Quanto às condutas diante do extravasamento, todos referiram "interromper a infusão" como uma conduta, sendo citadas, ainda, "aplicação de compressas"(67%), "manter agulha no local/aspirar droga"(56%).
Para os demais quimioterápicos: no local onde ocorreu o extravasamento do quimioterápico deverá ser aplicada compressa com água fria, por 15 minutos, de 3 a 4vezes ao dia, durante 48 horas subseqüentes ao evento ocorrido avaliando resposta do paciente.
A fim de prevenir o extravasamento, o enfermeiro deve oferecer treinamento adequado para sua equipe, sistematizar a assistência, ou seja, planejar o cuidado de forma individualizada, gerenciar os fatores de risco do paciente, definir os diagnósticos de enfermagem e respectivamente as intervenções.
O extravasamento de quimioterapia antine- oplásica é definido como o escape de drogas quimioterápicas do vaso sanguíneo para os tecidos circunjacentes e seus efeitos tóxicos locais variam po- dendo causar dor, necrose tissular ou descamação do tecido3.
Para prevenir o extravasamento, os cuidados aos pacientes são realizados por enfermeiras treinadas e habilitadas, adesão aos protocolos totalmente padronizados, utilização de cateter intravenoso periférico de Vialon, análise rigorosa das condições do acesso venoso periférico de acordo com o tipo de droga a ser ...
34 curiosidades que você vai gostar
Os fatores de risco para o extravasamento incluem: alterações das veias como fragilidade e esclerore; local inadequado da punção; escolha de dispositivo para punção inadequado; condições do membro (terapia antineoplásica ou radioterapia prévia, linfadenectomia, edema, neuropatia periférica, etc); dentre outros.
O responsável pela descontaminação deve paramentar-se antes de iniciar o procedimento. A área do derramamento, após identificação e restrição de acesso, deve ser limitada com compressas absorventes. Os pós devem ser recolhidos com compressas absorventes umedecidas.
O extravasamento pode ser descrito como escape acidental da droga ou solução do vaso sanguíneo para os tecidos adjacentes, que pode ocasionar danos teciduais, inclusive necrose e sequelas muitas vezes limitantes( 7.
A diferenciação está no tipo de medicamento, o extravasamento é a administração inadvertida no espaço extravascular de medicamento vesicante e a infiltração é a administração inadvertida no espaço extravascular dos demais tipos de medicamentos inclusive os irritantes.
O Edema ou a retenção de líquidos é quando ocorre o extravasamento de líquido do sangue para o tecido subcutâneo (tecido sob a pele). Vamos falar especificamente do edema periférico (esse que causa inchaço) mas saiba que existem também outros tipos (edema cerebral, por exemplo).
Cuidados de enfermagem na aplicação por via intravesical
Fazer mudança de decúbito de 15 em 15 minutos. Orientar que a quimioterapia deverá ficar retida por maior tempo possível. Drenar o quimioterápico e retirar a sonda ▪ Assegurar técnica asséptica. Orientar e assistir o cliente com relação aos efeitos colaterais.
No cuidado específico com CVC, a higienização das mãos deverá ser realizada antes e após tocar o sítio de inserção do cateter, bem como antes e após a inserção, remoção, manipulação ou troca de curativo. É importante ressaltar que o uso de luvas não substitui a necessidade de higiene das mãos 20.
Os Cuidados de Enfermagem
Se ao caso já estiver ocorrido o soroma, retirar logo o soro e o cateter, aplicar compressas mornas e orientar elevação do membro.
Os sinais de infiltração são: Edema, diminuição da perfusão local, e esfriamento da extremidade afetada, alteração da coloração da pele no local (necrose), formação de bolha.
Nos casos em que o seroma infecciona, o tratamento geralmente é feito com antibióticos prescritos pelo médico. Já no caso de seroma encapsulado, o médico poderá recomendar a cirurgia para remoção do líquido e para deixar a cicatriz mais bonita.
Cuidados de enfermagem ao paciente em uso de quimioterapia...Colher sangue para exames laboratoriais;Avaliar dosagens séricas de eletrólitos, ureia, creatinina, clearance de creatinina, magnésio;Pesar paciente diariamente;Calcular superfície corporal do paciente e conferir dose prescrita do quimioterápico.
A infiltração é a administração acidental de uma solução ou medicamento em um tecido adjacente. O extravasamento é similar a infiltração, no entanto, a solução administrada inadvertidamente, nesse caso, é vesicante ou irritante.
Infiltração e extravasamento são complicações que podem ocorrer durante a terapia intravenosa administrada tanto em dispositivos periféricos quando centrais. A equipe de enfermagem é peça chave para reduzir os riscos e as lesões decorrentes da infiltração e do extravasamento.
A infiltração consiste na injeção de uma medicação em algum ponto do espaço intra-articular, nos músculos, fascias, tendões e nervos. A escolha do medicamento a ser usado (seringa ou agulha) varia conforme a patologia musculoesquelética a ser tratada.
O EXTRAVASAMENTO DE CONTRASTE IODADO É CONSIDERADO EVENTO ADVERSO LOCAL À ADMINISTRAÇÃO INTRAVENOSA DA SUBSTÂNCIA.
Os antineoplásicos são, em sua maioria, conhecidos por serem citotóxicos, antes de tumoricidas, pois são potencialmente carcinogênicos, mutagênicos, teratogênicos, imunossupressores e ainda provocam reações de hipersensibilidade.
A infiltração reporta-se a outro tipo de trauma vascular, proveniente de uma lesão nas camadas da veia e subsequente perfuração, resultando na infiltração de soluções ou medicamentos não vesicantes nos tecidos próximos à inserção do cateter venoso.
Caso o acidente ocorra dentro da Cabine de Segurança Biológica (CSB), interromper imediatamente as atividades de manipulação e iniciar a limpeza da área. O Fluxo deverá permanecer ligado durante todo o procedimento de limpeza e descontaminação química do equipamento.
Após a identificação e a restrição de acesso ao local, esse deve ser limitado com compressas absorventes e a área deve ser limpa de acordo com procedimento específico a ser elaborado pelo laboratório. Importante realizar a limpeza, descontaminação, e se necessário, a inativação da substância química.
O profissional deve estar totalmente paramentado com goro, óculos, máscara, avental completo do tipo cirúrgico e luvas. Se eventualmente houver qualquer contaminação da vestimenta , deve ser providenciada a troca imediata. Confrontar com a prescrição médica feita para o paciente.
Como hidratar os pelos do meu yorkshire?
Como hidratar a madeira ressecada?
Qual hidratação fazer depois da progressiva?
O que usar para hidratar o pelo do cachorro?
Como é a experiência de ser pai?
Quanto o mercado livre paga por entrega?
Onde se estuda para ser padre?
O que é preciso para ser um Perito Ambiental?
Como atrair mais mulheres no Instagram?
Como ter criatividade para criar memes?
Qual a melhor pasta de dente para quem tem mau halito?
O que fazer com o seu melhor amigo?
Como identificar a marca da lente do óculos?
Como ser uma pessoa simpática no trabalho?
Como saber se a mola do amortecedor está ruim?