Dentre os artefatos identificados nesses sítios foram identificadas pontas de flecha e furadores feitos em osso e chifre, lascadores (pressores e ponteiros) feitos em chifre e utilizados na produção de ferramentas de pedra lascada; e espátulas feitas em osso, cuja utilização ainda não é muito clara.
Os instrumentos ou ferramentas do paleolítico eram de pedra, madeira ou osso. A técnica usada para fabricar esses instrumentos era de bater na pedra de maneira a lhe dar a forma adequada para cortar, raspar ou furar.
O Paleolítico é marcado pelas condições rústicas em que os hominídeos sobreviviam. Primeiramente, essa sobrevivência dependia da caça de animais e da coleta de frutos e raízes na natureza. Esse estilo de vida baseado na caça, pesca e coleta significa que o homem era nômade, isto é, mudava-se sempre de lugar.
O homem pré-histórico usava ferramentas rudimentares (pedras, galhos e troncos, chifres, ossos, dentes, conchas, cascas de coco, sementes, cabaças, etc) para diversos fins, inclusive para a música. Seu corpo também era usado como instrumento musical, tanto melódico como rítmico, por meio da voz e da percussão corporal.
A madeira, os ossos e outros materiais também foram utilizados (cornos, cestos, cordas, couro...), mas a pedra foi utilizada para fabricar ferramentas e armas, de corte ou percussão.
28 curiosidades que você vai gostar
No período Neolítico (que não por acaso é conhecido como idade da pedra polida), a fabricação de ferramentas teve uma grande evolução. Foi nessa época que o homem dominou o uso dos metais, dessa forma podendo derreter cobre e, posteriormente, ferro, e formatá-los como pontas, lanças e outras ferramentas.
O Período Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada é o primeiro período da Pré-História e, junto ao Neolítico compõem a chamada “ Idade da Pedra”, uma vez que a pedra era a principal matéria prima utilizada na confecção de ferramentas.
Na Idade da Pedra Lascada (quando o homem produzia objetos com pedra e madeira), surgiram os primeiros chocalhos e apitos, feitos com materiais retirados da natureza. Ossos, por exemplo, serviam como flautas e apitos. Os tambores também são muito antigos. Eram produzidos com bambu e pele de animais há 10 mil anos.
Mas nós temos indícios do primeiro instrumento musical comum em todas as culturas primitivas: a flauta. Quem primeiro teve a ideia ainda é objeto de debates, assim como a data e a origem, mas em pinturas de cavernas, que datam de 60.000 a.C., foram descobertos vários desenhos de flautas e apitos.
Arqueólogos na Alemanha afirmam ter encontrado instrumento musical mais antigo do mundo. Uma flauta entalhada no osso da asa de uma águia. A descoberta revela que o homem da idade da pedra, famoso por suas habilidades de caça, também gostava de música.
O primeiro instrumento de corda do qual se tem conhecimento é o Arco musical cuja origem é situada entre 35 e 15 mil anos a.C. Os instrumentos de corda tensionada mais antigos registados são nove liras e três harpas encontradas numa tumba em Ur na Mesopotâmia datando de 2 600 a.C.
Talvez, essa pergunta consiga ser respondida pelo instrumento musical mais antigo do mundo: a flauta.
No período Paleolítico, que durou cerca de 2 milhões de anos e cujo significado é pedra antiga, os instrumentos utilizados nos trabalhos de alimentação e defesa tinham como matérias-primas lascas de pedras.
A primeira ferramenta que se tem noticia é um machado de mão, feito com pedra lascada. Ela possui uma ponta afiada de um lado e é arredondada do outro. Depois que o ser humano começou a fazer ferramentas tudo mudou: eles descobriram que tais ferramentas podiam ajudá-los a se defender, pescar, caçar e cultivar a terra.
As ferramentas do período Neolítico eram feitas em pedra polida, tanto que esse período histórico da humanidade ficou conhecido como Idade da Pedra Polida. As principais ferramentas utilizadas nesse período eram os machados e as pontas de setas.
História. Os primeiros seres humanos começaram a usar ferramentas há cerca de 2 milhões de anos. Inicialmente, eles lascavam as pedras para deixá-las com as pontas mais afiadas e poder cortar ou raspar objetos. Durante milhares de anos, os humanos continuaram a produzir ferramentas só a partir de pedras.
Dentre os artefatos identificados nesses sítios foram identificadas pontas de flecha e furadores feitos em osso e chifre, lascadores (pressores e ponteiros) feitos em chifre e utilizados na produção de ferramentas de pedra lascada; e espátulas feitas em osso, cuja utilização ainda não é muito clara.
Para isto o homem utilizou ferramentas, que eram lascas de pedras ou ossos. Porém, neste período o desenvolvimento consagrado é lento, gradual, e isto é observado, no início, no fato de uma única ferramenta ser utilizada para diversos feitos; e serem provenientes de lascas de pedras.
Foram necessários anos para escavar à mão através de metros de sedimentos até chegar a uma camada arqueológica que abrigava ossos de animais e centenas de pequenos pedaços de pedra lascada, que representam as primeiras evidências da produção e do uso de facas de pedra pelos nossos ancestrais.
Usavam um machado de pedra, para cortar e esmagar os alimentos, para defesa e fazer furos. As lascas eram aproveitadas para fabricar objetos cortantes, daí o Paleolítico ter ficado também conhecido como Período ou Idade da Pedra Lascada.
A guitarra, o instrumento musical mais popular de todos os tempos, é o ícone mais duradouro da história. Desde o início, as pessoas, que viviam em pequenos grupos, cantavam e dançavam as suas próprias músicas e alguns estudiosos especulam, inclusive, que a música pode ter surgido antes da linguagem.
Casca de tartaruga, couro, chifres de boi e tripas de carneiro: assim nasceu o violão. Uma casca de tartaruga fechada com couro de boi, tendo como cordas as tripas de um carneiro esticadas: assim era o antepassado mais remoto do violão, na Grécia de 2000 a.C.
O primeiro instrumento de corda a ser reconhecido foi o Arco Musical, sendo a sua origem datada entre 35 a até 15 mil anos antes de Cristo. Até hoje esse instrumento ainda é utilizado, principalmente em regiões mais carentes da África. Os instrumentos mais antigos com corda tensionada são as três harpas e nove liras.
1 - Instrumentos de cordas pinçadas - violões, guitarra, cavaquinho, bandolim, mandolin, contrabaixo elétrico, viola caipira, banjo brasileiro, banjo norte-americano, e ukulele. 2 - Instrumentos de cordas friccionadas - rabeca, violino, viola erudita, violoncelo e contrabaixo acústico.
CORDAS PERCUTIDAS
O piano ainda é o instrumento que possui o maior registro, veja só: Todos os instrumentos musicais cabem dentro dos sons que o piano pode emitir! As teclas são apenas o mecanismo que aciona o modo de fazer sons.
Como saber se está com bactéria no olho?
Quais são os efeitos colaterais da Castanha da Índia?
O que fazer na Costa Rica com crianças?
Como citar uma fala de uma entrevista?
Como descongelar a carne no forno?
Como controlar estoque de hortifruti?
É possível acessar a câmera de outro celular?
Qual o melhor formato JPG ou JPEG?
O que uma empresa ganha desenvolvendo projetos Seis Sigma?
Como fazer um banho de amor é atração?
Como acabar com plantas aquáticas em lagoas?
Como passar de MG mL para mol L?
Quais são os fatores determinantes da estrutura organizacional?
Qual é a melhor Armadura do Minecraft?