A divisão de Mato Grosso em dois estados aconteceu devido a um processo demorado em que foram levados em consideração aspectos sócio-econômicos, políticos e culturais. Enquanto o Sul do estado tentava a divisão, o norte endurecia e barrava as intenções sulistas.
Segundo a historiadora Marisa Bitar, os motivos que levaram a ditadura a impor a divisão, sem consulta à população, foram: ... - Manter uma melhor relação política com o partido da ditadura, o Arena, ampliando a sua base de apoio por meio da criação de mais uma seção.
A fundação do Mato Grosso do Sul, realizada durante o Regime Militar no Brasil, foi sancionada em 1977 e buscou promover um melhor desenvolvimento regional. Com o processo de divisão do estado do Mato Grosso em duas unidades federativas, ocorreu a fundação do Mato Grosso do Sul.
Em 1977, Mato Grosso é desmembrado em dois estados: Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
O PIB per capita leva em conta toda a produção de riquezas da região e a quantidade de pessoas que ali vivem. O fim do isolamento e abandono era o grande argumento dos moradores do então norte de Goiás, que reivindicavam a separação.
1534 - Capitanias hereditárias Em 1504, os portugueses começaram a dividir as terras que estavam sob seu controle em 14 capitanias hereditárias. Nomes como Espírito Santo, Pernambuco, Maranhão e Ceará já eram usados na época.
Pelo que desse registro se depreende, o nome Mato Grosso é originário de uma grande extensão de sete léguas de mato alto, espesso, quase impenetrável, localizado nas margens do rio Galera, percorrido pela primeira vez em 1734 pelos irmãos Paes de Barros.
Entre as justificativas do governo, estavam a de que a população queria a divisão, que o estado era muito grande e poderia querer a separação do país, e a busca dos militares por maior número de senadores biônicos - o que seria feito por meio da criação de mais um ente federativo.
O Mato Grosso do Sul foi criado, em 11 de outubro de 1977, por meio da promulgação da Lei Complementar 31 pelo então presidente Ernesto Geisel, que também nomeou o primeiro governador estadual, Harry Amorim Costa.
No caso da divisão do Estado do Pará, houve, portanto, uma consulta prévia à população e, como houve a rejeição da proposta, ela não foi encaminhada, pois a tendência, nesses casos, é que o governo aceite a decisão popular, embora possa estabelecer vetos e alterações.
O plebiscito sobre a divisão do estado do Pará, realizado em 2011, teve como resultado a rejeição da proposta, mas os debates sobre o tema ainda não se encerraram.
No entanto nem essa nova divisão foi eficiente o suficiente para conter as invasões bárbaras, nem para recuperar as finanças do Império. No século V os povos bárbaros, provenientes do norte da Europa, tomaram diversas partes do território romano.
Embora a proposta de criação dos dois novos estados no Pará tenha sido negada pela população, os debates não cessaram por aí. Existem novas propostas por parte de políticos, intelectuais e pela população em geral que envolveriam a mesma divisão anteriormente proposta e também outras proposições.
Porque tem que usar aparelho móvel depois do fixo?
Como contactar a booking por email?
Como definir a linguagem da marca?
Quem tem que reconhecer firma no contrato de compra e venda?
Quem são os fundadores das Casas de Hogwarts?
Quais são as doenças que o noni cura?
Como organizar uma mudança rapida?
Quem não pode tomar chá de capim santo?
Quais foram as principais características do humanismo?
Quais são as complicações da diálise peritoneal?
O que faz um tecnico em contabilidade?
Qual é a origem do termo salário?
Quantos domingos um funcionário pode trabalhar?
O que é balanço patrimonial e demonstração do resultado do exercício?
Pode tomar 2 comprimidos de calmante?
Como criar habitos alimentares saudaveis?