Esse processo foi marcado por muita violência e intensa exploração das riquezas dos países africanos que, após conquistarem a independência, ficaram instáveis politicamente e economicamente, visto que os colonizadores simplesmente abandonaram a região em meio a diversos conflitos étnicos e separatistas.
A partir da decisão por parte da Metrópole de colonizar a nova terra, com base na agricultura, a tragédia das inúme- ras nações nativas existentes em tão vasto território estava anunciada. O bem e a riqueza maior para os nativos — a ter- ra — passava a ser também cobiça e fonte de exploração dos portugueses.
Através de trocas com alguns chefes locais, os europeus foram capazes de capturar milhões de africanos e de os exportar para vários pontos do mundo naquilo que ficou conhecido como a escravidão. No princípio do século XIX, com a expansão do capitalismo industrial, começa o neocolonialismo no continente africano.
Com a imigração e colonização europeias no Brasil meridional, houve um impacto na ecologia humana de grupos indígenas, principalmente pelo contágio de certas doenças infecciosas, como o caso de gripe, sarampo, catapora, bem como de doenças graves, tais como pneumonia e varíola.
As potências imperialistas foram beneficiadas, uma vez que conseguiram atingir seus objetivos, conquistando matéria e mão-de-obra barata. Já as potências coloniais, que buscavam ocupar territórios, fez surgir uma série de conflitos que mais tarde resultaram em guerras.
26 curiosidades que você vai gostar
A colonização portuguesa teve como principais características a submissão e o extermínio de milhões de indígenas. O processo de colonização portuguesa no Brasil teve um caráter semelhante a outras colonizações europeias, como a colonização espanhola, que conquistou e exterminou os povos indígenas.
As potências europeias, para garantir matéria-prima, ocuparam os territórios contidos no continente africano. Logo depois, promoveram a partilha do continente entre os principais países europeus da época, dando direito de explorar a parte que coube a cada nação.
Os colonizadores vieram de diversos países - França, Portugal, Alemanha, Bélgica, só para citar alguns europeus. O primeiro momento de colonização do continente ocorreu entre 1880 e 1910 (veja o mapa abaixo). Antes da chegada deles, o que existia eram sociedades tribais organizadas, e não estados nacionais.
As consequências da Conferência de Berlim
A principal consequência, obviamente, foi a divisão do território africano entre os países integrantes. A liberdade comercial na bacia do congo e no rio Níger foi conquistada, bem assim a proibição da escravidão e do tráfico de pessoas.
O que é revisão administrativa de benefício?
Quem trabalha 2 meses tem direito a décimo terceiro?
Como você expressa sua ética no dia a dia?
Como identificar início de furúnculo?
Quantos quilos de bolo para 50 pessoas?
Como contestar valor da conta de luz?
Qual o certo enterro ou enterro?
Como é o nome de Jesus em aramaico?
Qual o nome da laranja amarga?
O que os coreanos passam no rosto?
O que pode acontecer depois de uma cirurgia de aneurisma?
Quanto tempo de corrida começa a queimar gordura?
Qual o esporte mais antigo que existe?