Estes fatores são conhecidos como fatores de risco e, segundo as VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial, são: idade, sexo/gênero e etnia, fatores socioeconômicos, ingestão de sal, excesso de peso e obesidade, ingestão de álcool, genética e sedentarismo2.
Quais são os tipos de hipertensão? A hipertensão é dividida em três tipos, conforme os estágios classificados pelos níveis de pressão arterial. O estágio I corresponde à pressão acima de 140/90 e abaixo de 160/100. O estágio II ocorre acima de 160/100 e abaixo de 180/110.
Os principais fatores de risco para HAS são: Idade principalmente acima de 50 anos; Prevalência parecida entre ambos os sexos, sendo mais comum em homens até 50 anos, invertendo esta relação nas décadas subsequentes; Indivíduos não brancos; Excesso de peso; Sedentarismo; Ingesta aumentada de sal e álcool; ...
Essa doença é herdada dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, entre eles:
O estresse, obesidade, tabagismo, a inatividade física e o consumo excessivo de sal, são considerados fatores exógenos na hipertensão.
Entre os fatores modificáveis estão incluídos a obesidade, o diabetes tipo 2, a hipertensão arterial, o colesterol alto, a ingestão de álcool em grandes quantidades, o tabagismo, o sedentarismo e o estresse. Os fatores não modificáveis, por sua vez, incluem a herança genética, o sexo, a etnia e a idade.
Por isso, a combinação dos dois números que indicam a pressão serem denominados pressão sistólica (ou pressão máxima) e pressão diastólica (ou pressão mínima).
A hipertensão arterial ou pressão alta, é uma doença que ataca os vasos sangüíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins. Ocorre quando a medida da pressão se mantém freqüentemente acima de 140 por 90 mmHg.
A pressão alta, ou hipertensão arterial, afeta cerca de 38,1 milhões de brasileiros acima dos 18 anos. A doença é causada quando a força do sangue contra as artérias (vasos sanguíneos) é muito alta e dificulta a circulação.
Hipertensão mal tratada pode causar insuficiência renal. A relação entre a hipertensão arterial e a saúde dos rins é um binômio extremamente importante, pois a hipertensão arterial pode prejudicar a saúde dos rins ou os rins serem responsáveis pelo aumento da pressão arterial.
Como se pode ver, a saúde renal associada à hipertensão requer medidas simples de rastreamento, modificações no estilo de vida e tratamento contínuo da hipertensão para se atingir e manter o controle pressórico adequado.
A hipertensão arterial é a causa mais comum de insuficiência renal no Brasil e no mundo, de acordo com o cardiologista Francisco Flavio Costa Filho. O problema cardiovascular quando não é controlado leva a uma inflamação crônica dos vasos sanguíneos renais, que perdem pouco a pouco sua função de filtrar o sangue.
São dois os principais mecanismos que explicam o aparecimento de lesão renal em pessoas com hipertensão: a presença de PA elevada, associada à rigidez das artérias, leva a um aumento da pressão nas arteríolas aferentes que, por sua vez, causa hiperperfusão e hiperfiltração glomerular.
O que é preciso para ser voluntário da Cruz Vermelha?
Pode deixar o tônico de goiaba no cabelo?
Como ser uma boa professora para Educação Infantil?
Qual o atalho para a ferramenta de seleção Letreiro Retangular?
Como ser a mais inteligente da sala de aula?
Como as princesas da Disney são na vida real?
Como colocar funda para hérnia inguinal?
Como ver se a pessoa está online no Signal?
O que faz a função map no Arduino?
Para que serve os botões da calculadora?
Como identificar um texto poético?
Como funciona a perícia Médica Judicial psiquiátrica?
Como saber se um número é Divisivel por 3 javascript?