Como evitar doenças ocupacionais
Para evitar o aparecimento de doenças ocupacionais, as empresas podem investir na ginástica laboral. A prática de exercícios físicos de baixo impacto ajuda no alongamento e relaxamento das musculaturas, diminuindo o cansaço.
A avaliação e o controle do risco para doenças psicossociais no local de trabalho devem ser permanentes, bem como a gestão do estresse laboral, a adoção de ações capazes de promover o bem-estar mental dos colaboradores, entre outras medidas.
Toda atividade profissional, por mais simples que seja, pode oferecer riscos à saúde dos colaboradores de uma empresa. Os equipamentos de proteção individual (EPIs) são fundamentais na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, pois protegem os funcionários e fazem com que sua produtividade não seja afetada.
Conheça as principais doenças ocupacionais. Existem diversos tipos de patologias que podem afligir o trabalhador durante a execução de suas atividades. Exposições a agentes químicos, más condições no ambiente de trabalho e estresse excessivo são alguns dos principais fatores que propiciam essas doenças.
A saúde ocupacional tem como objetivo cuidar exclusivamente dos hábitos que influenciam diretamente o trabalhador. Uma das suas principais funções é a de trabalhar para prevenir doenças de trabalho, e problemas de saúde que podem ser causados por causa do trabalho em qualquer setor.
Focando na saúde do trabalhador, a saúde ocupacional tem com principal objetivo prevenir doenças e outros demais problemas que possam agir em ambientes de trabalho.
Aqui estão as principais doenças ocupacionais, suas causas e a melhor maneira de preveni-las: Ler/Dort – Lesões por esforços repetitivo/Distúrbios Osteo musculares Relacionados ao Trabalho (tendinites, tenossinovites e lesões de ombro).
Em suas atividades diárias, os trabalhadores estão expostos a diversos fatores de risco. Levantamento de peso, agentes tóxicos ou até mesmo postura inadequada em frente ao computador podem trazer malefícios para o empregado. As doenças ocupacionais são decorrentes dessa exposição, podendo causar afastamentos temporários ou até mesmo definitivos.
Para evitar essas doenças é preciso criar um ambiente saudável, com boas relações interpessoais, melhoria na comunicação e definição de metas mais adequadas. Ter programas de apoio psicológico também contribui para diminuir o estresse agudo e a ansiedade.
Ainda há uma dificuldade em reconhecer a ligação da doença com trabalho, diferentemente dos acidentes, onde a lesão fica evidente. O diagnóstico é mais subjetivo, pois é preciso ter a certeza que foi o exercício da função profissional a causa da doença ocupacional.
Qual o melhor tonalizante para cabelos relaxados?
Quem tem hérnia abdominal pode ter relação?
Como identificar níveis de autismo?
Quantos anos dura a faculdade de Polícia Federal?
Qual é a diferença entre poliedros e não poliedros?
Quanto é o certificado do Duolingo?
Quais são os ramos da álgebra?
Quais os materiais necessários para o teste de vitalidade pulpar frio?
O que deve ser anotado no exame de Holter?
O que fazer para curar ferida de quem tem diabetes?
Qual a importância da lógica para os computadores?
Qual a classe gramatical da palavra chapéu?
Qual a importância das equações de Maxwell?