Principais grupos de imigrantesEm 1824, chegaram os primeiros imigrantes alemães. Com a Independência do Brasil, em 1822, as tropas portuguesas foram expulsas do país. ... Depois dos alemães, vieram os italianos. ... O dia 18 de julho de 1908 marcou oficialmente o início da imigração japonesa para o Brasil.
Os principais grupos de imigrantes no Brasil são portugueses, italianos, espanhóis, alemães e japoneses, que representam mais de oitenta por cento do total. Até o fim do século XX, os portugueses aparecem como grupo dominante, com mais de trinta por cento, o que é natural, dada sua afinidade com a população brasileira.
- A imigração no Brasil teve início em 1530 com a chegada dos colonos portugueses, que vieram para cá com o objetivo de dar início ao plantio de cana-de-açúcar. Durante todo período colonial e monárquico, a imigração portuguesa foi a mais expressiva.
Para cá vieram italianos, portugueses, espanhóis, alemães, austríacos, russos, além de outras nacionalidades e grupos étnicos de menor expressão numérica como suíços, húngaros, poloneses, tchecos, judeus. Vieram também japoneses, sírios e libaneses, desejosos de tentar a vida no Brasil.
As principais levas de imigração para o Brasil ocorreram entre meados do século 19 e a primeira metade do século 20. “Portugueses, italianos, espanhóis, japoneses e alemães constituíram os principais fluxos em termos quantitativos”, diz a socióloga Ethel Kosminsky, da Unesp de Marília (SP).
15 curiosidades que você vai gostar
O modelo de estímulo à vinda dos imigrantes foi dado pelo cafeicultor e senador Nicolau de Campos Vergueiro, que tinha propriedades na região de Limeira. Entre 1847 e 1857, Vergueiro estimulou a vinda de famílias belgas, alemãs, suíças e portuguesas para trabalhar em suas lavouras em regime de parceria.
Os italianos eram a grande maioria desse contingente, aproximadamente 1 milhão, cerca de 50% do total; na torrente dos povos peninsulares, portugueses e espanhóis representavam, cada um deles, 18%, o que equivale dizer que mais de 80% dos imigrantes procediam da Europa latina, seguidos em menor escala por japoneses, ...
A origem socioeconômica do português imigrante é muito diversificada: de uma próspera elite nos primeiros séculos de colonização, passou-se a um fluxo crescente de imigrantes pobres a partir da segunda metade do século XIX.
Entre os primeiros portugueses a chegarem no Brasil, estavam os imigrantes mais abastados que aqui se fixaram principalmente em Pernambuco e na Bahia. Vieram para explorar a produção de açúcar, a atividade mais rentável da colônia nos séculos XVI e XVII. Estavam em busca de investimentos lucrativos.
Quais são os efeitos dos recursos no processo penal?
Quais são as três maneiras que uma onda pode se propagar?
Qual a renda mensal do auxílio doença?
Como se dá o procedimento extrajudicial da ação de consignação?
Como colocar o símbolo ordinal no whatsapp?
Qual a importância da correção do pH do solo?
Quantas calorias tem uma fatia de queijo branco fresco?
Como escrever em duas linhas em uma mesma célula?
Qual a área de iluminação e ventilação mínima?
Quantas horas uma borboleta vive?
Quais são os 3 melhores alimentos do mundo?
O que é declaração pessoal de saúde?
O que é pagamento indevido no direito tributário?