São tecnologias muito distintas. Enquanto o HD utiliza cabeças de leitura e gravação para fazer operações em discos magnéticos, de modo mecânico, a memória SSD é mais rápida, pois processa dados eletronicamente, como vermos adiante.
Como você viu, a estrutura do SSD permite que ele seja mais rápido e eficiente que o HD para a maior parte das situações. O SSD também costuma ser menor e mais leve, em função de seus componentes eletrônicos, e gasta menos energia.
Se você procura uma tecnologia que permite mais velocidade em armazenamento, desempenho melhor no sistema operacional, o SSD é o mais indicado. Contudo, se precisar de uma capacidade maior de armazenamento de dados, com um preço mais acessível, o HD atenderá melhor.
A princípio o SSD, por ser uma tecnologia, relativamente, recente ainda tem uma oferta menor e mais limitadas de tamanho de armazenamento e pesam mais no bolso, por outro lado os HDs apresentam mais memória e preço mais acessível embora peque na velocidade. HDs duram de cinco a oito anos se tiverem um bom cuidado.
Quando os SSDs foram lançados, muita gente ficou receosa de obter a nova tecnologia devido a um rumor que eles teriam pouco tempo de vida útil. Na verdade, o SSD possui uma vida útil menor que um HD convencional, mas isto não significa que ele durará pouco.
20 curiosidades que você vai gostar
Nos modelos mais simples de SSD essa taxa facilmente ultrapassa os 500 MB/s para leitura e 300 MB/s para gravação. Em resumo: um computador equipado com o componente vai ler os dados três vezes mais rápido do que um HD comum e, pelo menos, armazenar informações duas vezes mais rápido.
Uma unidade de estado sólido (SSD) é uma nova geração de dispositivos de armazenamento usados em computadores. Mas, o que é SSD no notebook? Os SSDs substituem os discos rígidos mecânicos tradicionais (SSD) usando memória baseada em flash, ou seja, muito mais rápida, otimizando sua performance.
Falar em velocidade em outras palavras é falar SSD rápido, pois por ter memória flash, os SSDs são: mais resistentes, mais velozes na troca de dados. e com vida mais longa.
Os HDs tradicionais são relativamente baratos se comparados aos SSDs: pelo valor de um SSD de 256 GB é possível conseguir 4 TB ou mais em discos rígidos. No quesito preço, uma dica é dividir o preço de varejo da unidade por sua capacidade de armazenamento para obter um preço por gigabyte.
Quais são as concepções de ensino e aprendizagem?
Qual o resultado de 25% de 600?
Para que serve a carta de leitor?
O que é relação de consequência?
Quem é o herói mais fraco da DC?
Como faço para mudar a cor da tinta?
Como ocorre o processo de melhoramento genético?
Quem toma remédio controlado pode tomar Whey Protein?
Como substituir a palavra exemplo?
Como apagar tudo de uma vez no Paint?
Qual o prazo para responder uma notificação judicial?
O que é uma avaliação diagnóstica?