Quais efeitos colaterais da etambutol?

Pergunta de César Reis em 01-06-2022
(63 votos)

Reações adversas / efeitos colaterais de ETAMBUTOL As reações adversas observadas incluem prurido; dor articular; distúrbios gastrintestinais; dor abdominal; mal-estar; cefaléia; tontura; confusão mental; desorientação e possível alucinação; gota aguda ou hiperuricemia.

Qual o efeito colateral do Etambutol?

Efeitos Colaterais do Etambutol

Náusea; aumento do ácido úrico no sangue; diminuição das plaquetas no sangue; redução na capacidade visual; coceira; dor nas juntas; dor no abdômen; mal-estar; dor de cabeça; vertigem; confusão mental; sensação de formigamento; gota; alergia na pele.


Quais os efeitos colaterais do tratamento da tuberculose?

Possíveis efeitos colaterais do tratamentoNáuseas, vômitos e diarreia frequente;Perda de apetite;Pele amarelada;Urina escura;Febre acima de 38º C.

Como tomar Etambutol?

Como usar o Dicloridrato de Etambutol? Em geral a dose diária deve ser ingerida de manhã, independentemente da alimentação, e é prático dá-la juntamente com outros medicamentos contra a tuberculose. As doses devem ser administradas todos os dias até o término do tratamento.

Quais são os efeitos colaterais da rifampicina?

Podem surgir ainda coloração avermelhada e marrom da urina, fezes, saliva, suor e lágrimas. Outras reações incluem calafrios, respiração ofegante, tontura, dores musculares, tremores e hematúria (urina com sangue).

Tuberculose - Tratamento I 6/11


32 curiosidades que você vai gostar

Para que serve a rifampicina?

A rifampicina, em geral, é indicada para o tratamento de infecções causadas por micobactérias e/ou bactérias gram-negativas ou positivas, em especial a Mycobacterium tuberculosis.

Quais seriam os efeitos menores relacionados ao tratamento da tuberculose?

Prurido e exantema leve são considerados efeitos adversos menores no tratamento anti tuberculose (TB) e estão relacionados ao uso de Isoniazida e Rifampicina. Tais efeitos podem ser tratados com uso de anti-histamínicos, na unidade básica de saúde, sem a suspensão do tratamento.

Quantos comprimidos se toma para tuberculose?

O esquema básico para tratamento da tuberculose faz uso combinado de até 4 fármacos (isoniazida, rifampicina, pirazinamida e etambutol) em um único comprimido, utilizado em uma única tomada diária, preferencialmente em regime de Tratamento Diretamente Observado (TDO).

Como tomar o RHZE?

(As doses preconizadas para comprimidos de RH 150/75 são: a) 2 comprimidos/dia para 20 a 35 kg de peso; b) 3 comprimidos para 36 a 50 kg de peso; e c) 4 comprimidos para > 50 kg de peso.)

Para que serve o etambutol?

O etambutol é indicado no tratamento da tuberculose pulmonar e extrapulmonar. Pode ser usado como parte do tratamento inicial da tuberculose ou como tratamento alternativo.

Quais os efeitos colaterais do remédio isoniazida?

A hepatite, efeito adverso mais importante, é mais frequente em idosos e alcoólatras e pode ser fatal. Outras manifestações são náuseas, vômitos, dor no estômago e reações de hipersensibilidade que incluem febre, linfadenopatia, erupção cutânea e vasculite, eritema multiforme, púrpura e agranulocitose.

Quanto tempo pra curar tuberculose?

O tratamento da tuberculose dura no mínimo seis meses, é gratuito e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), devendo ser realizado, preferencialmente, em regime de Tratamento Diretamente Observado (TDO).

Pode beber fazendo tratamento para tuberculose?

Sim, não se pode tomar os remédios e continuar a beber álcool (cerveja, uísque, cachaça, conhaque e outros), pois há risco de graves complicações, como por exemplo, hepatite.

Quais os efeitos colaterais do levofloxacino?

Comum: náusea, vômito, diarreia, indigestão, constipação, dor abdominal. Incomum: anorexia, dispepsia, hiperglicemia, hipoglicemia, hipercalemia, pancreatite, estomatite, diarreia com sangue, que em casos muito raros pode ser indicativa de enterocolite, incluindo colite pseudomembranosa.

Qual o mecanismo de ação da Etambutol?

Mecanismo de ação: Tem ação bacteriostática. O exato mecanismo não está totalmente conhecido, mas parece inibir a síntese de um ou mais metabólitos, com dano ao metabolismo celular, parada da multiplicação e morte celular. É ativo apenas quando a célula estiver em divisão.

Qual o mecanismo de ação da Pirazinamida?

Pirazinamida: o exato mecanismo de ação pelo qual a pirazinamida inibe o crescimento da Mycobacterium tuberculosis é desconhecido. A pirazinamida é tuberculostática em pH ácido e mostra-se eficaz contra microrganismos intracelulares em macrófagos.

Como é o esquema do tratamento da tuberculose?

No Brasil, o esquema mais utilizado é o esquema básico, recomendado para todos os casos novos de qualquer forma de tuberculose, exceto meningite. Consiste no uso de rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol por dois meses na fase intensiva e de rifampicina e isoniazida por quatro meses na fase de manutenção.

Quando iniciar o tratamento de tuberculose?

Caso a pessoa apresente sintomas de tuberculose, é fundamental procurar a unidade de saúde mais próxima da residência para avaliação e realização de exames. Se o resultado for positivo para tuberculose, deve-se iniciar o tratamento o mais rápido possível e segui-lo até o final.

Quais os efeitos adversos de medicamentos?

EFEITO ADVERSO: efeito prejudicial ou indesejável que ocorre durante ou após uma intervenção ou o uso de um medicamento, em que há possibilidade razoável de relação causal entre o tratamento e o efeito1.

Qual os efeitos colaterais da medicação?

Entretanto, é possível que apareçam reações desagradáveis após a administração de medicamentos, tais como: Alergia, insônia, náusea, Suor excessivo, tremor, falta de apetite, diarreia, sonolência, fadiga, boca seca, ansiedade, outros.

Qual o mecanismo de ação da rifampicina?

Tratamento da Hanseníase: — Adultos: 600 mg uma vez por mês, durante 6 meses, associada à dapsona nos casos paucibacilares, e associada à dapsona e clofazimina nos casos multibacilares, durante 12 meses.

Qual o princípio ativo da rifampicina?

400 mg cloridrato de etambutol .........275 mg excipientes*q.s.p. ......................1 comp rev *celulose microcristalina, crospovidona, amido pré-gelatinizado, ácido ascórbico, água purificada, gelatina, dióxido de silício coloidal, estearato de magnésio, opadry (álcool polivinílico parcialmente hidrolisado, talco, ...

Quem tem tuberculose pode beber energético?

O energético não deve ser consumido por crianças, grávidas, hipertensos, cardiopatas, pessoas com gastrite e indivíduos sensíveis à cafeína.

Pode tomar cerveja tomando isoniazida?

Álcool + antibióticos

Já outros antibióticos – como cetoconazol, nitrofurantoína, eritromicina, rifampicina e isoniazida – tampouco devem ser tomados com cerveja e afins pelo risco de inibição do efeito e potencialização de toxicidade hepática.



Outras questões

Como separar um arquivo CSV em colunas?

Como fechar um muro sem tijolos?

Como sentir a energia de objetos?

Qual a sílaba tônica da palavra queixo?

Como forçar a desinstalação do Chrome?

Como saber se alguém foi solto da cadeia?

Como secar comida no forno?

Quando a serotonina está alta?

Como separar barba do bigode?

Quem acertou mais questões no Enem?

Como separar as sílabas de avó?

Como saber se a sonda nasogástrica está no pulmão?

Como separar gasolina água e sal de cozinha?

O que acontece quando a sonda saiu do lugar?

Como se separa a sílaba da palavra Professor?

Como saber se a sonda está fora do lugar?

Como medir pressão arterial pelo pulso manualmente?

Quando começa a RAIS 2021?

Como separar as músicas de um CD completo?

Como se separa a palavra ligações?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com