A lógica formal ou menor compreende três partes, que tratam da apreensão e do termo, do juízo e da proposição, e do raciocínio e da argumentação.
Em lógica, pode-se distinguir três tipos de raciocínio lógico: dedução, indução e abdução.
...
Dada uma premissa, uma conclusão, e uma regra segundo a qual a premissa implica a conclusão, eles podem ser explicados da seguinte forma:Dedução corresponde a determinar a conclusão. ... Indução é determinar a regra.
Na lógica formal, também chamada de lógica simbólica, há a redução das proposições a conceitos bem definidos. Desse modo, o que é dito não é o mais importante, e sim, sua forma. A forma lógica dos enunciados é trabalhada através da representação (simbólica) das proposições por letras: p, q e r.
Três Princípios (entre outros) regem a Lógica Clássica: da IDENTIDADE, da CONTRADIÇÃO e do TERCEIRO EXCLUÍDO os quais serão abordados mais adiante.
A Lógica Formal, lógica clássica de Aristóteles, é uma forma de pensar, de conhecer, de organizar o raciocínio sem considerar o conteúdo. ... Para um raciocínio ser lógico é necessário atender a três princípios: princípio da identidade, princípio do terceiro excluído e o princípio da não contradição.
28 curiosidades que você vai gostar
Neste artigo, a lógica formal é definida como a ciência das leis do pensamento e a arte de aplicá-los corretamente na procura e demonstração da verdade. ... Trata-se de uma introdução simples e didática à lógica formal, para aqueles que desejam ter uma primeira abordagem com o tema.
Lógica formal é o estudo da inferência com conteúdo puramente formal. Uma inferência possui um conteúdo puramente formal se ele pode ser expresso como um caso particular de uma regra totalmente abstrata, isto é, uma regra que não é sobre uma coisa qualquer em particular.
Para não se enganar com esse tipo de raciocínio, lembre-se que as proposições, como juízo, devem seguir algumas regras fundamentais: Princípio de Identidade: A é A; Princípio de não contradição: é impossível A ser A e não -A ao mesmo tempo; Princípio do terceiro excluído: A é y ou não-y, não há terceira possibilidade.
Dois dos princípios centrais da lógica aristotélica são a lei da não-contradição e a lei do terceiro excluído. ... A lei da não-contradição diz que nenhuma afirmação pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo e a lei do terceiro excluído diz que qualquer afirmação da forma *P ou não-P* é verdadeira.
Os princípios lógicos são fundamentalmente dois: princípio de identidade e princípio de razão suficiente. ... O princípio da não contradição exprime o princípio da identidade sob forma negativa e formula-se: uma coisa não pode ser e não ser ao mesmo tempo e sob o mesmo aspecto. A não pode ser A e não A.
A LÓGICA FORMAL. A Lógica Formal, lógica clássica de Aristóteles, é uma forma de pensar, de conhecer, de organizar o raciocínio sem considerar o conteúdo. O raciocínio se faz com o relacionamento de duas idéias: as premissa e a conclusão, que na lógica chamamos de inferência. Ocorre que nem todo raciocínio é lógico.
É marcado por três características principais: é mediato, é demonstrativo (dedutivo ou indutivo), é necessário. Três proposições o constituem: premissa maior, a premissa menor e a conclusão.
Lógica informal ou lógica não-formal é o estudo dos argumentos apresentados na linguagem comum, em contraste com as apresentações de argumentos numa linguagem artificial, formal ou técnica (ver lógica formal). ... Todavia, lógica informal também é utilizada para raciocinar sobre eventos em ciências humanas e sociais.
O que é Lógica:
Em sentido figurado, a palavra lógica está relacionada com um maneira específica de raciocinar, de forma acertada. Por exemplo: Isso nunca vai funcionar! O teu plano não tem lógica nenhuma!
Que são e quais são as categorias lógicas? O objeto da lógica é a proposição, uma proposição é constituída por elementos que são seus termos; substância; quantidade; qualidade; relação; cugar; tempo; posição; pose; ação; paixão ou passividade. São elas a extensão e a compreensão.
A lógica formal (ou aristotélica), oferece procedimentos que podem ser utilizados em qualquer tipo de raciocínio, não apenas de forças contrárias. ... A lógica dialética, criada por Platão, trabalha com forças contrárias, e depura essas contradições até chegar a uma verdade comum.
Para Aristóteles, a lógica não é ciência e sim um instrumento (órganon) para o correto pensar. O objeto da lógica é o silogismo. Silogismo nada mais é do que um argumento constituído de proposições das quais se infere (extrai) uma conclusão.
A lógica surge como parte da filosofia, estudando o formato do pensamento. Ela analisa o modo como relacionamos as informações e se concluímos de forma correta. Ela serve como ferramenta para pensar a verdade.
lógica material (ou maior), parte da lógica que trata da aplicação das operações do pensamento segundo a matéria ou natureza dos objetos a conhecer. Enquanto a lógica formal se preocupa com a estrutura do pensamento, a lógica material investiga a adequação do raciocínio à realidade.
A lógica é um campo de estudo da Filosofia que se dedica a entender as relações linguísticas que tornam uma proposição válida ou inválida no interior de um argumento.
Atitude reflexiva, crítica ou especulativa, de elaboração de tais concepções.
O raciocínio informal é expresso por meio da linguagem, particularmente, a argumentação. A argumentação é um processo discursivo em que são construídos argumentos para defesa de uma opinião. A opinião não é argumento, mas apenas uma declaração a respeito da impressão que uma pessoa possui a respeito de um tema.
O objeto de estudo da lógica é determinar se a conclusão de um argumento é ou não uma consequência lógica das premissas. Em um argumento válido, as premissas são consideradas provas evidentes da verdade da conclusão, caso contrário não é válido.
A palavra lógica pode denotar tanto um conjunto de regras racionais para a obtenção de um conhecimento quanto a área da filosofia que estuda a validade formal das proposições linguísticas e matemáticas.
1.4 - Princípios gerais (Pág. ... a definição dos princípios do pensamento verdadeiro (identidade, não contradição, terceiro excluído, causalidade), da forma do conhecimento verdadeiro (idéias, conceitos e juízos) e dos procedimentos para alcançar o conhecimento verdadeiro (indução, dedução, intuição).
Qual o valor do horário nobre da Globo?
O que torna um material resistente?
Qual a renda per capita para ser considerado baixa renda?
Qual é o Pokémon mais lindo do mundo?
Quanto tempo leva para desintoxicação?
Qual a diferença entre vape e narguilé?
Quem é o novo namorado de Helen Ganzarolli?
Quantos minutos de caminhada por dia?
Quais as características de um cuidador?
Pode andar de moto com mochila nas costas?
Qual é o piso salarial de um médico?
Como ver o visto por último no Instagram?
Quanto tempo vive a mosca fêmea?
O que está escrito na Katana da Shinobu?
Quantas fases tem um motor de 4 tempos?