Segundo a especialista em psicologia clínica Patricia Santiago, isso ocorre porque, além de tirar a paz, gerar estresse e prejudicar a qualidade do sono, o fato de nutrir sentimentos negativos influencia no desenvolvimento de diversas doenças como gastrite, hipertensão, diabete e obesidade.
Doença que podem ser acentuadas pelo rancor
O rancor é um sentimento que pode gerar doenças psicossomáticas, ou seja, vivenciá-lo continuamente pode acarretar em danos físicos ao corpo, como hipertensão, taquicardia, gastrite, asma, bronquite, artrite, artrose e enxaqueca.
Isso mesmo! Estudos comprovam que a falta de perdão pode desencadear em doenças emocionais e físicas como depressão, dores musculares, hipertensão e até câncer. O perdão está intimamente ligado às emoções. Esta energia negativa pode voltar para nós mesmos e se não for tratada resulta em situações de somatização.
Desânimo, irritação, ansiedade e tristeza são alguns dos sintomas emocionais mais comuns daqueles que guardam tudo que sentem para si. Além disso, existem também sintomas físicos como insônia, dores no corpo, baixa imunidade, afecções na pele e dificuldade de respiração.
Medo, tristeza, raiva, culpa, mágoa, frustração e sentimento de rejeição deixam a pessoa muito carregada. O corpo e a mente não foram feitos para carregar sentimentos ruins e, quando eles acabam acumulados, o corpo encontra formas de manifestar os problemas — dando origem às doenças.
28 curiosidades que você vai gostar
– As emoções têm a capacidade de prejudicar e de curar não apenas psicologicamente, mas também fisicamente. ... Reações fisiológicas como tremores, sudorese, falta de ar, taquicardia, boca seca, dor de barriga, tensão muscular, além de liberação de endorfina e aumento do cortisol, podem ser associadas a emoções.
Quais doenças e sintomas as emoções podem causar?espasmos musculares;palpitação;hipertensão arterial;insônia;vermelhidão facial;hiperemia conjuntiva;doenças no fígado;fadiga e.
Preste atenção aos sinais de uma pessoa apaixonada:Existem dois tipos de pessoas apaixonadas: Algumas delas sempre tentam ficar próximas do amado, pedem para almoçar juntos, está sempre puxando assunto, etc. ... Espião. ... Conversas estranhas. ... Fala de você com outras pessoas. ... Sorrisos. ... Mudanças de opinião.
Aqui está a maneira mais eficaz que encontrei de tirar as emoções reprimidas do esconderijo.Remova distrações. ... Fique parado. ... Respire profundamente. ... Localize suas emoções em seu corpo. ... Agradeça a elas. ... Incentive-as a serem maiores. ... Respire-as com mais plenitude. ... Mova seu corpo.
Sentimentos estagnados, nunca expressados ou mal resolvidos, ficam guardados, somatizando em nosso corpo angústia, tristeza, dores, raiva, hostilidade, amargura, isolamento, resignação e, muitas vezes, a pior de todas as emoções perniciosas: autocomiseração.
Quando guardamos uma mágoa e pensamos na dor que sofremos, o cérebro reage como se estivéssemos em perigo naquele momento. Ele produz substâncias químicas ligadas ao estresse, que limitam as nossas ações. A parte pensante do cérebro fica limitada, é quando agimos sem pensar para nos livrarmos da sensação de perigo.
O ressentimento desgasta física e emocionalmente. Aliás, é um sentimento que pode levar à distúrbios mentais e emocionais. Tais como: depressão; ansiedade; ataques de pânico; alterações no sistema imunológico; dificuldades cardíacas e outros problemas físicos relacionados com o nível de stress do nosso organismo.
Aumento de peso e insônia também podem atingir pessoas que nutrem sentimentos de mágoa, ódio, desejo de vingança ou rancor, pois eles influenciam no descanso e nos hábitos alimentares.
Como lidar com as mágoas?Procure entender a razão. Para lidar com as mágoas, o primeiro passo é entender que quanto maior o tempo que ela permanecer em sua vida, mais profunda se transformará a ferida, tornando a cicatrização ainda mais difícil. ... Exercite a compreensão. ... Busque trabalhar o perdão.
Guardar as emoções pode fazer mal à saúde física e mental. Um estudo feito por especialistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, descobriu que a atitude pode ainda diminuir a expectativa de vida das pessoas e torna-las um terço mais propensas a morrerem jovens do que as que expressam os sentimentos.
Sentimentos reprimidos são aqueles que por algum motivo particular nunca podemos demonstrar. Ao longo da vida construímos diversos muros, cuja finalidade é recalcar conteúdos afetivos que quando deveriam se tornar manifesto não conseguem, dada a existência do muro.
As emoções reprimidas são aquelas que nós não queremos escutar, ou aquelas às quais damos pouca importância; no entanto, são elas as que ganham mais força e acabam liderando os nossos comportamentos e pensamentos. “Aquilo que você nega o domina.
Como acabar com as emoções negativasTire cinco minutinhos do seu dia para ficar em um ambiente calmo e silencioso para trabalhar uma respiração calma e profunda. ... Mantenha um diário para expor seus pensamentos e sentimentos e coloque no papel todas as suas mágoas, medos, dúvidas e angústias.
Quando um homem está tentando esconder seus sentimentos de você, uma das maneiras mais fáceis de ver se ele tem sentimentos por você é verificando a linguagem corporal dele em relação a você e quando ele está perto de você.
isolamento social, angústia e tristeza por não ter coragem de compartilhar ou de conversar sobre os conflitos internos que alimentam as emoções negativas; hábito ou desenvolvimento de “comportamentos de dor” em resposta a sintomas emocionais, principalmente em relação à insegurança emocional para resolver problemas.
Principais causas de estresse emocional
O estresse emocional é causado principalmente por fatores internos, como resultados pessoais e insatisfação com a vida ou consigo próprio, mas também pode ser favorecida por acontecimentos externos, como problemas de saúde na família, trânsito, filas e rotina puxada, por exemplo.
A tristeza ou pesar afeta os pulmões, produzindo fatiga, falta de ar, choro ou depressão. O tratamento dessa condição envolve acupuntura para os pontos ao longo dos meridianos do pulmão e rim.
“Quando nos sentimos tristes e estressados, nosso corpo libera substâncias e hormônios como adrenalina e cortisol, causando aumento na pressão arterial, taquicardia, aumento nos níveis de glicose e mal colesterol.
Quando os ataques de raiva são excessivamente intensos ou repetidos causam dano ao paciente. Variações dessa emoção são o mau humor, a irritabilidade, a indignação, a revolta, o ressentimento e a frustração, sentimentos que não são abruptos nem tão intensos, mas são contínuos e provocam doença.
A emoção é uma resposta do corpo ao receber estímulos externas que envolvem experiências pessoais, comportamentais e fisiológicas, gerando um sentimento de prazer ou de descontentamento a partir de uma determinada situação e, se manifesta, através de reações do corpo como choro, sorriso, tremores e até quando o rosto ...
Porque o morcego é um mamífero?
Como usar mule de salto baixo?
Qual a importância ou não de se conhecer e aplicar as teorias da aprendizagem?
Como colocar a mão na biometria do Bradesco?
Como o país foi organizado após a independência?
Como você avalia a EAD como política pública em nosso país?
Por que o passado é importante para a compreensão do presente?
Como colocar link nos Stories pelo celular?
Como funciona o aplicativo Pacer?
Como consultar guias de INSS em aberto?
Como fazer uma marca d'água nas fotos?
Como o pedagogo pode ajudar no conhecimento da saúde escolar?
O que pingar no ouvido de Gato?
Como um pedestre deve se comportar no trânsito?
Como se posicionar as peças no tabuleiro de xadrez?
Qual trabalho do pedagogo no sistema prisional?
Qual a posição do Picote no momento da interpretação radiográfica?