468 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, pois representa uma alteração contratual que prejudica o funcionário da empresa. Além disso, as gratificações/bonificações integram o salário do empregado (férias, 13º salário, entre outros), sujeitando-se à incidência dos encargos sociais, como: INSS e FGTS.
Segundo a Súmula 372 do Tribunal Superior do Trabalho, o período de uma década recebendo a gratificação é suficiente para garantir a sua incorporação no salário do trabalhador.
As Gratificações e Adicionais são vantagens concedidas ao servidor decorrentes: (I) do exercício de função especial; (II) da gratificação natalina; (III) do exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas; (V) da prestação de serviço extraordinário; (VI) de serviço noturno; (VII) adicional de férias; (VIII) ...
457, §1º dispõe que a gratificação, se habitual, irá integrar ao salário do empregado, e portanto deverá integrar no pagamento das demais verbas trabalhistas, tais como 13º salários, férias entre outros e não às ajudas de custo.
Imposto de Renda incide sobre gratificação por tempo de serviço. Incide Imposto de Renda sobre os valores pagos como gratificações por liberalidade e por tempo de serviço. ... Para ele, é ilegal a incidência do IR nesse caso porque os valores recebidos não representam acréscimo patrimonial.
A gratificação é uma vantagem pecuniária atribuída precariamente ao servidor que está prestando serviços comuns da função em condições anormais de segurança, salubridade ou onerosidade, ou concedida como ajuda aos servidores que reunam as condições pessoais que a lei especifica.
É importante salientar que todas as gratificações ou bonificações concedidas deverão obrigatoriamente ser lançadas em folha de pagamento, sujeitando-se à incidência dos encargos sociais de INSS e FGTS.
A gratificação pode ser concedida por vontade do empregador ou ajustada, entre o empregador e o funcionário, conforme rege a lei. No entanto, a lei trabalhista não estipula um valor fixo para a gratificações, nem estabelece como esta forma de pagamento será efetuada.
A folha de pagamento é composta, também, por proventos/vencimentos, isto é, os valores de ganho do colaborador. Entenda mais sobre os principais: É a importância fixa, devida e paga pelo empregador ao seu empregado em razão do trabalho realizado e tempo à disposição.
Caso a previsão de pagamento das gratificações/bonificações tiver prazo indeterminado, os valores estipulados deverão ser obrigatoriamente pagos, sob pena de nulidade deste ato, nos termos do art. 468 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, pois representa uma alteração contratual que prejudica o funcionário da empresa.
Quanto tempo dura a vacina contra cinomose?
Quais são os tipos de agricultura comercial?
É necessário tomar 8 copos de água por dia?
Quais são os benefícios da industrialização?
Quais são os critérios para cabimento de liminar numa ação constitucional?
Qual é o nome de uma árvore pequena?
Quanto ganha o homem mais rico do mundo?
O que a Bíblia diz sobre falar em línguas?
Quando a Covid-19 foi caracterizada pela OMS como uma pandemia?
Quais são os elementos básicos das artes visuais?
Quanto custa assinatura da Folha impressa?
Como tirar a nicotina da barba?
Qual a diferença entre a Hatha Yoga e Vinyasa?
Qual a diferença entre desenho projetivo e não projetivo?
Quem faz mapa astral dos famosos?
Quais são os componentes vivos e Não-vivos de um ecossistema?
Quais as características do Período Clássico na história da arte?