Assim, estabelece-se um campo magnético na substância que possui sentido contrário ao campo aplicado. São substâncias diamagnéticas: o bismuto, o cobre, a prata, o chumbo etc.
Uma substância com elétrons não emparelhados é dita paramagnética e é puxada para um campo magnético. Enquanto que uma substância sem elétrons desemparelhados é diamagnética e é empurrada para fora de um campo magnético.
As substâncias ferromagnéticas são fortemente atraídas pelos ímãs. Já as substâncias paramagnéticas e diamagnéticas são, na maioria das vezes, denominadas de substâncias não magnéticas, pois seus efeitos são muito pequenos quando sobre a influência de um campo magnético.
A imantação por indução ocorre quando um material fica exposto ao campo magnético de um ímã permanente por um determinado tempo a ponto de ser magnetizado. Alfinetes deixados em contato com um ímã permanente adquirem a capacidade de se atrair mutuamente, pois o tempo de exposição ao ímã torna-os magnetizados.
Origem física. O fenômeno da histerese em materiais ferromagnéticos é o resultado de dois efeitos: a rotação do vetor magnetização e as mudanças no tamanho ou número de domínios magnéticos. Em geral, a magnetização varia (em direção, mas não magnitude) através de um ímã.
Paramagnético e diamagnético Compostos paramagnéticos (e átomos) são atraídos para campos magnéticos, enquanto compostos diamagnéticos (e átomos) são repelidos de campos magnéticos. Os compostos paramagnéticos possuem elétrons não emparelhados, enquanto nos compostos diamagnéticos todos os elétrons possuem rotações emparelhadas.
Muitos materiais não magnéticos possuem as qualidades do diamagnetismo, como água, madeira, plantas, animais e seres humanos. Milhões de vezes mais fraco que uma força magnética regular, o diamagnetismo pode causar levitação nas circunstâncias certas. Grafite e bismuto são os materiais diamagnéticos mais fortes.
O diamagnetismo foi observado pela primeira vez no final de 1700, mas o termo foi derivado pela primeira vez em meados de 1800 por Michael Faraday, que descobriu que todos os materiais mostram propriedades diamagnéticas quando expostos a um campo magnético. Supercondutores fortes fazem uso de forças magnéticas opostas atualmente.
Compostos paramagnéticos (e átomos) são atraídos para campos magnéticos, enquanto compostos diamagnéticos (e átomos) são repelidos de campos magnéticos. Os compostos paramagnéticos possuem elétrons não emparelhados, enquanto nos compostos diamagnéticos todos os elétrons possuem rotações emparelhadas.
Como usar óleo de copaíba para garganta inflamada?
Como utilizar o óleo de gengibre?
Para que serve o óleo essencial Breathe?
Como criar botões no Android Studio?
Como ativar o Norton Safe Web?
Para que serve o óleo de gergelim no cabelo?
Como usar o óleo de melaleuca no rosto?
Pode dormir com óleo de girassol no rosto?
Quanto se gasta para morar sozinho?
Como instalar o Java SE Runtime Environment?
Como ir de Bombinhas a Balneário Camboriú?
Quem inventou a internet e quando ela surgiu?
Qual foi a primeira moeda no mundo?
Quando a Libras foi reconhecida como língua oficial no Brasil?
Qual a origem da gravata quem inventou?