A Mesopotâmia foi marcada pela importância de deuses, ritos, da astrologia e por uma produção artística onde se destacava a arquitetura. Eles eram politeístas (vários deuses), entre principais deuses estavam: Anu, deus do céu; Ishtar, deusa do amor; Shamash, deus do sol e justiça.
Cabia aos reis na Mesopotâmia a função de guiar a vida religiosa, comandar os exércitos e dividir o trabalho. Como se dividiam em Cidades-Estado, cada Rei era "rei" de uma pequena região, pouco maior que a sua própria cidade, e representava uma espécie de "líder tribal" daquele povo.
O comércio foi uma figura importante na sociedade mesopotâmica, e o fortalecimento do grupo mercantil provocou mudanças significativas, que acabaram por influenciar na desagregação da forma de produção templário-palaciana dominante na Mesopotâmia.
Uma escrita sistematizada aparece somente por volta de 3500 a.C., quando os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme na Mesopotâmia. Os registros cotidianos, econômicos e políticos da época eram feitos na argila, com símbolos formados por cones.
Escrita, leis, metalurgia, arquitetura, roda, agricultura, hidráulica… Na Mesopotâmia, entre os rios Tigre e Eufrates, repousa um dos mais importantes berços da humanidade. Sumérios, babilônios, assírios, caldeus, acádios, povos que revolucionaram para sempre o modo de viver e conviver.
A vida social na Mesopotâmia era hierárquica e tendia à hereditariedade, sendo a política fortemente marcada pela autoridade dos sacerdotes e da pessoa do Rei.
Quem tem condromalácia pode fazer natação?
Como funciona a prova da PUC Rio?
Qual é o meio de comunicação individuais?
Quais são as três maiores bacias hidrográficas do Brasil?
Qual o consumo do Tiggo 3x Turbo?
Quais suplementos fazem mal ao fígado?
O que é uma ginástica alternativa?
Quantos anos a Estátua da Liberdade tem?
Como assobiar com as mãos passo a passo?
Qual o bairro mais luxuoso de Paris?
Quais são as principais funções da administração?