A insulina e o glucagon são hormônios produzidos pela parte endócrina do pâncreas e atuam no controle da glicemia no sangue. Esses dois hormônios atuam de formas opostas, enquanto um aumenta a concentração de glicose na corrente sanguínea, o outro a diminui.
Diabetes é uma doença causada pela falta ou má absorção de insulina, hormônio que promove o aproveitamento da glicose como energia para o nosso corpo.
O glucagon possui ação antagônica à ação da insulina. Enquanto a insulina garante que os níveis de glicose caiam, o glucagon aumenta os níveis de glicose no organismo. A insulina é um hormônio produzido pelas células beta do pâncreas, uma glândula mista que produz suco pancreático e os hormônios insulina e glucagon.
A insulina, um hormônio secretado pelo pâncreas (um órgão que fica atrás do estômago que também produz enzimas digestivas), controla a quantidade de glicose no sangue. A glicose na corrente sanguínea estimula o pâncreas a produzir insulina. A insulina ajuda a transportar a glicose do sangue para dentro das células.
Os ovários produzem dois importantes hormônios sexuais, o estrógeno e a progesterona, os quais estão relacionados com a reprodução. O estrógeno é um hormônio que garante o crescimento, desenvolvimento e manutenção dos órgãos reprodutivos.
Cada pessoa possui capacidades diferentes, sejam psicológicas, físicas ou emocionais, o que faz com que tenham vidas diferentes e únicas. Contudo, nalguns casos, é possível que alguma dessas capacidades não se tenha desenvolvido ou que se tenham perdido, falando-se então de deficiência.
Além destes três grandes tipos de deficiência, outras classificações menos conhecidas distinguem entre: Fala-se de deficiência quando se apresentam alterações, de forma previsivelmente permanente e intensa, no comportamento adaptativo ou de relação.
Líderes de organizações de pessoas com deficiência passaram a contestar a expressão “pessoa deficiente”, alegando que ela sinalizava que a pessoa inteira seria deficiente. Ganhou terreno o termo “pessoas portadoras de deficiência” nos países de língua portuguesa. Pela lei do menos esforço, logo foi reduzido para “portadores de deficiência”.
O diagnóstico oriundo da área da medicina e da psicologia define o deficiente mental como: pessoas que apresentam dificuldades psicológicas devido a patologias orgânicas neurológicas. A origem dessa patologia orgânica está na gestação com problemas ou parto dificil.
O que visitar em verona 1 dia?
Quais os tipos de whisky Ballantines?
O que é o endereço de faturação?
Quais são os elementos formais do Estado?
Quem pintou Judite decapitando?
Qual a diferença de imposto de renda de pessoa física e jurídica?
Qual o máximo de memória RAM DDR2?
Qual a diferença de idolatria para adoração?
Como fazer transferência de 100 mil reais?
Quem são os espíritos obsessores?
Para que serve a chave abaulada?
Quantos km tem a Praça dos Girassóis?
Quais são as características da organização linear?
Qual a finalidade do código de autorregulação da ANBIMA?