Desta forma, podemos destacar que no Brasil colônia, as atividades físicas realizadas pelos indígenas e escravos, representaram os primeiros elementos da Educação Física no Brasil.
A EDUCAÇÃO FÍSICA surgiu na Grécia antiga, por volta de 386 a.C. Na época, a disciplina estava incluída na Academia de Platão, considerada a primeira escola de Filosofia do mundo ocidental.
Colônia x Império
Foi somente no Brasil Império, em 1808 com a vinda da Corte Portuguesa, que se firmaram os primeiros tratados sobre a Educação Física no país. A educação e a saúde passaram a ser uma preocupação das elites e, neste contexto, os exercícios corporais se tornaram sinônimo de saúde física e mental.
Como Educação Física as origens mais remotas da história falam de 3000 A. C. lá na China. Um certo imperador guerreiro, Hoang Ti, pensando no progresso do seu povo pregava os exercícios físicos com finalidades higiênicas e terapêuticas além do caráter guerreiro.
No Brasil, a atividade física passou a fazer parte dos programas escolares em 1854 - obra do então ministro do Império Luís Pedreira do Couto Ferraz (1818-1886), ao aprovar um regulamento que incluiu a ginástica nas instituições públicas da cidade do Rio de Janeiro.
34 curiosidades que você vai gostar
Inserido no debate, Rui Barbosa defendeu publicamente a obrigatoriedade da disciplina EF no parecer denominado “Reforma do Ensino Primário e várias instituições complementares da instrução pública” publicado no ano de 1883, resultante de sua análise acerca do decreto nº 7.247, de 19 de abril de 1879, concebido pelo ...
O marco histórico para definir o início da Educação Física escolar brasileira é a Reforma Couto Ferraz, outorgada em 1851. Essa reforma tornou obrigatória a Educação Física nas escolas do município da Corte (BETTI, 1991).
Dependendo do seu objetivo, cada cultura estabeleceu um modelo de educação física diferenciado, que em muitas civilizações ainda subsiste. ... Por esses motivos os japoneses são considerados os maiores praticantes da educação física.
ANTIGUIDADE 1 – Povos autóctones – praticavam atividades físicas, de maneira espontânea e instintiva. Os wanas e os watussis na África, por exemplo, eram exímios saltadores; os tarahumaras do México tinham uma vitalidade tão grande que surpreenderam até mesmo nossos recordistas mundiais.
A existência da ginástica egípcia foi revelada em pinturas nas paredes de tumbas. Mas foi na Grécia que encontramos a civilização antiga que mais contribuiu para a Educação Física. Novamente é visível a ligação que a sociedade e sua cultura têm com a história da Educação Física.
A educação física no Brasil teve origem graças a uma grande miscigenação cultural, desde os índios que aqui já habitavam até os imigrantes que acrescentaram inúmeras fontes para que a atividade física fosse aprimorada de acordo com as necessidades de seu tempo.
A primeira escola brasileira destinada à preparação de profissionais de educação física foi criada em 1910 pela Polícia Militar, que na época era chamada de Força Pública do Estado de São Paulo.
Uma educação focada exclusivamente na catequização. Foi assim que nasceu o embrião do ensino no Brasil, em 1549, quando os primeiros jesuítas desembarcaram na Bahia. ... O conhecimento repassado aos alunos não se restringia à propagação do ensino religioso, e envolvia mais conteúdo voltado às letras.
As primeiras atividades eram realizadas com o objetivo de sobrevivência e só posteriormente ganharam características de esporte. Eram a corrida de caça, esgrima e lutas. Algumas civilizações antigas como a China e Japão desenvolveram as artes marciais.
A ginástica é um esporte que envolve a prática de uma série de movimentos que requer força, flexibilidade e coordenação motora. Desenvolveu-se na Grécia Antiga, a partir dos exercícios físicos feitos pelos soldados, incluindo habilidades para montar e desmontar um cavalo.
A Educação Física é tão antiga quanto à humanidade, pois os primeiros seres humanos eram obrigados a correr, saltar, lançar, entre outros movimentos para manter a sua própria sobrevivência. ... Tomando o esporte com finalidade de melhorar a aptidão física, pode-se dizer de acordo com estudos, que muito antes de 1766 a.
Por volta de 2600 a.C., especialmente em civilizações orientais, os exercícios da ginástica passaram a fazer parte de festividades, jogos e rituais religiosos. Contudo, pode-se dizer que foi na Grécia que a ginástica ganhou grande destaque, se tornando um elemento fundamental para a educação física dos gregos.
UMA ATIVIDADE FÍSICA
Nos povos primitivos a educação era essencialmente natural e predominavam as atividades vitais à sobrevivência, englobando tanto o aspecto imitativo e co-participativo quanto o aspecto lúdico.
Educação Física, inicialmente chamada de ginástica, foi implantada em nossas escolas no final do século XIX, revelando uma concepção higienista fundamentada nos conhecimentos da anatomia e fisiologia. ... A explicação do desenvolvimento do ser humano ficava restrita ainda aos processos fisiológicos e mecânicos.
O estabelecimento da educação física, no Japão, deve-se à influência chinesa e à introdução do budismo: No período feudal: adoção da ginástica médica, sob o aspeto da massagem, que fez característica no país. ... Na época feudal japonesa (época dos Samurais), o Jiu-Jitsu constituía um método de educação física.
A história da Educação Física escolar no Brasil começou numa época bastante conservadora para o país. ... Em 1846, a Escola Normal da Praça da República, em São Paulo, já tinha aulas de Educação Física, mas foi apenas em 1971 que a Educação Física foi reconhecida como uma importante prática educativa.
A ginástica desenvolveu-se efetivamente na Grécia antiga, a partir do exercícios que os soldados praticavam, incluindo habilidades e também acrobacias.
Além de defender a liberdade de ensino, Rui também defende, e com a mesma veemência, o ensino obrigatório. Diz ele que "obrigar à instrução elementar é necessidade e justiça.
necessidade da ginástica para melhorar a produção industrial do país. importância de se ter um corpo saudável para sustentar a atividade intelectual. importância do desenvolvimento e do crescimento das crianças nas escolas brasileiras.
Assim sendo, e pensando nas questões de gênero, a Águia de Haia recomendava aos meninos a ginástica e os exercícios militares e às meninas a calistenia; caracterizada como uma combinação de exercícios e movimento cuja prática não prejudicaria o desenvolvimento muscular, a doçura das maneiras e a bela harmonia das ...
Qual e o significado de veiculado?
O que acontece com o jogador que cometer 5 faltas no basquete?
Faltas durante o cumprimento do aviso prévio?
O que significa sonhar com cabelo?
A palavra criticadores existe?
Como calcular o descanso renumerado?
Quem pode fazer traducao juramentada?
Qual o correto avisaram ou avisarão?
Qual é o significado da palavra valha?
O que significa a palavra vivencie?
O que significa valha no dicionário?
Palavras que rimam com afunda?
Como amadurecer tomates colhidos verdes?