcela do Simples Nacional a ele correspondente, que será apurada, tomando-se por base as receitas de prestação de serviços que sofreram tal retenção, na forma prevista nos §§ 12 a 14 do art.
O valor de impostos no Simples Nacional é de 9,3% do faturamento. Ao optar pelo Simples Nacional, a microempresa paga todos os impostos em uma única guia (DAS), com alíquotas adequadas ao seu faturamento e segmento.
Simples Nacional está dispensado da retenção das contribuições sociais. A Receita Federal dispensa a pessoa jurídica tomadora de serviços, optante pelo Simples Nacional (LC 123/2006) de efetuar a retenção das contribuições sociais, de que trata o artigo 30 da Lei nº 10.833/2003.
Neste âmbito, fazemos uma sinopse destas retenções obrigatórias. A fonte pagadora, no pagamento de salário, indenização sujeita à tributação, ordenado, vencimento, comissões, soldo, pro labore e outras remunerações (inclusive aluguéis), deverá reter o respectivo imposto de renda na fonte, conforme a tabela vigente.
Qual foi a causa da separação dos continentes?
Qual o valor do Prisma 2014 hoje?
O que pode ser muco nas fezes?
Como funciona o seguro desemprego acumulativo?
Como limpar sapato de camurça com bicarbonato?
Quanto tempo leva para fazer uma definitiva?
O que é um texto em prosa e em verso?
O que é uma ação judicial coletiva?
Como dormir quem tem trombose?
Qual a diferença entre firmeza e assentamento?
Como tomar antibiótico antes ou depois de comer?
Qual é a rede social mais antiga do mundo?
Como saber se meu notebook tem LED?