Maurício de Nassau promoveu obras para incentivar a urbanização da colônia holandesa, incentivou as artes e a ciência na região. Construiu biblioteca e um observatório astronômico (o primeiro das Américas). Construiu pontes importantes em Recife e ordenou a construção de um jardim botânico com plantas e animais raros.
- Criação do Jardim Botânico no Recife, assim como o Museu Natural e o Zoológico. - Melhoria da qualidade dos serviços públicos em Recife, investindo na coleta de lixo e nos bombeiros. - Redução dos tributos cobrados dos senhores de engenho de Pernambuco. - Estabelecimento da liberdade religiosa aos cristãos.
Governo Nassau (1937 – 1943)
Sob seu comando, a economia açucareira da região se restabeleceu. Através de métodos renovados de cultivo do fumo e da cana-de-açúcar, o Nordeste voltou a ter uma economia a todo o vapor.
Para tal, proibiu a agiotagem praticada por agentes holandeses e conseguiu auxílio financeiro, na forma de crédito, para que reconstruíssem seus engenhos, destruídos nos cinco anos de combate. Diminuiu os tributos e ainda conseguiu a encampação das dívidas de alguns senhores, sustando, também, a penhora de seus bens.
Maurício de Nassau promoveu obras para incentivar a urbanização da colônia holandesa, incentivou as artes e a ciência na região. Construiu biblioteca e um observatório astronômico (o primeiro das Américas). Construiu pontes importantes em Recife e ordenou a construção de um jardim botânico com plantas e animais raros.
25 curiosidades que você vai gostar
a) No tempo em que administrou o espaço colonial nordestino, Nassau promoveu a ampliação das plantações de cana-de-açúcar e da criação de gado. Além disso, promoveu várias obras públicas, permitiu a realização do livre comércio e deixou que todas as religiões fossem praticadas nas terras por ele controladas.
A insurreição pernambucana ocorreu em 1645 e ficou conhecida como Guerra da Luz Divina. Esse conflito teve como objetivo expulsar os holandeses da região do Nordeste brasileiro. ... Comandou uma parte do exército patriota em Recife nas batalhas dos Guararapes, expulsando os holandeses da região.
A obra que traria maior fama para Maurício de Nassau foi a construção da Cidade Maurícia, para ser a capital do Brasil holandês. Em 1642 concluiu a construção do "Palácio de Friburgo ou das Torres" (atual Praça da República), com extenso jardim zoo-botânico, e o Palácio da Boa Vista sua residência de verão.
Além de promover a movimentação econômica no local, Nassau ainda trouxe consigo muitos artistas, naturalistas e engenheiros com o objetivo de conhecer e registrar o que havia de diferente e exótico no Brasil.
O plano era retratar o Brasil holandês para os investidores europeus saberem a importância das terras ocupadas. Sobrinho do pintor Gheert Roeleffs, Eckhout trabalhava em Amsterdã (Holanda) como ilustrador, aos 26 anos, quando foi convidado para a missão artística de Nassau.
Ao contrário do que era costume na época, ele se recusou a explorar a colônia apenas em benefício da WIC. Ao invés disso, sua maior preocupação foi promover o bem-estar dos habitantes e preservar a terra.
Tinha 24 anos quando chegou ao Brasil, contratado por Nassau, residindo em Recife entre 1637 e 1644. Sua principal tarefa nas novas terras era documentar paisagens, tomando apontamentos de portos e fortificações.
O objetivo principal de Frans Post seria a documentação de cidades, vilas, povoações, costumes, construções civis e militares, cenas de batalhas navais e terrestres, que viriam ilustrar um grande relatório das atividades do Governo do Conde de Nassau em terras da América.
Maurício de Nassau foi um conde e militar germânico que ficou conhecido por ter sido enviado pelos holandeses para administrar a região de Pernambuco durante o período que os holandeses dominaram a região.
As invasões holandesas foram motivadas pelo interesse holandês em tomar controle do negócio açucareiro e por conta da rivalidade entre Portugal e Holanda, e desta com a União Ibérica.
Em 1645, no nordeste do Brasil, ocorreu a insurreição pernambucana, conflito onde os proprietários de terra da região se mobilizaram para a expulsão dos holandeses. A Insurreição Pernambucana: um dos mais importantes momentos da expulsão dos holandeses.
Até 1580, a Holanda tinha um envolvimento direto com o negócio do açúcar produzido no Brasil, pois foram eles que financiaram o desenvolvimento do negócio aqui e eles também participavam do refino e da comercialização do açúcar na Europa. A atividade açucareira rendeu bastante lucro para Portugal e Holanda.
Entre 1637 e 1644, tempo que governou em terras brasileiras, Nassau provocou mudanças e foi responsável por muitos dos pioneirismos que tanto orgulham os pernambucanos: decretou a liberdade de culto religioso; fez a primeira documentação da paisagem local; criou jardim botânico, zoológico e obsertavório astronômico; ...
Paisagista, Frans Post fica encarregado de documentar a topografia, a arquitetura militar e civil, cenas de batalhas navais e terrestres. As telas a óleo pintadas no Brasil não fazem concessão ao exotismo, sua paisagem é serena e subordinada à realidade.
Artistas como Frans Post e Albert Eckhout foram convidados por Maurício de Nassau para registrar o que era visto, sendo então divididas suas funções, cabendo a Post registrar as paisagens das regiões sob o controle holandês, as batalhas e as principais edificações construídas e/ou conquistadas pelos holandeses.
O Brasil Holandês foi pensado como um grande empreendimento comercial. Foi isso que os levou a invadir a Bahia em 1624 e tomar Pernambuco em 1630. A imagem na parte superior deste post é uma gravura de época sobre a tomada da Frota da Prata dos espanhóis — foi ela que capitalizou a GWC.
Os Artistas
Estes artistas, holandeses, flamengos, alemães eram chamados de pintores de Nassau, por não serem católicos, podiam se dedicar a temas mais profanos e mais reais, o que não era permitido para os portugueses naquela época. Os principais pintores deste grupo foram Frans Post e Albert Eckhout.
Em 1816, durante a estada da família real portuguesa no Brasil, chega ao Rio de Janeiro um grupo de artistas franceses com a missão de ensinar artes plásticas na cidade que era, então, a capital do Reino unido de Portugal e Algarves. O grupo ficou conhecido como Missão artística francesa.
"O objetivo dos holandeses não era colonizar a África. O povoado visava a apoiar o comércio direto com as Índias. Além disso, pretendiam anular os intermediários árabes, que lucravam muito como opção à rota de Constantinopla.
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