Enquanto a insaturada recebe o apelido de “gordura boa” e a saturada, quando consumida na dose certa, tem sua importância para o organismo, a gordura trans não é recomendada em nenhuma quantidade.
Para a nutricionista Ana Maria Lottenberg, a gordura trans, que também se chama gordura vegetal hidrogenada, é a mais prejudicial à saúde. Esse tipo de gordura aumenta o colesterol total e o colesterol “ruim”. Em longo prazo, as consequências disso aparecem e podem surgir doenças como infarto e derrame cerebral.
Gorduras mais saudáveis:
Gorduras insaturadas são reconhecidas como “gorduras boas” e há dois tipos: monoinsaturadas e polinsaturadas. As gorduras monoinsaturadas encontram-se, por exemplo: Azeite. Óleo de amendoim.
Gorduras saturadas:
Chamadas informalmente de “ruins”, elas contribuem com o aumento das gorduras no sangue e, assim, colaboram para o aumento do colesterol e maior risco de desenvolvimento de doenças do coração.
Desse total, 10% no máximo (menos que 22 g) devem ser provenientes das gorduras saturadas, destaca Casanova. Já as pessoas que têm colesterol alto, esse valor cai para 7%, de acordo com a 4ª Diretriz Brasileira Sobre Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia.
30 curiosidades que você vai gostar
A gordura trans é tão ou mais perigosa que a saturada. Ela aumenta os níveis de colesterol ruim (LDL-c), o que causa o depósito de placas nos vasos sanguíneos e o desenvolvimento de hipertensão arterial, doenças cardíacas e AVC.
O que são tipos de gordura ruins? Além das gorduras boas que você acabou de conhecer, também existem as gorduras consideradas “ruins”, que devem ser consumidas com moderação por estarem associadas à algumas doenças. Essas gorduras são as do tipo saturadas e trans.
As gorduras boas para o coração são as gorduras insaturadas, encontradas no salmão, no abacate ou na semente de linhaça, por exemplo. Essas gorduras são divididas em dois tipos, monoinsaturadas e poliinsaturadas, e em geral são líquidas à temperatura ambiente.
As gorduras insaturadas (mono e polinsaturadas), também conhecidas como gorduras do bem, possuem duplas ligações de carbono. São de origem vegetal e líquidas na temperatura ambiente. Alguns alimentos ricos em gorduras do bem são os peixes, as castanhas e sementes, os azeites, o abacate e o côco.
As 10 gorduras mais saudáveis para o seu corpoÓleo de coco.Azeite de oliva.Peixes.Castanhas.Ovos.Carnes grass fed Laticínios integrais.Chocolate amargo.
“Com bom senso e equilíbrio na escolha, azeite de oliva, óleo de canola, nozes, amêndoas, castanhas e abacate, óleo de girassol, milho e soja, salmão, atum, sardinha e linhaça são ótimas fontes de gorduras do bem e consideradas essenciais para a saúde”, sugere Camila.
Segundo Chueire, a gordura boa é a gordura insaturada, que está muito ligada com a saúde do coração. "Ajuda a diminuir os triglicerídeos e o colesterol e ainda contribui para elevar o colesterol bom.
O óleo de coco é o melhor óleo para fritura. Estudos mostraram que, mesmo após oito horas de fritura contínua a 180 ° C, sua qualidade não se deteriora. Mais de 90% dos ácidos graxos do óleo de coco são saturados, o que o torna muito resistente ao calor.
Entenda os diferentes tipos de gordura a seguir.Saturadas: são aquelas que em excesso aumentam o risco de dislipidemia, promovendo o aumento dos níveis de colesterol total e LDL (colesterol ruim). ... Monoinsaturadas: ajudam a controlar os níveis de colesterol. ... Poli-insaturadas: representadas pelo ômega-3 e pelo ômega-6.
Quais os melhores óleos para cozinhar?Óleo de coco extravirgem. É o óleo extraído do coco e é essencialmente composto por gorduras, e em maior parte pela saturada. ... Manteiga. Embora seja vista por muitas pessoas como vilã, se consumida com moderação, pode ser benéfica. ... Azeite de Oliva Virgem. ... Óleo de abacate. ... Óleo de palma.
A principal corrente da ciência da nutrição diz que a gordura saturada em excesso aumenta os níveis de colesterol no sangue, o que pode entupir as artérias e aumentar a chance de um ataque cardíaco ou derrame.
“Usar óleos vegetais é sempre melhor, pois eles têm um ponto de fumaça alto, que é a temperatura limite para degradação do ingrediente durante a fritura”, indica Lucas Silva Santana, do Temaki Fry.
Estudos científicos revelam que banha de porco vence óleo de soja em vários índices e dosagens de colesterol; produtora de banha suína defende retorno saudável à tradição. ... Os nutricionistas consideram o HDL como "colesterol bom", já que auxilia na saúde cardiovascular. Por sua vez, o LDL é considerado ruim.
Antes considerada uma vilã para a saúde, a banha de porco, utilizada de forma correta, pode ser tão saudável quanto o azeite. ... A banha de porco é rica em ácidos graxos monoinsaturados, vitamina A, vitamina B, ela tem a vantagem de poder ser exposta ao calor, sendo ideal para realizar frituras.
Cozinhar com banha de porco é mais saudável do que com óleos vegetais, diz especialista. ... Assim como a manteiga, o azeite e óleo de coco, a banha de porco é rica em graxos monoinsaturados, ou seja, é mais estável ao ser submetida ao calor, sendo mais difícil de sofrer oxidação.
Composta de gordura saturada, monoinsaturada e poliinsaturada, a banha de porco apresenta benefícios à saúde, por conter vitamina A, importante para os olhos e na renovação de células; vitaminas do complexo B, que ajudam a fortalecer a imunidade além de regular a produção de energia no organismo; e betaína, importante ...
Sérios problemas de saúde - como o câncer de mama, de colo e de ovário - também estão relacionadas ao consumo excessivo da gordura saturada. Sem contar que a grande quantidade de calorias em uma única porção de banha de porco pode levar a um ganho de peso significativo.
De acordo com o nutrólogo, Dr. Flávio Madruga, em entrevista ao Vix, afirma que os benefícios da banha de porco são inúmeros e o uso faz com que a gordura animal seja mais saudável do que óleos vegetais refinados.
Se você quer fritar uma carne, por exemplo, utilizar a banha é melhor do que optar pelo óleo de soja, por exemplo. Além disso, para quem é carnívoro de verdade a opção ainda pode ser mais saborosa. Mas é preciso levar uma questão em consideração: a banha deve ser o mais natural possível.
Segundo o médico, quando são aquecidos em altas temperaturas (como aquelas necessárias para fritar os alimentos), os óleos vegetais liberam substâncias tóxicas que podem levar ao surgimento de diversos tipos de câncer – algo que a banha de porco não faz ou pelo menos faz em menor quantidade.
Como recuperar fotos e vídeos apagados permanentemente do celular?
O que acontece quando uma dívida vai para o setor jurídico?
Como lançar saldo de abertura na contabilidade?
Quanto ganha um bom psicólogo?
O que a ONU diz sobre a pobreza menstrual?
Pode tomar tandrilax com naproxeno?
Porque os animais não gostam da cor vermelha?
Qual a diferença de bem casados e bem vividos?
Qual o fator de impacto da revista JAMA?
Quanto é cobrado bandeira vermelha na conta de luz?
Qual o poder da rainha no Canadá?
Quando usar ao invés de exemplos?
Como fazer um pedido de exame de sangue completo?
O que pode provocar aneurisma da aorta?
Como conectar PS4 na TV Smart?
Quais são os fatores que influenciam a fertilidade do solo?
Como funciona a intimação de um advogado para conhecimento da sentença?
Onde dói quando ataca o nervo ciático?